Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Pré-História

A Pré-História é uma área interdisciplinar que estuda temas relativos à passagem dos hominídeos ao homem ou à civilização humana propriamente dita.

A arte rupestre constitui um dos principais documentos relativos à Pré-História
A arte rupestre constitui um dos principais documentos relativos à Pré-História
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Talvez a tarefa mais complexa das ciências humanas, principalmente para a história, arqueologia e antropologia, é definir onde começa o “humano”, isto é, como datar a origem da humanidade? Dentro dos estudos escolares de história há um recurso para ponderar esse impasse, adequando o que pode ser aprendido com aquilo que é pesquisado por especialistas. Trata-se da divisão entre Pré-História e História. A “História”, didaticamente falando, tem seu início com o aparecimento das primeiras civilizações, ou seja, com o surgimento das primeiras cidades, os primeiros sistemas políticos e sistemas de escrita. Já a Pré-História corresponderia ao período anterior às primeiras civilizações, mas que apresenta elementos e aspectos que, de uma forma ou de outra, prepararam o terreno para o advento desta.

Nesse sentido, a Pré-História é uma área do conhecimento partilhada entre várias disciplinas, que, cada uma a seu modo, formam um mosaico de compreensão do passado pré-civilizacional do homem. Além da arqueologia e da antropologia, a biologia (especialmente a Paleontologia) também se insere no conjunto dessas disciplinas. É dela que provém as nomenclaturas que classificam os hominídeos, isto é, os grupos de seres pré-históricos que se assemelhavam ao Homem atual. Os gêneros de hominídeos variaram em alguns seguimentos principais e sua temporalidade também variou de cinco milhões de anos até, aproximadamente, 120 mil anos, como destacaremos abaixo.

Os hominídeos mais antigos são do gênero Ardipithecus e Austrolopithecus. O Ardipithecus ramidus, por exemplo, tem sua presença na Terra, confirmada por especialistas, variando entre 5 e 4 milhões de anos. Já a do Australopithecus afarensis varia entre 3,9 e 3 milhões de anos. As feições e modos de comportamento desses hominídeos eram bem menos versáteis que do gênero Homo que viria depois. A atuação do Homo habilis, por exemplo, variou entre 2,4 a 1,5 milhões de anos. A do Homem erectus, entre 1,8 milhão a 300 mil de anos. Já a do sucessor desse último, Homo neanderthalensis, variou entre 230 e 30 mil anos. O Homo sapiens, que constitui o ser humano tal como o conhecemos hoje, apareceu, provavelmente, há cerca de 120 mil anos, como uma variação do Homo neanderthalensis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De forma geral, esses grupos de hominídeos são classificados como caçadores e coletores, isto é, não possuíam fixidez de território. Eram, basicamente, praticantes do nomadismo. A arqueologia e a história costumam, por meio de sistemas de datação, como o do Carbono 14 e da termoluminescência, dividir a ação desses hominídeos nas seguintes fases: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, e o Neolítico, ou Idade da Pedra Polida. Essas divisões ocorrem também por meio do grau de domínio da tecnologia rústica. O uso de artefatos como pedra, madeira, pedaços de ossos e cerâmica é determinante para tal classificação.

A última fase da Pré-História seria a Idade dos Metais, que corresponde ao período em que o homem passou a ter um pleno domínio do fogo e começou a fazer a fusão de metais, obtendo o bronze, por exemplo. Esse período data de 6 a 5 mil anos atrás e coincide com o aparecimento das primeiras civilizações.

Outro ponto a destacar-se com relação à Pré-História e aos documentos estudados por especialistas dessa área é a Arte Rupestre (ver imagem no topo da página), que comporta os primeiros símbolos e registros da ação do Homem, possuindo assim um valor inestimável.


Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Pré-História"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/pre-historia.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFPE)

“Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”

Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?

a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.

b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.

c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.

d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.

e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

Exercício 2

(FCSCL-SP)

Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.

II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.

III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.

a) Todas as proposições são verdadeiras.

b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

e) Todas as proposições são falsas.

Artigos Pré-História


A Arte da Pré-História nos Períodos Paleolítico e Neolítico

A importância histórica da arte na pré-história nos períodos paleolítico e neolítico.
História Geral

A Pré-História

A Pré-História é uma época marcada pelos primeiros desafios do homem na Terra.
História Geral

Arte rupestre

Acesse o site e conheça mais sobre a arte rupestre. Conheça seus tipos e objetivos. Entenda como ela foi produzida no Brasil e no mundo.
História Geral

As construções Nuragues e Dolmens no Período Neolítico

A importância das construções Nuragues e Dolmens para o homem neolítico.
História Geral

Idade dos Metais

Veja como a descoberta dos metais transformou a vida dos hominídeos. Conheça os metais usados e seu uso nos combates durante a Idade dos Metais.
História Geral

Nomadismo

Você sabe o que é nomadismo? Clique no texto, descubra as características dos povos nômades e entenda a diferença entre nomadismo e sedentarização.
História Geral

O cotidiano da mulher na Pré-História

Saiba como o cotidiano das mulheres na Pré-História vem sendo redescoberto pelos cientistas.
História Geral

O umbigo de Adão e a origem do homem

Uma forma de tentar entender a origem do homem pode ser iniciada com a questão: Adão tinha ou não umbigo?
História Geral

Os Esquimós

Um pouco da história dos caçadores do Ártico.
História Geral

Os povos sambaquis

As populações pré-históricas espalhadas pelo litoral americano.
História Geral

Período Mesolítico

Acesse e conheça mais sobre o Período Mesolítico. Acompanhe as transformações ocorridas nesse período da Pré-História e a sua produção artística.
História Geral

Período Neolítico

Acesse o site e conheça mais sobre o período Neolítico. Acompanhe as transformações ocorridas nesse período, suas produções artísticas e atividades econômicas.
História Geral

Período Paleolítico

Acesse e veja quem eram e o que faziam os primeiros hominídeos. Acompanhe o desenvolvimento dos primeiros grupos humanos no Paleolítico.
História Geral

Pré-História Americana

As primeiras civilizações que habitaram o Novo Mundo.
História Geral

Pré-História Americana: Período Neolítico

O desenvolvimento da agricultura e a urbanização no continente americano.
História Geral

Pré-História Americana: Período Paleolítico

As primeiras ações do homem pré-histórico nas Américas.
História Geral

Pré-História brasileira

A ocupação do território e as civilizações que se formaram no Brasil durante a Pré-História.
História Geral

Primeiros povos africanos

Descubra a origem dos primeiros povos africanos. Clique aqui!
História Geral

Redes sociais na Pré-História

Saiba mais como um jovem cientista descobriu a presença de redes sociais no período pré-histórico.
História Geral

Sedentarização

Veja o que foi e como ocorreu o processo de sedentarização dos seres humanos. Saiba quais fatores contribuíram para que o homem deixasse o nomadismo.
História Geral

Tasai

As polêmicas envolvendo uma cultura de traços pré-históricos.
História Geral

PUBLICIDADE