Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é o teorema de Pitágoras?

O que é?

O que é o teorema de Pitágoras? É uma das relações que podem ser feitas entre os lados de um triângulo retângulo.
Teorema de Pitágoras: expressão que relaciona os lados de um triângulo retângulo
Teorema de Pitágoras: expressão que relaciona os lados de um triângulo retângulo
PUBLICIDADE

O teorema de Pitágoras é uma expressão matemática que relaciona os lados de um triângulo retângulo, conhecidos como hipotenusa e catetos. Esse teorema não é válido para triângulos acutângulos ou obtusângulos, apenas para os retângulos.

Para que um triângulo seja considerado retângulo, basta que um de seus ângulos tenha medida igual a 90°, ou seja, que o triângulo tenha um ângulo reto. O lado oposto a esse ângulo é o maior lado do triângulo retângulo e é chamado de hipotenusa. Os outros dois lados menores são chamados de catetos, como mostra a figura a seguir:

Lados de um triângulo retângulo

Expressão matemática: Teorema de Pitágoras

O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Essa expressão também pode ser representada na forma de equação. Para isso, faça hipotenusa = a, cateto 1 = b e cateto 2 = c. Nessas condições, teremos:

a2 = b2 + c2

Essa é uma fórmula válida para o seguinte triângulo:

Triângulo retângulo

Mapa Mental: Teorema de Pitágoras

Mapa Mental: Teorema de Pitágoras

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Exemplo

1.Calcule a medida da hipotenusa do triângulo retângulo presente na figura a seguir.

Teorema de Pitágoras: exemplo 01

Solução:

Observe que 3 cm e 5 cm são as medidas dos catetos do triângulo acima. A outra medida refere-se ao lado oposto ao ângulo reto, portanto, a hipotenusa. Usando o teorema de Pitágoras, teremos:

a2 = b2 + c2

a2 = 42 + 32

a2 = 16 + 9

a2 = 25

a = √25

a = 5

A hipotenusa desse triângulo mede 5 centímetros.

2. O lado oposto ao ângulo reto de um triângulo retângulo mede 15 centímetros e um dos outros dois lados mede 12 centímetros. Calcule a medida do terceiro lado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Solução:

O lado oposto ao ângulo reto é a hipotenusa. Os outros dois são catetos. Representando o cateto que falta pela letra b, podemos usar o teorema de Pitágoras para descobrir a terceira medida. Basta lembrar que ela também é um cateto. Sendo assim, teremos:

a2 = b2 + c2

152 = b2 + 122

Observe que a medida da hipotenusa foi colocada no lugar da letra a, pois essa letra representa essa medida. Resolvendo a equação, encontraremos o valor de b:

225 = b2 + 144

225 – 144 = b2

81 = b2

b2 = 81

b = √81

b = 9

O terceiro lado mede 9 centímetros.

3. (Enem 2006) Na figura abaixo, que representa o projeto de uma escada com 5 degraus de mesma altura, o comprimento total do corrimão é igual a:

Teorema de Pitágoras: exemplo 3

a) 1,8 m.

b) 1,9 m.

c) 2,0 m.

d) 2,1 m.

e) 2,2 m.

Solução:

Observe o seguinte triângulo retângulo sobre o corrimão da imagem do exercício.

Teorema de Pitágoras: Solução do exemplo 3

Perceba que o comprimento do corrimão é igual à soma 30 + a + 30 e que “a” é a medida da hipotenusa do triângulo colocado sobre a imagem. Além disso, note que b = 90 e que c = 24 + 24 + 24 + 24 + 24 = 120. Assim, para descobrir a medida de a, faremos:

a2 = b2 + c2

a2 = 902 + 1202

a2 = 8100 + 14400

a2 = 22500

a = √22500

a = 150 centímetros.

A medida do corrimão é 30 + 150 + 30 = 210 cm ou 2,1 m.

Gabarito: letra D.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é o teorema de Pitágoras?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-teorema-de-pitagoras.htm. Acesso em 24 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique para descobrir o que são as dimensões do espaço e como elas influenciam na construção das figuras e sólidos geométricos.
Você sabe o que são cônicas? O círculo, a elipse, a hipérbole e a parábola estão entre essas figuras geométricas planas, que são obtidas pela intersecção de um cone duplo de revolução com um plano. Conheça ainda as definições básicas e aprenda as equações reduzidas de cada uma dessas figuras. Clique e saiba mais!
Existem apenas cinco classes de poliedros que podem ser classificados como poliedros de Platão. Descubra aqui quais são eles!
Clique para descobrir o que são polígonos convexos e regulares!
Clique e aprenda o que são seno, cosseno e tangente e conheça também tabelas completas com os valores dessas razões trigonométricas para cada ângulo.
Clique e aprenda o que é a condição de existência de um triângulo e saiba como usá-la e seus fundamentos.
Aprenda o que é a área do triângulo, descubra como calculá-la e entenda os fundamentos que determinam sua fórmula.
Clique e aprenda o que é a distância entre dois pontos e conheça a demonstração de sua fórmula.
Clique para saber o que é uma elipse e obtenha informações e exemplos dessa figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone. Descubra quais são os elementos da elipse e veja ainda suas definições básicas. Aprenda também a definição formal e as equações reduzidas dessa figura.
Descubra o que é geometria analítica, conheça suas bases e aprenda sobre a distância entre dois pontos, um dos conceitos mais importantes desse tema.
Clique para obter algumas aplicações possíveis do teorema de Pitágoras em situações reais.
Entenda o que é uma expressão algébrica e aprenda a fatorá-la. Saiba também o que é um monômio e o que é um polinômio.
Clique para aprender a fórmula do teorema de Pitágoras e como usá-lo, além de conferir um incrível mapa mental e exercícios resolvidos sobre o tema.
Clique e veja quais são os cálculos que podem envolver a Trigonometria de um triângulo retângulo.
Confira a lista de exercícios sobre aplicações do Teorema de Pitágoras que o Brasil Escola preparou para você e fique craque em triângulos retângulos!
Clique aqui e resolva esta lista para testar seus conhecimentos na resolução de questões envolvendo o teorema de Pitágoras, conteúdo essencial da geometria.