Eletromagnetismo

O eletromagnetismo é a parte da Física que estuda a eletricidade e o magnetismo, bem como as relações estabelecidas entre eles.

O princípio de funcionamento de antena transmissora de sinais baseia-se nos conceitos do eletromagnetismo

Eletromagnetismo é a parte da Física que relaciona a eletricidade e o magnetismo. Essa teoria baseia-se nos seguintes princípios:

1. Cargas elétricas em movimento geram campo magnético;

2. Variação de fluxo magnético produz campo elétrico.

Durante muito tempo, acreditou-se que eletricidade e magnetismo eram o mesmo fenômeno. Foi somente em 1600 que o médico e físico inglês Gilbert escreveu um livro distinguindo as duas teorias. Apesar dessa diferenciação entre os dois fenômenos, havia fortes indícios de que existia alguma relação entre eles.

Mapa Mental: Eletromagnetismo

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Qual é a relação entre Eletricidade e Magnetismo?

Essa relação foi descoberta pelo dinamarquês Hans Christian Oesterd em 1820, o que só foi possível graças à invenção dos geradores elétricos, que permitiam a geração de correntes elétricas duradouras e estáveis necessárias para o estudo dos fenômenos.

Oersted demonstrou a existência dessa interação a partir de um simples experimento. Ele colocou uma agulha magnética próxima a um condutor de eletricidade. Para isso, ele utilizou uma bússola e um fio de platina em um circuito. O fio de platina, ao ser percorrido pela corrente elétrica, ficava incandescente, o que garantia uma corrente suficientemente intensa. Quando o fio era aproximado da bússola, sua agulha magnética sofria deflexão.

Experimento de Oesterd

O experimento de Oersted mostrava que a corrente elétrica gerava campo magnético. Porém, em 1831, Michael Faraday, na Inglaterra, utilizou um núcleo de ferro e duas bobinas A e B para mostrar que a variação do fluxo magnético também gerava corrente elétrica. Faraday percebeu que, nos momentos em que conectava ou desconectava a bobina A na fonte, passava uma corrente elétrica na bobina B, mas essa corrente aparecia somente nesses instantes.

Experimento de Faraday

A partir dessa experiência, ele concluiu que essa corrente elétrica ocorria em virtude da variação do campo magnético, que aparecia quando a bobina A era ligada e desaparecia quando essa mesma bobina era desligada. Esse fenômeno ficou conhecido como indução magnética ou Lei de Faraday.

Os fenômenos eletromagnéticos foram descritos por um conjunto de leis formulado por James Clerck Maxwell, cientista que foi tão importante para o Eletromagnetismo como Isaac Newton foi para a Mecânica.

James C. Maxwell teve importância sem igual para os estudos sobre Eletromagnetismo

Vários aparelhos indispensáveis atualmente só existem em face da evolução nos estudos sobre o Eletromagnetismo. Entre eles, podemos citar: cartões magnéticos, transformadores de tensão, motores elétricos, antenas de transmissão de dados, forno micro-ondas, entre outros.

Por Mariane Mendes
Graduada em Física

*Mapa Mental por Me. Rafael Helerbrock

TEIXEIRA, Mariane Mendes. "Eletromagnetismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eletromagnetismo.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.

De acordo com o Eletromagnetismo, o movimento relativo entre cargas elétricas e um observador tem como resultado o surgimento de:

a) campos elétricos.

b) campos magnéticos.

c) diferença de potencial.

d) fenômenos relativísticos.

e) ondas gravitacionais.

No Eletromagnetismo, existe uma lei que estabelece a seguinte relação: a variação temporal do fluxo de campo magnético através de uma área é responsável por produzir um campo elétrico perpendicular a essa área e, consequentemente, um campo magnético induzido no sentido oposto àquela variação. A lei que estabelece uma relação matemática para o enunciado mostrado acima é chamada de:

a) Lei de Faraday.

b) Lei de Ampére.

c) Lei de Gauss.

d) Lei de Lenz.

e) Lei de Faraday-Lenz.

Artigos Eletromagnetismo

A descoberta da indução magnética é, na maioria das vezes, atribuída a Faraday, isso se deve a demora de Henry em publicar seus resultados

A Descoberta da Indução Eletromagnética

Saiba como a indução eletromagnética foi descoberta.

James Clerk Maxwell

A História do Eletromagnetismo

A História do eletromagnetismo. Evolução do eletromagnetismo

Jean Baptiste Biot e Félix Savart

A Lei de Biot-Savart

Descrição da Lei de Biot-Savart.

A Regra da Mão Direita

Como Utilizar a regra da mão direita

Acelerador Linear

Entenda como esse dispositivo se torna uma arma contra o câncer.

Serras elétricas utilizam motores elétricos para seu funcionamento

Aplicações da força magnética em um condutor

Veja aqui as principais aplicações da força magnética que atua em um condutor percorrido por corrente elétrica.

Autoindução e indutância

Produzindo corrente elétrica através da variação do campo magnético.

Trifólio, símbolo que indica risco potencial de radiação

Aversão à Radiação

Temê-la jamais, o ideal é respeitá-la!

Campo magnético

Você sabe o que é campo magnético? Entenda o que é campo magnético e as suas propriedades. Aprenda as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre esse tema!

Linhas de campo magnético geradas ao redor de um condutor retilíneo e longo

Campo magnético gerado por um fio condutor

Veja aqui a definição de campo magnético gerado ao redor de um condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica.

Campo magnético uniforme

Você sabe o que é um campo magnético uniforme? Acesse o texto e descubra o que é, além de conferir suas principais características e exercícios resolvidos.

Partícula sofrendo ação do campo magnético

Carga no campo uniforme

Estudo do movimento de uma carga num campo magnético uniforme.

Rede de transmissão que leva energia elétrica das usinas até os centros urbanos.

Circuito elétrico de distribuição

Veja aqui as principais características do circuito elétrico e descubra como ocorre a distribuição de energia elétrica ao longo de uma rede elétrica.

Elementos como geradores e receptores são ligados por fios condutores, formando circuitos elétricos.

Circuitos elétricos

Você sabe o que são circuitos elétricos? Entende como eles funcionam? Acesse este texto e confira o que são, para que servem e quais são seus principais elementos.

Como Fazer um Eletroímã

Aprenda a fazer um eletroímã!

Detector de Metais

Como Funciona o Detector de Metais

Como um aparelho pode localizar metais?

Ímã em forma de “ferradura”

Conhecendo as propriedades dos ímãs

Veja aqui quais são as propriedades básicas de um ímã.

Corrente induzida e a conservação da energia

Produzindo energia elétrica através do movimento de uma espira.

De Onde Vem a Radiação Gama?

Acesse e descubra a fonte emissora da radiação gama.

Eletroimã

Eletroímã

Em varias situações no dia-a-dia fazemos uso de ferramentas para consertar algo. Uma das que mais usamos é a chave de fendas. Ao manuseá-las percebemos que pequenos parafusos ficam grudados na...

O espectro eletromagnético é o conjunto de todas as frequências de ondas eletromagnéticas existentes.

Espectro eletromagnético

Aprenda mais sobre o espectro eletromagnético. Ele é formado pelas ondas de rádio, micro-ondas, o infravermelho, a luz visível, o ultravioleta, entre outros.

Exercícios Resolvidos: Campo magnético de uma espira circular

Como resolver problemas de campo magnético.

Á esquerda: Hanz Oersted, à direita: a experiência de Oersted.

Experimento de Oersted

Saiba como e quando o campo magnético foi observado.

Física Aplicada à Radiologia

Uma evolução imensurável para a medicina.

Física das Radiações X

Raios x; uma ferramenta muito preciosa

Fita K7 utilizada no videocassete

Fitas magnéticas

As fitas magnéticas proporcionam um meio econômico e compacto de preservar e reproduzir várias formas de informação.

Indução magnética de uma bobina produzida por outra bobina

Fluxo Magnético e a Lei de Faraday

Definições...

O ímã é um objeto que gera campo magnético ao seu redor, podendo interagir com outras partículas e originar a força magnética

Força Magnética

Compreenda a definição de força magnética e aprenda a determinar o seu módulo, sentido e direção.

O galvanômetro e seu funcionamento

Galvanômetro

Veja aqui o que é um galvanômetro e como esse aparelho é utilizado para medir corrente elétrica e tensão.

Histerese magnética

Você já ouviu falar de histerese magnética? Acesse o texto e entenda o que é, como ela funciona e algumas aplicações tecnológicas relacionadas a esse fenômeno.

Indução eletromagnética

Você sabe o que é indução eletromagnética? Descubra como funciona esse fenômeno e quais são suas fórmulas mais usadas e também suas principais aplicações tecnológicas.

Pierre Curie, físico francês que fez estudos sobre a influência da temperatura sobre a imantação.*

Influência da temperatura sobre a Imantação

Saiba como a temperatura influencia na imantação de materiais ferromagnéticos.

Laser: radiação eletromagnética de alta potência

Laser

Entenda as características e o funcionamento do laser.

Lei de Lenz

Você sabe o que é a lei de Lenz? Entenda a sua relação com a lei de Faraday, e confira exercícios resolvidos sobre o assunto.

Bússola, equipamento de localização desenvolvido pelos chineses

Magnetismo

Aqui você vai entender o magnetismo, como é gerado um campo magnético através de um ímã, além de compreender o campo magnético terrestre.

O núcleo de um eletroímã é constituído por um material ferromagnético

Materiais paramagnéticos, diamagnéticos e ferromagnéticos

Entenda a diferença entre materiais paramagnéticos, diamagnéticos e ferromagnéticos. Clique e amplie seus conhecimentos sobre magnetismo!

James Clark Maxwell

Maxwell e a integração da luz com o magnetismo

Veja aqui um pouco mais a respeito do trabalho de Maxwell e a integração da luz com o eletromagnetismo.

Tamanhos e formatos diferentes de microfone.

Microfone

Veja aqui as características de funcionamento de um microfone e seus principais tipos.

Mão de uma das vítimas do acidente

O Acidente Radioativo em Goiânia

Resultado do descaso com a energia nuclear.

O campo magnético terrestre impede que diversas partículas de radiações cheguem à superfície da Terra

O Campo Magnético da Terra

Não podemos enxergá-lo, mas é graças ao campo magnético da Terra que somos protegidos das partículas e ventos solares emitidos pelo Sol. Veja mais!

O Físico e a Radiologia

A física traduz a os conceitos da principal ferramenta utilizada pelos profissionais da radiologia.

Força magnética e velocidade na região de um campo magnético uniforme

O Vetor Campo Magnético

Vetor campo magnético e força magnética.

Ondas eletromagnéticas

Você sabe o que são ondas eletromagnéticas? Confira quais são as características desse tipo de onda e descubra sua presença em nosso dia a dia.

Partícula Beta e o Câncer de Pele

Uma combinação em prol da saúde.

Valor real da permeabilidade magnética

Permeabilidade magnética

Permeabilidade magnética do vácuo.

Proteção Contra Radiação Ionizante

Algumas faixas de radiação podem provocar alterações genéticas!!!

Os óculos escuros absorvem parcialmente a luz

Radiação e Matéria

Veja aqui um pouco mais sobre a interação de radiação eletromagnética com a matéria.

Radiação ionizante

Você sabe o que é radiação ionizante? Acesse o texto e descubra o que é, como funciona, suas principais aplicações e tipos.

Radioterapia

A radiação pode proporcionar a cura do câncer.

Solenoide

Você sabe o que é um solenoide? Acesse o texto e descubra como é o campo magnético dos solenoides, a fórmula para calcular esse campo, além de conferir exercícios resolvidos.

Tomógrafo Computadorizado

Imagens sem sobreposição: uma grande ferramenta da medicina.

Os sensores de calor utilizam o transdutor para converter energia térmica em sinal elétrico.

Transdutor

Clique aqui e veja a definição de transdutor, compreenda como ele funciona e onde ele é utilizado.

Transmissão de energia elétrica

Cabos elétricos são usados para transmitir a energia elétrica em altas tensões.

Protótipo em tamanho real do trem Maglev

Trens Maglev

Qual a contribuição do eletromagnetismo para os avanços dos meios de transporte?