Topo
pesquisar

Albert Einstein

Biografia

Albert Einstein foi um dos maiores físicos da história e suas contribuições mudaram o paradigma da Ciência do século XX.
Albert Einstein é reconhecido como um dos maiores físicos da história*
Albert Einstein é reconhecido como um dos maiores físicos da história*
PUBLICIDADE

Quem foi Albert Einstein?

Albert Einstein (1879-1955) foi um físico alemão nascido na cidade de Ulm em 1879. Quando jovem se mudou para a Suíça, onde se formou, tornando-se professor da Escola Politécnica de Zurique. Em 1903, casou-se com Mileva Maric, com quem teve dois filhos. O casal permaneceu junto até 1919, mesmo tendo vivido os cinco últimos anos do matrimônio separados. Einstein foi uma das mentes mais brilhantes da Ciência, e o seu legado inclui a explicação do efeito fotoelétrico, a formulação da Teoria da Relatividade Espacial Geral e Restrita, além de grandes contribuições para a Física Estatística por meio de sua explicação para o Movimento Browniano.

Veja também: Postulados da Teoria da Relatividade


Vida pessoal

Einstein nasceu em uma humilde família judia. Durante a infância, os negócios familiares não iam bem, então decidiram se mudar para Munique, onde ele obteve sua educação formal. Quando criança, não era o melhor aluno da classe tampouco o pior, entretanto apresentava uma clara predileção para as matérias exatas, como a Matemática. Em 1900, graduou-se em Matemática e Física. As constantes faltas às aulas para estudar os assuntos que ele julgava mais importantes fez com que o gênio não se destacasse entre os melhores estudantes de sua turma, apesar de ter notas altas. Após sua formatura, passou alguns anos desempregado e, apesar de almejar o cargo de professor-assistente, acabou sendo empregado pelo Departamento Oficial de Patentes de Berna, por meio da indicação de um amigo. O salário modesto, a falta de tempo e os problemas matrimoniais não foram suficientes para impedi-lo de continuar com os estudos. Em 1902, iniciou seu doutoramento pela Universidade de Zurique e, nos estágios finais dessa etapa, em 1905, conhecido como “o ano miraculoso”, publicou quatro estudos revolucionários para a Física do século XX. Seus trabalhos tornaram-no famoso no mundo todo, garantindo a ele o cargo de professor na Universidade de Berna, em 1908. Einstein faleceu em 1955, aos 76 anos, deixando três filhos – dois de seu primeiro casamento e um do segundo –, muitos questionamentos para diversas áreas da Física, além de um importante legado científico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira também: Einstein e o Ceará


Produção científica

Aos 25 anos, em 1905, Albert Einstein publicou artigos responsáveis por uma grande mudança de paradigma no conhecimento vigente. São eles:

  • Sobre um ponto de vista heurístico relativo à produção e transformação da luz”, que tratava sobre a absorção da luz pelo efeito fotoelétrico;

  • Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal como exigido pela teoria cinética molecular do calor”, cujo objetivo era explicar que o movimento aleatório de pequenos grãos de pólen em suspensão num líquido era originado das minúsculas colisões moleculares;

  • Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”, trabalho que lançou as bases para uma área da Física totalmente nova: a relatividade restrita;

  • A inércia de um corpo depende do seu conteúdo energético?”, artigo no qual apresenta o princípio da equivalência e a famosa relação entre energia e massa de repouso: E = mc².

Além de suas produções diretas, diversas áreas do conhecimento, como a Óptica Quântica, foram impulsionadas pelos questionamentos de Albert Einstein. Durante toda a sua vida, o sonho de Einstein era construir uma teoria capaz de unificar todas as forças fundamentais em uma única descrição matemática. Tal desejo é refletido em algumas das teorias cosmológicas mais recentes, como a própria Teoria das Cordas.

Leia também: Einstein e a bomba atômica

*Crédito da imagem: vkilikov / Shutterstock.com

Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Albert Einstein"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biografia/albert-einstein.htm>. Acesso em 20 de setembro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA