Topo
pesquisar

Albert Einstein

Biografia

Albert Einstein foi um dos maiores físicos da história e suas contribuições mudaram o paradigma da ciência do século XX.
Albert Einstein é reconhecido como um dos maiores físicos da história¹
Albert Einstein é reconhecido como um dos maiores físicos da história¹
PUBLICIDADE

Albert Einstein (1879-1955) foi um físico alemão, nascido na cidade de Ulm em 1879. Quando jovem, mudou-se para a Suíça, onde se formou, tornando-se professor da Escola Politécnica de Zurique. Em 1903, casou-se com Mileva Maric, com quem teve dois filhos. O casal permaneceu junto até 1919, mesmo tendo vivido os cinco últimos anos do matrimônio separados.

Einstein foi uma das mentes mais brilhantes da ciência, e o seu legado inclui a explicação do efeito fotoelétrico, a formulação da teoria da relatividade espacial geral e restrita, além de grandes contribuições para a Física Estatística, por meio de sua explicação para o movimento browniano.

Einstein e sua primeira esposa, Mileva Maric (Foto: Domínio Público)
Einstein e sua primeira esposa, Mileva Maric (Foto: Domínio Público)

Veja também: Postulados da Teoria da Relatividade

Vida pessoal

Einstein nasceu em uma humilde família judia. Durante a infância, os negócios familiares não iam bem, então seus pais decidiram mudar-se para Munique, onde ele obteve sua educação formal. Quando criança, não era o melhor aluno da classe, tampouco o pior, entretanto, apresentava uma clara predileção para as matérias exatas, como a Matemática.

Em 1900, graduou-se em Matemática e Física. As constantes faltas às aulas, para estudar os assuntos que ele julgava mais importantes, fizeram com que o gênio não se destacasse dentre os melhores estudantes de sua turma, apesar de ter tido notas altas. Após sua formatura, passou alguns anos desempregado e, apesar de almejar o cargo de professor-assistente, acabou sendo empregado pelo Departamento Oficial de Patentes de Berna, por meio da indicação de um amigo.

O salário modesto, a falta de tempo e os problemas matrimoniais não foram suficientes para impedi-lo de continuar com os estudos. Em 1902, iniciou seu doutoramento pela Universidade de Zurique e, nos estágios finais dessa etapa, em 1905 (conhecido como “o ano miraculoso”), publicou quatro estudos revolucionários para a Física do século XX. Seus trabalhos tornaram-no famoso no mundo todo, garantindo a ele o cargo de professor na Universidade de Berna, em 1908.

Einstein faleceu em 1955, aos 76 anos, deixando três filhos — dois de seu primeiro casamento e um do segundo —, muitos questionamentos para diversas áreas da Física, além de um importante legado científico.

Confira também: Einstein e o Ceará

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Produção científica

Aos 25 anos, em 1905, Albert Einstein publicou artigos responsáveis por uma grande mudança de paradigma no conhecimento vigente. São eles:

  • Sobre um ponto de vista heurístico relativo à produção e transformação da luz”, que trata sobre a absorção da luz pelo efeito fotoelétrico.

  • Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal como exigido pela teoria cinética molecular do calor”, cujo objetivo é explicar que o movimento aleatório de pequenos grãos de pólen em suspensão num líquido é originado das minúsculas colisões moleculares.

  • Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”, trabalho que lançou as bases para uma área da Física totalmente nova: a relatividade restrita.

  • A inércia de um corpo depende do seu conteúdo energético?”, artigo no qual apresenta o princípio da equivalência e a famosa relação entre energia e massa de repouso: E = mc².

Além de suas produções diretas, diversas áreas do conhecimento, como a Óptica Quântica, foram impulsionadas pelos questionamentos de Albert Einstein. Durante toda a sua vida, o sonho de Einstein era construir uma teoria capaz de unificar todas as forças fundamentais em uma única descrição matemática. Tal desejo é refletido em algumas das teorias cosmológicas mais recentes, como a teoria das cordas.

Legado para a humanidade

Em razão de seu legado científico, Einstein tornou-se um dos mais famosos e influentes cientistas da humanidade. A teoria da relatividade geral, por exemplo, permitiu que criássemos o GPS (Sistema de Posicionamento Global). Como a gravidade terrestre afeta a propagação das ondas eletromagnéticas, uma série de correções é feita nos sinais de satélite, de forma que esses satélites são capazes de nos localizar rapidamente e com grande precisão.

Ainda no domínio da teoria da relatividade, Einstein previu a possibilidade da existência de ondas gravitacionais, que foram detectadas em 2017, durante a colisão de dois buracos negros.

No ramo da Mecânica Quântica, Einstein deixou diversas questões em aberto, que, futuramente, viriam a dar origem a uma nova área da Física, a Óptica Quântica. Os estudos de Einstein relacionados ao comportamento da luz renderam-lhe a explicação do efeito fotoelétrico, empregado nas células fotovoltaicas, capazes de produzir energia solar, bem como a luz laser.

Einstein também foi capaz de estabelecer uma relação de proporcionalidade entre massa e energia por meio da sua fórmula mundialmente conhecida: E = mc². Com essa relação, o físico mostrou que a massa inercial (m) multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (c²) é equivalente a uma quantidade de energia E. As conclusões de Einstein sobre a energia de repouso levaram à criação da bomba atômica e também ao surgimento de usinas nucleares.

Na foto, tirada por volta de 1950, Einstein conversa com Oppenheimer, diretor do programa que daria origem à bomba atômica.
Na foto, tirada por volta de 1950, Einstein conversa com Oppenheimer, diretor do programa que daria origem à bomba atômica.

Leia também: A relação de Albert Einstein com o desenvolvimento da bomba atômica

O físico alemão também trouxe grandes contribuições para a Termodinâmica e para a Física Estatística por meio do desenvolvimento de uma teoria para o cálculo do calor específico de sólidos e pela explicação do movimento browniano.

Prêmio Nobel de Física

Einstein teve um vasto legado científico, no entanto, foi o seu artigo sobre o efeito fotoelétrico que levou a comunidade científica a laureá-lo com o prêmio Nobel de Física. Nesse artigo, Einstein explica a origem e o funcionamento desse importante fenômeno quântico.

De acordo com a explicação de Einstein, o efeito fotoelétrico ocorre em razão do comportamento corpuscular da luz, composta por um grande número de partículas chamadas de fótons.

A explicação do efeito fotoelétrico acelerou o surgimento das células fotovoltaicas, responsáveis pela geração da energia solar, uma das formas mais limpas de energia por causar pouco impacto ao meio ambiente.

Após seu primeiro casamento, Einstein casou-se com sua prima, Elsa Einstein.
Após seu primeiro casamento, Einstein casou-se com sua prima, Elsa Einstein.

Frases de Albert Einstein

Diversas frases são creditadas erroneamente a Albert Einstein. Conheça algumas das frases que foram de fato proferidas pelo físico:

  • A imaginação é mais importante que o conhecimento.” — frase dita por Einstein durante uma entrevista em um jornal, no ano de 1929.

  • Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência.” — frase dita por Einstein em uma entrevista para a revista LIFE, em 1955.

  • É mais fácil desnaturar o plutônio do que desnaturar o espírito maligno do homem.” — frase de Einstein (de 1946) presente no livro Einstein on politics.

  • Grandes espíritos sempre encontraram violenta oposição de mentes medíocres.” — Einstein em carta para Raphael Cohen, professor de Filosofia do CCNY (City College of New York).

Frases que não foram ditas por Albert Einstein

  • Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar por resultados diferentes.” — frase utilizada em 1981 em um panfleto dos Narcóticos Anônimos.

  • Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.” — essa frase aparece em um livro escrito por Frederic Perls, indicando que Einstein a teria proferido, no entanto, a mesma frase aparece em diversas obras ainda mais antigas, escritas por outras pessoas.

  • Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua habilidade de escalar uma árvore, viverá sua vida inteira acreditando que é estúpido.” — essa frase foi publicada pela primeira vez em 2004, em um livro de autoajuda.

  • No meio da dificuldade, encontra-se a oportunidade” — frase creditada a Einstein em um livro publicado em 1979. O autor da obra creditou a frase a Einstein, mas não há registros de que de fato ele a tenha proferido.

____________
¹Crédito da Imagem: Wikimedia Commons

Por Me. Rafael Helerbrock

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Albert Einstein"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/albert-einstein.htm. Acesso em 23 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola