Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é Monômio?

Um monômio é uma expressão algébrica constituída por um coeficiente numérico e uma parte literal.

Monômios são expressões algébricas constituídas por um coeficiente numérico e uma parte literal
Monômios são expressões algébricas constituídas por um coeficiente numérico e uma parte literal
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Um monômio, ou um termo algébrico, é uma expressão algébrica inteira composta por uma parte literal e um coeficiente numérico, isto é, por letras e números. Dizemos que é inteira porque não pode constar a presença de variáveis dentro de radicais ou mesmo em denominadores de frações. Por exemplo, 2x é um monômio, sendo que 2 é seu coeficiente e x é sua parte literal. 5ab2 é também um monômio, sendo que 5 é o coeficiente, e a parte literal é ab2.

Outro caso corriqueiro de monômios é da forma xyz. Temos clara a visão de que xyz é a parte literal, mas, nesse caso, o coeficiente numérico não está claro, mas está presente e é o número 1. Poderíamos reescrever esse monômio na forma 1xyz.

Há ainda casos em que não consta a parte literal, aparecendo apenas o coeficiente numérico, o que caracteriza um monômio sem parte literal. Qualquer número real pode ser classificado dessa maneira. Caso tenhamos apenas o número zero e não tenhamos a parte literal, dizemos que se trata de um monômio nulo.

Se dois ou mais monômios apresentam a mesma parte literal, trata-se de monômios semelhantes ou termos semelhantes. Por exemplo, os monômios x, 2x e √3x são todos monômios semelhantes, pois todos apresentam a mesma parte literal x. Entre monômios semelhantes, podemos efetuar a adição e a subtração como veremos a seguir:

A seguir há três operações de adição efetuadas entre monômios.

Ao realizarmos a adição de monômios, devemos somar os coeficientes e repetir a parte literal
Ao realizarmos a adição de monômios, devemos somar os coeficientes e repetir a parte literal

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para realizá-las, basta somar os coeficientes e repetir a parte literal. Caso os monômios em questão não sejam semelhantes, não há soma. Por exemplo, a soma de 2x e 3y resulta simplesmente em 2x + 3y, um binômio, pois há a adição de dois monômios que não são semelhantes. Se somarmos três monômios que não são semelhantes, teremos a formação de um trinômio. Para a adição ou subtração de quatro ou mais monômios que não são semelhantes, há um polinômio. O cálculo da adição, subtração e multiplicação de polinômios assemelha-se muito à realização desses cálculos com monômios.

A forma de realizar a subtração de monômios semelhantes é análoga à adição. Nós devemos subtrair os coeficientes e repetir a parte literal, como podemos ver a seguir:

Para subtrair monômios semelhantes, nós subtraímos os coeficientes e repetimos a parte literal
Para subtrair monômios semelhantes, nós subtraímos os coeficientes e repetimos a parte literal

Para realizar a multiplicação, divisão e potenciação de monômios, não é necessário que eles sejam semelhantes. Para essas operações, basta operar os coeficientes entre si e a parte literal de um pela parte literal de outro. Vejamos a seguir alguns exemplos:

Para realizar as operações de multiplicação, divisão e potenciação de monômios, não é necessário que os monômios sejam semelhantes
Para realizar as operações de multiplicação, divisão e potenciação de monômios, não é necessário que os monômios sejam semelhantes


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Escritor do artigo
Escrito por: Amanda Gonçalves Ribeiro Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amanda Gonçalves. "O que é Monômio?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-monomio.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


O que são produtos notáveis?

Clique e aprenda o que são produtos notáveis, como calcular cada um e obtenha exemplos resolvidos.
O que é Matemática?

O que é circunferência?

Clique para aprender o que é circunferência e ampliar seus conhecimentos em Matemática!
O que é Matemática?

O que é círculo?

Clique aqui para saber o que é círculo e entender a diferença entre círculo e circunferência. Saiba como calcular o perímetro e a área do círculo.
O que é Matemática?

O que é expressão algébrica?

Descubra o que são expressões algébricas, os tipos de expressões existentes e como realizar operações matemáticas básicas que as envolvem.
O que é Matemática?

O que é fatoração de polinômios?

Clique para entender o que é fatoração de polinômios, como desenvolver os casos de fatoração e conferir alguns exemplos.
O que é Matemática?

O que é o método de completar quadrados?

Clique para aprender o que é o método de completar quadrados, uma das técnicas que podem ser usadas para calcular equações do segundo grau.
O que é Matemática?

O que é polinômio?

Clique para aprender o que é um polinômio e a realizar as operações matemáticas básicas que o envolvem!
O que é Matemática?

Adição de monômios

Operações básicas entre monômios.
Matemática

Multiplicação de polinômios

Clique aqui e descubra como utilizar a propriedade distributiva na multiplicação de polinômios.
Matemática

Adição de polinômios

Clique aqui e descubra como realizar a adição entre dois polinômios. Conheça também as operações de subtração, multiplicação e divisão entre polinômios.
Matemática