Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é polinômio?

O que é?

O que é polinômio? Trata-se de uma expressão algébrica formada pela adição de monômios.
Polinômios são expressões algébricas formadas por monômios.
Polinômios são expressões algébricas formadas por monômios.
PUBLICIDADE

Polinômios são expressões algébricas formadas pela adição de monômios. Ambos são constituídos por números conhecidos e números desconhecidos. Antes de partirmos para as operações matemáticas que envolvem os polinômios, precisamos entender melhor alguns conceitos. Vamos lá?

O que são monômios?

Monômios são constituídos pelo produto entre números conhecidos e incógnitas (números desconhecidos comumente representados por letras). Divisões por incógnitas não são consideradas monômios, mas são chamados de frações algébricas.

Exemplos:

a) 4x

b) 7xy2

O número conhecido é chamado de coeficiente, e o restante do monômio é chamado de parte literal. Caso seja analisado dentro de um polinômio, o monômio também é chamado de termo. Um termo geralmente é reconhecido não por isso, mas por sempre ser separado por somas e subtrações. Quando a parte literal de dois ou mais monômios é igual, dizemos que eles são monômios semelhantes.

Exemplos de polinômios

Como dito anteriormente, qualquer expressão algébrica formada pela adição de monômios é chamada de polinômio. Dessa maneira, seguem os exemplos de polinômios:

a) 4xy + 2x + 7yw

b) 4x4 – x2 + 60x – 7

Adição e subtração de polinômios

Reescreva os polinômios colocando termos semelhantes lado a lado. Some ou subtraia esses termos da mesma maneira que nos monômios. Veja um exemplo:

Já a subtração de polinômios envolve a propriedade distributiva da multiplicação e modifica todos os sinais do segundo polinômio. Somente depois de realizar esse jogo de sinais é que podemos continuar com a subtração. Observe:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Multiplicação de polinômios

A multiplicação de polinômios é totalmente fundamentada na propriedade distributiva mais conhecida como chuveirinho. Para tanto, basta multiplicar cada monômio do primeiro polinômio por todos os monômios do segundo, observando os sinais dos resultados. Por exemplo:

Divisão de polinômios

Para dividir dois polinômios, utilize o método chave, exatamente como é feito para números inteiros. Observe o exemplo:

Na divisão do polinômio P(x) = x3 + 7x2 + 15x + 9 pelo polinômio D(x) = x + 1, P(x) é o dividendo, D(x) é o divisor e o resultado Q(x) é quociente e é obtido da seguinte maneira:

Primeiramente, procure um monômio que, multiplicado pelo termo de grau mais alto de D(x), tenha o termo de grau mais alto de P(x) como resultado. Esse monômio é x2.

Encontrando-o, multiplique-o por D(x) e coloque o resultado sob P(x), exatamente como se faz na divisão de números inteiros. Observe:

Lembre-se de que esse resultado deve ser subtraído de P(x), por isso, os sinais do resultado da multiplicação anterior devem ser trocados.

  

Feito isso, realize a subtração e “desça” todos os termos que não forem subtraídos:

      

Repita o procedimento até que o resto possua grau menor que D(x).

 

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é polinômio?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-polinomio.htm. Acesso em 05 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique para descobrir como e por que os números complexos foram criados, além de aprender sua representação algébrica e polar.
Saiba o que são números reais, as relações desses números com outros conjuntos numéricos e suas propriedades básicas!
Clique e aprenda o que são produtos notáveis, como calcular cada um e obtenha exemplos resolvidos.
Você sabe o que é um monômio? Aprenda sua definição e como são realizadas operações entre os monômios.
Descubra o que são expressões algébricas, os tipos de expressões existentes e como realizar operações matemáticas básicas que as envolvem.
Clique para aprender o que é álgebra e quais são os principais conceitos estudados por ela!
Clique aqui e descubra o que é um polinômio unitário e como identificá-lo.
Aprenda a reunir monômios semelhantes e consiga realizar a redução polinomial.
Você conhece o teorema da decomposição de um polinômio? Aprenda a decompor polinômios em n fatores de grau 1!
Veja aqui o que é o dispositivo prático de Briot-Ruffini e entenda na prática como utilizá-lo.
Determinando o mmc entre polinômios.
Saiba como efetuar a divisão de polinômio por polinômio. Clique aqui e descubra!
Aprenda a definição de equação polinomial, definir uma função polinomial, o valor numérico de um polinômio, a raiz ou zero do polinômio, Grau de um polinômio.
Veja os principais métodos de divisão de polinômios por monômios e binômios. Saiba como utilizar o dispositivo prático de Briot-Ruffini para realizar a divisão.
Operações de adição, subtração e multiplicação entre monômios e polinômios.