Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é número composto?

O que é?

O que é número composto? É qualquer número que pode ser escrito como resultado da multiplicação entre números primos.
Números primos no intervalo de 2 a 23 usados para criar infinitos números compostos
Números primos no intervalo de 2 a 23 usados para criar infinitos números compostos
PUBLICIDADE

Os números naturais são divididos de muitas maneiras em outros subconjuntos numéricos. Os mais comuns são: números pares, números ímpares, números primos e números compostos. Os números compostos são aqueles que resultam da multiplicação de números primos. Para discutir com maior profundidade o que é um número composto, é preciso conhecer bem o conjunto dos números primos.

Números primos

Para ser considerado primo, um número deve ser divisível apenas por si mesmo ou por 1. Dessa maneira, os números primos constituem um subconjunto infinito de números naturais cujos primeiros elementos são:

2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, …

Observe que o único número par que é primo é o 2. Isso acontece porque qualquer outro número par é divisível por 2 e, por isso, não é primo.

Observe também que o número 1, embora seja divisível apenas por si mesmo e por 1, não é um número primo. Isso acontece por causa do teorema fundamental da aritmética, exposto a seguir.

Teorema fundamental da aritmética

Esse teorema é a regra matemática que garante que todo número pode ser escrito como um produto de números primos. Observe:

Todo número natural maior que 1 ou é primo ou pode ser escrito como produto de números primos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Números compostos

Os números compostos são exatamente aqueles que podem ser escritos como produtos de números primos. São exemplos de números compostos:

4 = 2·2 = 22

6 = 2·3

8 = 2·2·2 = 23

9 = 3·3 = 32

Observe que os fatores são números primos. Quando não forem, poderão ser decompostos novamente, originando fatores primos. Observe:

40 = 2·20 = 2·2·10 = 2·2·2·5 = 23·5

O procedimento realizado para transformar 40 em 23·5 é chamado de decomposição em fatores primos.

Método prático para decomposição

A decomposição em fatores primos pode seguir a receita do método utilizado para o cálculo do MMC, porém, para um número só. Ao final, no lugar de multiplicar os resultados, agrupe os fatores primos iguais. Observe o exemplo da decomposição do número 15360:

15360| 2
  7680| 2
  3840| 2
  1920| 2
    960| 2
    480| 2
    240| 2
    120| 2
      60| 2
      30| 2
      15| 3
        5| 5
                1| 210·3·5

Para aquele que não consegue identificar se o 15360 é divisível por 2 ou por 3, basta checar os critérios de divisibilidade.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é número composto?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-numero-composto.htm. Acesso em 23 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique para aprender o que são conjuntos numéricos e as principais características de cada um!
Clique para descobrir como e por que os números complexos foram criados, além de aprender sua representação algébrica e polar.
Clique e descubra o que são números pares e ímpares e aprenda também algumas propriedades desses dois subconjuntos dos números inteiros.
Saiba o que são números reais, as relações desses números com outros conjuntos numéricos e suas propriedades básicas!
Saiba o que é o conjunto dos números naturais e também os subconjuntos dos naturais.
Você sabe o que é uma progressão aritmética e como ela pode ser classificada? Tire todas as suas dúvidas!
Clique e aprenda o que é concavidade de uma parábola e entenda como ela está relacionada aos coeficientes de uma função do segundo grau.
Clique e aprenda a calcular expressões numéricas levando em consideração a ordem correta de realização das operações presentes nelas.
Aprenda o que é fração, algumas de suas definições, o conjunto numérico a que elas pertencem e como realizar as operações matemáticas que as envolvem.
Você sabe o que é função? Conheça os diversos tipos de funções e suas classificações!
Clique aqui e descubra como reconhecer números primos por meio de algumas dicas.
Você sabe como otimizar o tempo nos cálculos de divisão? Conheça as regras e confira os exercícios resolvidos sobre os critérios de divisibilidade.