Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é trigonometria?

O que é?

O que é trigonometria? É o estudo das relações entre ângulos e lados e algumas extensões dessas relações nos triângulos retângulos.
O teorema de Pitágoras é uma das relações fundamentais estudadas na Trigonometria
O teorema de Pitágoras é uma das relações fundamentais estudadas na Trigonometria
PUBLICIDADE

Trigonometria é uma palavra de origem grega que remete à medida de três ângulos. Os estudos dessa área da Matemática voltam-se para os triângulos, que são polígonos que possuem três lados e, consequentemente, três ângulos. Em um primeiro momento, a trigonometria ocupa-se de estudar algumas propriedades e relações dos triângulos retângulos para posteriormente relacionar as medidas dos lados dos triângulos com as medidas dos ângulos.

Essas propriedades e relações são expandidas para triângulos quaisquer por meio dos teoremas conhecidos como lei dos senos e lei dos cossenos. Posteriormente, alguns desses resultados são observados em triângulos cujos lados são segmentos notáveis de um círculo, que fica conhecido como “círculo trigonométrico”.

A trigonometria propõe uma grande novidade. Antes dela só era possível considerar cálculos e propriedades que envolvessem exclusivamente lados ou exclusivamente ângulos de um triângulo ou relações básicas entre esses elementos. Com a sua chegada, é possível relacionar diretamente as medidas de lados de um triângulo com a medida de um de seus ângulos. Vale ressaltar que as relações entre os lados e segmentos notáveis dentro de um triângulo também compõem a trigonometria.

Antes de aprofundar o conceito de trigonometria, é importante saber quais são os elementos mais importantes em um triângulo retângulo. Esses elementos estão expostos a seguir:

Elementos de um triângulo retângulo

Todo triângulo retângulo pode ser subdividido em outros dois triângulos retângulos, conforme a figura abaixo, traçando a altura “h” relativa à base “a”.

A altura desse triângulo retângulo forma dois ângulos de 90° com sua base
A altura desse triângulo retângulo forma dois ângulos de 90° com sua base

Considerando o triângulo ABD, retângulo em B, é possível observar os seguintes elementos:

1 – Os lados AB e BD são chamados de catetos e suas medidas são c e b, respectivamente;

2 – O lado AD é chamado de hipotenusa e sua medida é a. Esse lado sempre será oposto ao ângulo de 90°;

3 – BE é a altura do triângulo ABD relativa à base AD e sua medida é h. (lembrando que a altura sempre forma ângulo de 90° com a base relativa a ela);

4 – AE é a projeção ortogonal do cateto AB sobre a hipotenusa. Sua medida é m;

5 – ED é a projeção ortogonal do cateto BD sobre a hipotenusa. Sua medida é n.

A seguir, apresentamos e discutimos algumas propriedades vistas na trigonometria, tendo como base os elementos do triângulo retângulo expostos anteriormente.

Relações métricas no triângulo retângulo

São igualdades que relacionam lados, altura e projeções ortogonais de um triângulo retângulo:

1) c2 = m·a

2) b·c = a·h

3) h2 =m·n

4) b2 = n·a

5) a2 = b2 + c2 (teorema de Pitágoras)

Relações ou razões trigonométricas no triângulo retângulo

Essas igualdades relacionam razões entre os lados de um triângulo retângulo com um de seus ângulos agudos. Para tanto, é necessário fixar um dos dois ângulos e observar, no triângulo retângulo, as definições de cateto oposto e cateto adjacente:

Triângulo retângulo, com destaque para o ângulo ?
Triângulo retângulo, com destaque para o ângulo α

BD é o cateto oposto ao ângulo α;

AB é o cateto adjacente ao ângulo α.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses são os pré-requisitos para definir as razões trigonométricas. São elas:

→ Seno de α

sen α = Cateto oposto a α
           Hipotenusa

→ Cosseno de α

cos α = Cateto adjacente a α
             Hipotenusa

→ Tangente de α

tg α = Cateto oposto a α
          Cateto adjacente a α

Essas razões valem para qualquer triângulo retângulo que possua um ângulo agudo igual a α. O resultado dessas divisões sempre é o mesmo, independentemente do comprimento do lado do triângulo, pois dois triângulos que possuem dois ângulos iguais, em virtude da semelhança de triângulos ângulo-ângulo, têm lados proporcionais. Daí segue que a razão entre os lados é igual.

Círculo trigonométrico

Também chamado de ciclo trigonométrico ou circunferência trigonométrica (nomes mais corretos, mas menos usuais), trata-se de uma circunferência orientada de raio 1. Nessa circunferência, é construído um triângulo retângulo, cujo ângulo α coincide com a origem, de modo que a altura desse triângulo vai do eixo das abcissas até a borda do círculo.

Essa altura coincide com o valor de seno, por ser o cateto oposto ao ângulo α. Já a medida que vai do ponto de encontro da altura com o eixo das abcissas até a origem coincide com o cateto adjacente ao ângulo α, isto é, com o valor do cosseno.

Essas coincidências ocorrem porque a hipotenusa é sempre 1, pois ela é o raio do círculo. Observe essas propriedades na imagem abaixo:

Círculo de raio 1, no qual é colocado um triângulo retângulo para avaliar suas propriedades
Círculo de raio 1, no qual é colocado um triângulo retângulo para avaliar suas propriedades

Qualquer que seja o triângulo retângulo construído nesse círculo, o cateto que coincide com uma parte do eixo das abcissas mede exatamente o valor do cosseno de α e o outro cateto mede exatamente seno de α.

Funções trigonométricas

Utilizando o círculo trigonométrico, é possível definir funções trigonométricas que relacionam cada elemento do conjunto dos números reais a um único elemento também do conjunto dos números reais. Contudo, esses números são expressos em radianos, que é uma unidade de medida em função de π utilizada porque, após 360° no círculo trigonométrico, a contagem de graus e, consequentemente, dos elementos do domínio e contradomínio de uma função com base nele pode ser reiniciada do zero.

Relações fundamentais

As relações fundamentais da trigonometria são:

1) Relação fundamental 1

Sen2α + cos2α = 1

2) Tangente de α

tg α = sen α
         cos α

3) Cotangente de α, que é o inverso da tangente de α

cotg α = cos α
             sen α

4) Secante de α, que é o inverso do cosseno de α

sec α = 1
             cos α

5) Cossecante de α, que é o inverso do seno de α

cossec α = 1
                 sen α

6) Relação decorrente 1

tg2α + 1 = sec2α

7) Relação decorrente 2

cotg2α + 1 = cossec2α

8) Relação recorrente 3

cotg α = 1
            tg α


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é trigonometria?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-trigonometria.htm. Acesso em 05 de agosto de 2021.

Artigos Relacionados
Clique para aprender o que são as relações métricas no triângulo retângulo e como utilizá-las.
Clique e aprenda o que são seno, cosseno e tangente e conheça também tabelas completas com os valores dessas razões trigonométricas para cada ângulo.
Entenda o que são os ângulos opostos pelo vértice e suas propriedades, além de conferir alguns exemplos.
Clique para aprender o que é circunferência e ampliar seus conhecimentos em Matemática!
Clique para saber o que é círculo, os objetos necessários para defini-lo e as resultantes dessa definição.
Você sabe o que é função? Conheça os diversos tipos de funções e suas classificações!
Descubra o que é multiplicação, como desenvolver o algoritmo da multiplicação e as propriedades dessa operação matemática.
Clique para descobrir o que é o teorema de Tales, quais conhecimentos o fundamentam e para obter exemplos resolvidos e comentados sobre esse tema.
Aprenda o que é o teorema de Pitágoras: um modo de calcular a medida de um dos lados de um triângulo retângulo.
Descubra o que é razão trigonométrica e entenda como ela relaciona medidas dos lados de um triângulo retângulo com os seus ângulos.
Veja como calcular o valor do seno, cosseno e tangente de um ângulo e saiba quais das razões usar em uma situação problema.
função, função trigonométrica, tangente, coseno, seno, cosecante, cotangente, arco, ângulos, valor do arco, valor da função trigonométrica, relação entre ângulo e função trigonométrica, relações derivadas.
As razões trigonométricas inversas.
Clique e aprenda a calcular as medidas dos lados de um triângulo qualquer por intermédio da lei dos senos!
radiano, ângulo, grau, circunferência, arco, arco de circunferência, transformação de grau em radiano, Definição de radiano, medida de ângulo, medida de arco, comprimento de circunferência em radiano, comprimento de circunferência.