Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é gráfico?

O que é Matemática?

O que é gráfico? É uma representação de informações obtidas em pesquisas por meio de formas geométricas para facilitar a leitura dos dados.
A imagem destaca gráfico de setores, gráfico de linhas e gráfico de barras
A imagem destaca gráfico de setores, gráfico de linhas e gráfico de barras
PUBLICIDADE

Gráfico é uma representação geométrica de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas de forma ágil. Além disso, eles podem ser usados de diversas formas e em diferentes áreas do conhecimento.

Veja os elementos básicos para todo tipo de gráfico e os gráficos mais usados na estatística.

Veja também: Medidas de centralidade (média, moda e mediana)


Elementos dos gráficos

1. Título: apresenta de forma clara e direta o que as informações presentes no gráfico representam e, algumas vezes, a unidade de medida usada para essas informações ou alguma transformação para ela;

2. Legenda: é usada para identificar as informações apresentadas no gráfico, separadas por cor ou por hachura;

3. Fonte de pesquisa: site, blog, página, pesquisa, jornal, revista ou qualquer outra fonte para a construção do gráfico.

Veja agora os tipos de gráfico existentes:

Tipos de Gráfico

  • Gráfico de barras

São feitos por meio de retângulos para representar a quantidade relativa a cada informação. Esses retângulos são alinhados por sua base, e sua altura varia de acordo com a variação da grandeza que eles representam. Além disso, cada barra (retângulo) está relacionada a uma informação, que pode ser um período, pessoa etc. Veja um exemplo:

Esse gráfico também poderia ser apresentado por meio de barras horizontais. Note que a legenda é feita para que cada cor represente uma turma da escola. O contexto do gráfico fica evidente no título usado. Esse gráfico não possui fonte explícita porque foi criado apenas para esse exemplo.

Veja também: O que é gráfico da função do 2° grau?
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Gráfico de linhas

Os gráficos de linhas mostram a trajetória da variação dos dados de acordo com a evolução da grandeza que está no eixo horizontal do gráfico. Transformando o gráfico do exemplo anterior em um gráfico de linhas, teremos:

Observe que, quando a linha é crescente, de um ano para o outro, significa que houve um crescimento no número de alunos daquela série naquela escola. Da mesma forma acontece quando a linha é contínua ou quando é decrescente: o número de alunos manteve-se ou diminuiu.

  • Gráfico de setores

Os gráficos de setores também são chamados de gráficos de pizza. Para construí-los, basta dividir um círculo em setores circulares – que se assemelham a fatias de pizza – proporcionalmente a cada informação.

No exemplo anterior, seriam necessários três gráficos de pizza, um para cada série, pois cada gráfico de pizza corresponde a uma das colunas usadas na tabela. Cada gráfico de pizza também pode representar uma linha da tabela, mas no exemplo que estamos analisando, optamos pelo contrário.

A imagem a seguir mostra apenas o número de alunos do sétimo ano dos anos de 2014 a 2018.

Os setores desse gráfico são obtidos por regra de três. Soma-se o número de alunos existentes de 2014 a 2018. Esse total é igual ao ângulo central de todo o gráfico: 360°. Depois, basta descobrir o ângulo central relativo ao número de alunos de cada ano e construir o setor circular respectivo dentro do gráfico.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é gráfico?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-grafico.htm. Acesso em 21 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola