Uma elipse é uma figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone. É por isso que essa figura é chamada de cônica, assim como a circunferência, a parábola e a hipérbole. A figura a seguir é um exemplo de elipse e demonstra a diferença entre a representação geométrica dessa figura e a circunferência.
Na figura acima, os pontos F1 e F2 são focos da elipse, e a distância entre eles é definida como 2c.
Tópicos deste artigo
Dados os pontos F1 e F2, com a distância 2c entre eles, a elipse é o conjunto dos pontos P em que é válida a seguinte igualdade:
dPF1 + dPF2 = 2a
Em outras palavras, a elipse é o conjunto de pontos no qual a soma das distâncias até cada um dos focos é igual à constante 2a. Assim, podemos dizer que P é um ponto pertencente a uma elipse se a soma das distâncias de P até cada um dos focos for igual a 2a.
A imagem a seguir ilustra essa definição. Observe que a soma das distâncias entre P e os focos da elipse é igual à soma das distâncias do ponto Q até o foco da elipse. Por isso, P e Q pertencem a essa elipse.
Note que o comprimento 2a é sempre maior do que o comprimento 2c.
Elementos da elipse
A seguir, confira uma lista com os principais elementos da elipse e uma breve definição de cada um deles.
Focos: nas imagens presentes neste artigo, os focos são os pontos F1 e F2. São pontos-chave em que as distâncias devem ser avaliadas para saber se um ponto pertence ou não pertence à elipse.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Centro: dados os focos F1 e F2, o centro da elipse é o ponto médio do segmento F1F2 cujas extremidades são os focos.
Eixo maior: na imagem abaixo, o eixo maior é o segmento A1A2. Suas extremidades são pontos que pertencem à intersecção entre a elipse e a reta que contém os focos. A medida desse eixo é igual a 2a, mesmo comprimento da soma das distâncias entre um ponto qualquer da elipse e seus focos.
Eixo menor: na imagem abaixo, o eixo menor é o segmento B1B2. Suas extremidades são pontos que pertencem à intersecção entre a elipse e a reta perpendicular ao eixo maior. O comprimento desse eixo é igual a 2b, em que b é a distância entre o centro da elipse e o ponto B1.
Distância focal: Distância entre os focos da elipse e é sempre igual a 2c.
Excentricidade: é a seguinte razão:
c
a
A imagem a seguir ilustra alguns dos elementos da elipse e os comprimentos que representam as medidas “a”, “b” e “c”, em que se pode observar a relação de Pitágoras: a2 = b2 + c2.
Equações reduzidas da elipse
A primeira equação reduzida da elipse é usada no caso em que os focos dessa figura estão sobre o eixo x e o centro da elipse está sobre a origem do plano cartesiano:
x2 + y2 = 1
a2 b2
A segunda equação reduzida da elipse é usada no caso em que os focos dessa figura estão sobre o eixo y e o centro está sobre a origem do plano cartesiano:
y2 + x2 = 1
a2 b2
Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática