O que é parábola?

O que é?

Para entender o que é parábola, deve-se saber que essa figura geométrica plana é o conjunto de pontos cuja distância até a reta r é a mesma até um ponto F.
PUBLICIDADE

Considerando-se um ponto F e uma reta r no plano, o conjunto que contém todos os pontos cuja distância até F é igual à distância até r é chamado parábola. O ponto F é o foco da parábola e jamais poderá ser um dos pontos da reta r. Caso contrário, a distância entre F e r sempre será igual a zero.

A seguir, um exemplo de parábola com a demonstração de seu ponto F e a reta r.

No ensino fundamental, as parábolas são usadas apenas para representar geometricamente funções do segundo grau. No ensino médio, elas também são resultado de estudos das cônicas, em Geometria Analítica.

Elementos de uma parábola

São cinco os principais elementos da parábola. Eles são figuras geométricas que recebem nomes especiais devido à sua função e à sua importância na definição das parábolas. São eles:

a) Foco

É o ponto F usado para a definição da parábola.

b) Diretriz

É a reta r, também usada na definição da parábola. Lembre-se de que a distância entre um ponto qualquer da parábola e a reta r tem a mesma distância que esse mesmo ponto e o seu foco.

c) Parâmetro

O parâmetro de uma parábola é a distância entre o seu foco e sua diretriz. Essa distância é o comprimento do segmento de reta que liga o foco e a diretriz, formando com ela um ângulo reto. Para encontrar esse valor, pode-se usar a distância entre ponto e reta.

d) Vértice é o ponto da parábola que fica mais próximo de sua diretriz. Uma das propriedades desse ponto é que a sua distância até o foco da parábola é igual à metade do parâmetro. Também podemos dizer que a distância entre esse ponto e a diretriz da parábola é igual à metade do parâmetro.

Seja a medida do parâmetro de uma parábola representada pela letra p, a medida do segmento VF será dada por:

VF = P
         2

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

e) Eixo de simetria

O eixo de simetria de uma parábola é uma reta perpendicular à diretriz que passa pelo seu vértice. Consequentemente, essa reta também passa pelo foco da parábola e contém o segmento chamado parâmetro.

A imagem a seguir mostra cada um dos elementos de uma parábola:

Equações reduzidas da parábola

Existem duas equações reduzidas da parábola:

y2 = 2px

e

x2 = 2py

Essas equações são obtidas colocando o vértice de uma parábola na origem de um plano cartesiano. Primeiramente, suponha que a diretriz dessa parábola é paralela ao eixo y do plano, como mostra imagem a seguir.

Escolhendo um ponto P(x, y) qualquer na parábola, teremos as seguintes hipóteses:

1 – Coordenadas de F: como o segmento VF = p/2, então as coordenadas de F são (p/2, 0). Para perceber isso, note que o eixo x, nessa construção, é o eixo de simetria da parábola.

2 – Coordenadas de A: o ponto A pertence à diretriz, e a distância de P até A é igual à distância de P até F. Assim, mudando a posição do ponto P, sempre teremos essa característica. As coordenadas de A são: (– p/2, y).

Isso acontece porque A sempre estará à mesma altura de P, e sua distância até o eixo y é a mesma que a distância de V até F, com sinal invertido.

3 – A distância de P até A é igual à distância de P até F, pois essa é a definição da parábola.

Diante dessas hipóteses, podemos calcular a seguinte equação, substituindo nela as coordenadas de cada um dos pontos P, A e F:

A segunda equação da parábola tem seus cálculos e construções feitos de maneira análoga a esses, entretanto, apresenta a diretriz paralela ao eixo x.

 

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Exemplo artístico de parábola no plano cartesiano
Exemplo artístico de parábola no plano cartesiano

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é parábola?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-parabola.htm. Acesso em 26 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que são cônicas? O círculo, a elipse, a hipérbole e a parábola estão entre essas figuras geométricas planas, que são obtidas pela intersecção de um cone duplo de revolução com um plano. Conheça ainda as definições básicas e aprenda as equações reduzidas de cada uma dessas figuras. Clique e saiba mais!
Clique para saber o que é uma elipse e obtenha informações e exemplos dessa figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone. Descubra quais são os elementos da elipse e veja ainda suas definições básicas. Aprenda também a definição formal e as equações reduzidas dessa figura.
Clique para descobrir como e por que os números complexos foram criados, além de aprender sua representação algébrica e polar.
Descubra o que é reta, de que maneira ela se relaciona com o conceito de ponto e algumas definições básicas que a envolvem!
Clique para conferir o que é uma equação, quais são os seus elementos e uma estratégia para resolvê-la!
Clique para aprender o que é plano cartesiano, alguns de seus elementos e os motivos pelos quais ele foi criado.
Clique para aprender o que é plano, algumas características básicas dessa noção geométrica e algumas maneiras de obtê-lo a partir de outros objetos.
Clique para descobrir o que é prisma, algumas de suas classificações mais importantes e suas propriedades básicas.
Descubra o que são diagonais dos polígonos, quantas diagonais partem de um único vértice e qual a expressão para calcular o número total delas.
Clique e descubra o que é uma função do segundo grau e aprenda a encontrar suas raízes e a construir seu gráfico.
Clique e aprenda o que é um plano: objeto que não possui definição, mas que é indispensável para a Geometria.
Propriedades e características dos prismas.
Entenda como pode ser definido o conceito de plano cartesiano e aprenda a localizar pontos nele.
Definição, propriedades e gráficos da função de 2º grau.
Representação algébrica e importância dos números complexos.
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Máximo e Mínimo e veja a resolução comentada.
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Prismae veja a resolução comentada.
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Número de Diagonais de um Polígono Convexo e veja a resolução comentada.