Os conjuntos numéricos são uma maneira de classificar os números de acordo com as suas características. São eles: números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais.
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
Os conjuntos numéricos são agrupamentos de números com características específicas e foram surgindo ao longo da história conforme as necessidades humanas evoluíam, como contar, medir, representar dívidas ou expressar grandezas que não podem ser fracionadas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os conjuntos numéricos são: o dos números naturais (representado por ℕ), usado para contar objetos; o dos números inteiros (ℤ), que inclui os negativos, para representar, por exemplo, dívidas; o dos números racionais (ℚ), utilizado para expressar frações e divisões exatas; e o dos números irracionais (não podem ser representados por uma fração, como √2 e π), que completa o conjunto dos números reais (ℝ).
Cada conjunto tem propriedades específicas e relações entre si, formando uma hierarquia, em que um conjunto está contido no outro. Esses conjuntos e suas propriedades são fundamentais para compreender-se toda a base da Matemática.
Os conjuntos numéricos são agrupamentos de números com características em comum.
Surgiram conforme as necessidades humanas de contar, medir, dividir, entre outras.
Os conjuntos numéricos são:
Conjunto dos números naturais: N = {0, 1, 2, 3, 4…}.
Conjunto dos números inteiros: Z = {…-3,-2,-1, 0, 1, 2, 3…}.
Conjunto dos números racionas, representado por ℚ e formado pelos números que podem ser escritos como fração.
Conjunto dos números irracionais, formado pelos números que não podem ser representados como fração.
Conjunto dos números reais é a união dos racionais com os irracionais.
Videoaula sobre conjuntos numéricos
Quais são os conjuntos numéricos?
Diagrama com a representação do conjunto dos números reais e seus subconjuntos.
→ Conjunto dos números naturais ℕ
O primeiro conjunto a surgir foi o dos números naturais, representado pela letra ℕ e composto pelos números inteiros não negativos, ou seja, {0, 1, 2, 3...}. Os números naturais são os números que utilizamos para a contagem no dia a dia.
Observação: Alguns autores não consideram o 0 como número natural, já outros, sim.
ℕ = {0, 1, 2, 3, 4 ...}
→ Conjunto dos números inteiros Z
O segundo conjunto é o dos números inteiros, uma ampliação do conjunto dos números naturais. O conjunto dos números inteiros é formado pelos números que já conhecemos como naturais e pelos opostos desses números. No conjunto dos números inteiros, há o contato com os primeiros números negativos.
ℤ = {... -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3 ...}
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
→ Conjunto dos números racionais Q
Acontece que os números inteiros não eram suficientes para representar todos os números conhecidos e foi então que surgiu a necessidade de ampliar-se o conjunto, formando-se agora o conjunto dos números racionais. O conjunto dos números racionais é formado por todos os números que podem ser representados como uma fração. Podemos escrever o conjunto dos números assim:
\(\mathbb{Q} = \left\{ \frac{a}{b} \lor \, a,b \in {Z} \text{ e } b \neq 0 \right\} \)
→ Conjunto dos números irracionais I
Nem todos os números poderiam ser representados como fração, sendo assim, nem todos os números são racionais. Desse modo, o conjunto dos números irracionais surgiu e é formado por números que não podem ser representados como frações. Os números irracionais têm expansões decimais infinitas e não periódicas. Exemplos incluem:
\(\sqrt{5}\)
π
1,94023921....
Então os números irracionais são as raízes não exatas e as dízimas não periódicas. Diferentemente dos conjuntos anteriores, o conjunto dos números irracionais não é a ampliação de nenhum conjunto, porém ele surge da necessidade de se classificar os números que não podem ser representados como fração.
→ Conjunto dos números reais ℝ
O conjunto dos números reaissurgiu para unir todos os conjuntos que foram apresentados anteriormente, sendo assim ele é a união entre o conjunto dos números racionais e o conjunto dos números irracionais.
Os conjuntos numéricos apresentam diversas propriedades importantes que ajudam a entender como funcionam as operações dentro de cada conjunto. A seguir, estão algumas das principais:
Propriedade do fechamento: um conjunto é considerado fechado em relação a uma operação quando o resultado dessa operação entre dois elementos do conjunto também pertence a ele. Por exemplo, o conjunto dos números naturais é fechado para a adição, pois a soma de dois naturais também é um número natural. No entanto, ele não é fechado para a subtração, já que a diferença entre dois naturais pode não ser um número natural (Ex.: 3 – 5 = -2, um número inteiro).
Propriedade associativa: essa propriedade diz que a forma como agrupamos os números em uma operação não altera o resultado, desde que a operação seja a mesma. Por exemplo, na adição entre números reais:
(a + b) + c = a + (b + c)
Isso também vale para a multiplicação:
(a × b) × c = a × (b × c)
Propriedade comutativa: indica que a ordem dos fatores não interfere no resultado da operação, ou seja, trocar os números de lugar não muda o valor final. Exemplos:
a + b = b + a
a × b = b × a
Elemento neutro: é o número que, quando usado em uma operação com outro número qualquer do conjunto, não altera esse número.
Na adição, o elemento neutro é o 0, pois:
a + 0 = a
Na multiplicação, o elemento neutro é o 1, pois:
a × 1 = a
Propriedade distributiva: essa propriedade conecta duas operações — multiplicação e adição. Ela afirma que multiplicar um número por uma soma é o mesmo que multiplicá-lo separadamente por cada termo da soma e depois somar os resultados:
O número -7 pertence a quais dos seguintes conjuntos numéricos?
A) Apenas ao conjunto dos naturais.
B) Apenas aos números racionais.
C) Aos inteiros e aos racionais.
D) Apenas aos irracionais.
E) Aos reais e aos irracionais.
Resolução: Alternativa C
Sabemos que o número -7 pertence ao conjunto dos números inteiros e ao conjunto dos números racionais.
Questão 2
Considere o número \(\sqrt{25}\). Sobre esse número, é correto afirmar que ele pertence:
A) Apenas aos números racionais.
B) Apenas aos números irracionais.
C) Apenas aos números inteiros.
D) Aos números naturais, inteiros e racionais.
E) Apenas aos números reais.
Resolução: Alternativa D
Calculando, temos que: \(\sqrt{25} = 5 \)
Cinco é um número natural. Como todo número natural é inteiro e racional, podemos afirmar que 5 é um número natural inteiro e racional.
Fontes
E.L. Lima, P.C.P. Carvalho, E. Wagner e A.C. Morgado; A Matemática do Ensino Médio, Vol. 1, 10.ed. 2012.
GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática: 9º ano. 1. ed. São Paulo: FTD Educação, 2022
Escrito por: Raul Rodrigues de Oliveira Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professor do programa PIC Jr. (OBMEP) e como professor preceptor do programa Residência Pedagógica. Também é professor concursado da Seduc-GO, gestor escolar e produtor de conteúdo didático.
Deseja fazer uma citação?
OLIVEIRA, Raul Rodrigues de.
"O que são conjuntos numéricos?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-sao-conjuntos-numericos.htm. Acesso em 12 de
julho
de 2025.