O que é paralelogramo?

O que é?

O que é paralelogramo? Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados, sendo os lados opostos paralelos.
PUBLICIDADE

Paralelogramos são figuras geométricas que possuem apenas quatro lados, sendo os lados opostos paralelos. Isso significa que os lados opostos de um paralelogramo são segmentos de reta pertencentes a retas que não se tocam em ponto algum. Para verificar isso, seria necessário desenhar o prolongamento dos lados de um paralelogramo infinitamente.

Elementos dos paralelogramos

Os paralelogramos são quadriláteros, por serem polígonos que possuem exatamente quatro lados, e convexos. Por essa razão, herdam todos os elementos e propriedades dos polígonos convexos e quadriláteros. Veja:

  • Lados: os lados de um paralelogramo são os segmentos de reta que o compõem;

  • Vértices: são os pontos de encontro entre dois lados de um paralelogramo;

  • Diagonais: são os segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos. Os paralelogramos possuem apenas duas diagonais;

  • Ângulos internos: são os ângulos formados por dois lados adjacentes de um paralelogramo. Os paralelogramos possuem quatro ângulos internos;

  • Ângulos externos: são os ângulos formados, no exterior do polígono, pelo prolongamento de um lado e o lado adjacente a ele. Os paralelogramos também possuem quatro ângulos externos.

Propriedades dos paralelogramos

  • Os lados opostos de um paralelogramo são congruentes e paralelos;

  • Os ângulos opostos de um paralelogramo são congruentes;

  • Ângulos adjacentes de um paralelogramo são suplementares (sua soma é igual a 180°);

  • A soma dos ângulos externos de um paralelogramo é sempre igual a 360°;

  • A soma dos ângulos internos de um paralelogramo é sempre igual a 360°;

  • Em todo paralelogramo, a soma de um ângulo interno e um ângulo externo adjacente a ele é igual a 180°;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • As diagonais de um paralelogramo cruzam-se em seus pontos médios.

Os paralelogramos podem ser classificados de acordo com as suas medidas. Os grupos são: outros, que reúnem paralelogramos quaisquer; retângulos; losangos e quadrados.

Retângulos

São paralelogramos que possuem ângulos internos retos. Assim, seus ângulos externos também são retos e seu formato é igual ao da figura a seguir:

A propriedade específica do retângulo está relacionada com as suas diagonais: as diagonais de um retângulo são congruentes e encontram-se em seus pontos médios. Assim, todo retângulo é um paralelogramo, mas nem todo paralelogramo é um retângulo.

Losango

Os losangos são paralelogramos que possuem todos os lados congruentes. Observe que a definição não envolve ângulos, por isso, formam figuras parecidas com a da imagem a seguir:

As diagonais do losango são perpendiculares e encontram-se em seus pontos médios. Note que todo losango é um paralelogramo, mas nem todo paralelogramo é um losango.

Quadrados

Os quadrados são paralelogramos que são losangos e retângulos simultaneamente. Sendo assim, os quadrados, além de possuírem todos os lados iguais, também possuem ângulos retos. As diagonais de um quadrado são perpendiculares e congruentes.

Exemplo de quadrado
Exemplo de quadrado

Observe que os quadrados são também são losangos e retângulos, mas nem todo losango ou retângulo é quadrado. Além disso, um losango que possui ângulos retos é também um quadrado. Da mesma forma, um retângulo de lados congruentes é também um quadrado.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Tangram: Objeto formado por paralelogramos e triângulos
Tangram: Objeto formado por paralelogramos e triângulos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é paralelogramo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-paralelogramo.htm. Acesso em 26 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique e aprenda o que é gráfico e veja os diferentes tipos existentes. Confira também alguns exemplos comentados dos mais importantes tipos de gráficos. Veja também os elementos que não podem faltar nesse tipo de representação. Não deixe de conferir e aprofunde seus conhecimentos!
Existem apenas cinco classes de poliedros que podem ser classificados como poliedros de Platão. Descubra aqui quais são eles!
Você sabe o que é uma progressão geométrica? Aprenda a identificar uma PG, classificando-a de acordo com sua razão.
Clique para descobrir o que são polígonos convexos e regulares!
Saiba o que são números reais, as relações desses números com outros conjuntos numéricos e suas propriedades básicas!
Clique para descobrir o que é geometria, quais são os conceitos discutidos por ela e alguns fatos históricos interessantes a respeito de seu surgimento.
Clique para descobrir o que é ângulo, quais são os ângulos notáveis e as ferramentas utilizadas para medi-los.
Clique para aprender o que é plano cartesiano, alguns de seus elementos e os motivos pelos quais ele foi criado.
Clique para aprender o que é um quadrado, como essa figura geométrica é classificada e algumas das propriedades que possui.
Descubra o que é losango, qual é a principal característica dessa figura geométrica e algumas de suas propriedades mais importantes.
Clique e aprenda a calcular a área do paralelogramo, que é a base para o cálculo da área do quadrado e do retângulo.
Conhecendo as propriedades dos Paralelogramos.
Aprenda qual é a definição de um paralelogramo e suas propriedades, bem como conheça os principais paralelogramos e as suas fórmulas para área e perímetro.
Clique para testar seus conhecimentos resolvendo exercícios sobre as áreas dos seguintes paralelogramos: quadrados, losangos e retângulos.
Clique para testar seus conhecimentos por meio de exercícios sobre paralelogramos!