O dia da Páscoa é a data mais importante do calendário litúrgico do cristianismo, relembrando a crucificação de Jesus Cristo e celebrando a sua ressurreição. É a celebração mais importante porque atesta, para os fiéis do cristianismo, o caráter divino de Jesus e confirma a mensagem trazida pelos Evangelhos.
A Páscoa é uma celebração que possui datas móveis, portanto acontece em diferentes dias a cada ano. A escolha das datas da Páscoa foi estabelecida pela Igreja Católica durante o Primeiro Concílio de Niceia, em 325. Por meio desse evento, determinou-se que o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e as fases da Lua determinariam o dia da Páscoa.
Leia também: Por que alguns não comem carne na Sexta-Feira Santa?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o dia da Páscoa
- 2 - Como foi definido o dia da Páscoa?
- 3 - Dia da Páscoa em 2025
- 4 - Dia da Páscoa nos próximos anos
- 5 - Significados do dia da Páscoa
- 6 - Dia da Páscoa para os cristãos
Resumo sobre o dia da Páscoa
- A Páscoa é a celebração mais importante do calendário litúrgico do cristianismo e, em 2025, acontece em 20 de abril.
- Essa data relembra a crucificação de Jesus Cristo e celebra a sua ressurreição.
- A Páscoa cristã se estabeleceu a partir da ressignificação da celebração realizada pelos judeus chamada de Pessach.
- A Páscoa é uma celebração que possui data móvel.
- O critério para a escolha da data foi determinado no Primeiro Concílio de Niceia, em 325.
- A definição do dia da Páscoa leva em consideração o equinócio da primavera e as fases da Lua.
Como foi definido o dia da Páscoa?
Com a consolidação da celebração cristã da Páscoa, as autoridades da Igreja Católica se reuniram para estabelecer critérios para determinar a data de celebração da Páscoa. Isso se deu no Concílio de Niceia, realizado na cidade de Niceia (localizada na atual Turquia) entre os dias 20 de maio e 19 de junho do ano 325.
Nesse concílio, ficou determinado que a Páscoa seria celebrada no equinócio da primavera (no Hemisfério Norte), podendo ser então comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. Como podemos perceber, a celebração cristã é móvel, e sua data muda todos os anos, embora sempre fique dentro do período citado.
O critério estabelecido para definir a data de celebração da Páscoa foi o seguinte: a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia que acontece após o equinócio da primavera (Hemisfério Norte) e equinócio de outono (Hemisfério Sul). O equinócio da primavera no Hemisfério Norte acontece sempre entre os dias 20 e 21 de março.
Dia da Páscoa em 2025
Sendo assim, por causa desse critério, a Páscoa de 2025 para os cristãos é celebrada em 20 de abril. Isso porque o equinócio da primavera para o Hemisfério Norte acontece em 20 de março, e a primeira lua cheia após o equinócio da primavera será em 13 de abril, um domingo.
A definição de lua cheia para a Igreja Católica é diferente da definição astronômica. A Igreja se baseia nas tabelas eclesiásticas, que determinam os ciclos da Lua de maneira própria.
No caso dessas tabelas, a lua cheia eclesiástica ocorre em 13 de abril, diferentemente da lua cheia astronômica, que ocorre no dia 12 de abril. Levando em consideração a lua cheia eclesiástica, o domingo mais próximo dessa data é o domingo de 20 de abril, o Domingo de Páscoa.
Essa tradição baseada no Concílio de Niceia permanece até hoje, e o dia da Páscoa varia em função dela. Os dias do Carnaval e do período da Quaresma também existem em função do dia da Páscoa. Esse processo de instituição de comemoração da Páscoa também assimilou vários mitos do Norte da Europa, como o mito da deusa germânica Ostara, com o qual estão relacionados os símbolos dos ovos e do coelho. Hoje em dia, todos esses elementos se entrelaçam com a indústria dos ovos de chocolate, formando a festa que comemoramos.
A celebração cristã da Páscoa inclui elementos já tradicionais, como o jejum da Quaresma (os quarenta dias que antecedem a Páscoa) e a realização de missas, em especial durante a Semana Santa e no próprio dia de Páscoa. Muitas famílias se reúnem para fazer uma celebração, e várias encenações da crucificação de Cristo — conhecidas como Paixão de Cristo — são realizadas.
Dia da Páscoa nos próximos anos
As datas da Páscoa nos próximos anos serão as seguintes:
Ano |
Data da Páscoa |
2025 |
20 de abril |
2026 |
5 de abril |
2027 |
28 de março |
2028 |
16 de abril |
2029 |
1º de abril |
2030 |
21 de abril |
Significados do dia da Páscoa
O dia de celebração da Páscoa é o principal dia do calendário litúrgico cristão, pois é nesse dia que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo a partir dele que todas as outras datas importantes do cristianismo são calculadas (Semana Santa, Quaresma, Quarta-feira de Cinzas etc.). A celebração da ressurreição de Jesus Cristo é, portanto, um elemento central da Páscoa cristã, pois atesta a divindade de Jesus e confirma a mensagem trazida nos Evangelhos.
A Páscoa cristã deriva de elementos da tradição judaica. A celebração judaica é conhecida como Pessach. Esse termo hebraico significa “a travessia” ou “passagem” e, tradicionalmente, designa o momento em que o povo hebreu, guiado por Moisés, saiu da escravidão no Egito e atravessou o mar Vermelho em direção à Terra Prometida. Sendo assim, a Páscoa possui outra conotação para os judeus em comparação com a celebração cristã.
As bases do ritual da Páscoa judaica podem ser verificadas no capítulo 12 do livro do Êxodo, na Bíblia. O acontecimento da libertação dos hebreus do domínio egípcio ocorreu na época da primavera, de modo que, desde então, em toda primavera sacrificava-se um cordeiro como oferenda ao Deus que havia os libertado. Para saber mais sobre a Páscoa judaica, clique aqui.
Dia da Páscoa para os cristãos
No início da formação da cristandade, alguns grupos da Igreja Primitiva deram continuidade ao ritual judaico (incluindo o sacrifício do cordeiro), enquanto outros rejeitaram essa prática, pois interpretavam que Cristo era o símbolo do último cordeiro (o cordeiro e filho de Deus), que foi enviado como vítima para a remissão dos pecados e salvação dos homens.
Os rituais católicos relacionados com a Páscoa passaram a ser organizados, então, com base em autossacrifício, como o jejum e as penitências da Quaresma. Os cristãos então realizaram uma ressignificação da celebração judaica, adaptando-a à crença cristã. O antigo historiador da Igreja Primitiva Eusébio de Cesareia deu testemunho dessa adaptação:
Por este tempo levantou-se uma questão bastante grave, por certo, porque as igrejas de toda a Ásia, apoiando-se em uma tradição muito antiga, pensavam que era preciso guardar o décimo quarto dia da Lua para a festa da Páscoa do Salvador, dia em que os judeus deviam sacrificar o cordeiro e no qual era necessário a todo custo, caindo no dia que fosse na semana, pôr fim aos jejuns, sendo que as igrejas de todo o resto do mundo não tinham por costume realizá-lo deste modo, mas por tradição apostólica, guardavam o costume que prevaleceu até hoje: que não é correto terminar os jejuns em outro dia que não o da ressurreição de nosso Salvador. (EUSÉBIO DE CESAREIA. História Eclesiástica. Livro V, XXIII, §1.)
Fontes
WYATT, Caroline. Por que a data da Páscoa varia tanto? Entenda como ela é determinada. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43558652
REDAÇÃO. When Is Passover in 2025, 2026, 2027 and 2028? Disponível em: https://www.chabad.org/holidays/passover/pesach_cdo/aid/671901/jewish/When-Is-Passover-in-2019-2020-2021-and-2022.htm
BIRKENSTOCK, Günther. Cristãos ortodoxos celebram a Páscoa de maneira especial. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/p%C3%A1scoa-tem-caracter%C3%ADsticas-especiais-para-crist%C3%A3os-ortodoxos/a-17576538
REDAÇÃO. Fix the date of Easter? The Venerable Bede would be spinning in his grave. Disponível em: https://theconversation.com/fix-the-date-of-easter-the-venerable-bede-would-be-spinning-in-his-grave-54096
REDAÇÃO. O que aconteceu no Concílio de Niceia? Disponível em: https://opusdei.org/pt-br/article/o-que-aconteceu-no-concilio-de-niceia/