Fundo Menu

Probabilidade

Probabilidade é o estudo das chances de ocorrência de um resultado, que são obtidas pela razão entre casos favoráveis e casos possíveis.

A probabilidade é conceito presente nos jogos com dados

Probabilidade é um ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas. É por meio de uma probabilidade, por exemplo, que podemos saber desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chance de erro em pesquisas.

Para compreender esse ramo, é extremamente importante conhecer suas definições mais básicas, como a fórmula para o cálculo de probabilidades em espaços amostrais equiprováveis, probabilidade da união de dois eventos, probabilidade do evento complementar etc.

Experimento aleatório

É qualquer experiência cujo resultado não seja conhecido. Por exemplo: ao jogar uma moeda e observar a face superior, é impossível saber qual das faces da moeda ficará voltada para cima, exceto no caso em que a moeda seja viciada (modificada para ter um resultado mais frequentemente).

Suponha que uma sacola de supermercado contenha maçãs verdes e vermelhas. Retirar uma maçã de dentro da sacola sem olhar também é um experimento aleatório.

Ponto amostral

Um ponto amostral é qualquer resultado possível em um experimento aleatório. Por exemplo: no lançamento de um dado, o resultado (o número que aparece na face superior) pode ser 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Então, cada um desses números é um ponto amostral desse experimento.

Espaço amostral

O espaço amostral é o conjunto formado por todos os pontos amostrais de um experimento aleatório, ou seja, por todos os seus resultados possíveis. Dessa maneira, o resultado de um experimento aleatório, mesmo que não seja previsível, sempre pode ser encontrado dentro do espaço amostral referente a ele.

Como os espaços amostrais são conjuntos de resultados possíveis, utilizamos as representações de conjuntos para esses espaços. Por exemplo: O espaço amostral referente ao experimento “lançamento de um dado” é o conjunto Ω, tal que:

Ω = {1, 2, 3, 4, 5, 6}

Esse conjunto também pode ser representado pelo diagrama de Venn ou, dependendo do experimento, por alguma lei de formação.

O número de elementos dos espaços amostrais é representado por n(Ω). No caso do exemplo anterior, n(Ω) = 6. Lembre-se de que os elementos de um espaço amostral são pontos amostrais, ou seja, resultados possíveis de um experimento aleatório.

Evento

Os eventos são subconjuntos de um espaço amostral. Um evento pode conter desde zero a todos os resultados possíveis de um experimento aleatório, ou seja, o evento pode ser um conjunto vazio ou o próprio espaço amostral. No primeiro caso, ele é chamado de evento impossível. No segundo, é chamado de evento certo.

Ainda no experimento aleatório do lançamento de um dado, observe os seguintes eventos:

A = Obter um número par:

A = {2, 4, 6} e n(A) = 3

B = Sair um número primo:

B = {2, 3, 5} e n(B) = 3

C = Sair um número maior ou igual a 5:

C = {5, 6} e n(C)= 2

D = Sair um número natural:

D = {1, 2, 3, 4, 5, 6} e n(D) = 6

Espaços equiprováveis

Um espaço amostral é chamado equiprovável quando todos os pontos amostrais dentro dele têm a mesma chance de ocorrer. É o caso de lançamentos de dados ou de moedas não viciados, escolha de bolas numeradas de tamanho e peso idênticos etc.

Um exemplo de espaço amostral que pode ser considerado não equiprovável é o formado pelo seguinte experimento: escolher entre tomar sorvete ou fazer caminhada.

Cálculo de probabilidades

As probabilidades são calculadas dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis, ou seja:

n(Ω)

Nesse caso, E é um evento que se quer conhecer a probabilidade, e Ω é o espaço amostral que o contém.

Por exemplo, no lançamento de um dado, qual a probabilidade de sair o número um?

Nesse exemplo, sair o número um é o evento E. Assim, n(E) = 1. O espaço amostral desse experimento contém seis elementos: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Logo, n(Ω) = 6. Desse modo:

P = 1
      6

P = 0,1666…

P = 16,6%

Outro exemplo: qual a probabilidade de obtermos um número par no lançamento de um dado?

Os números pares possíveis em um dado são 2, 4 e 6. Logo, n(E) = 3.

P = 3
      6

P = 0,5

P = 50%

Observe que as probabilidades sempre resultarão em um número dentro do intervalo 0 ≤ x ≤ 1. Isso acontece porque E é um subconjunto de Ω. Dessa maneira, E pode conter desde zero até, no máximo, o mesmo número de elementos que Ω.

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "Probabilidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/probabilidade.htm. Acesso em 05 de julho de 2022.

Suponhamos que a cor dos olhos seja estabelecida por pares de genes, onde C seja dominante para olho escuro e c recessivo para olho claro. Um homem que possua os olhos escuros, mas com mãe de olhos claros, casou-se com uma mulher de olhos claros cujo pai possui olhos escuros. Determine a probabilidade de nascer uma menina de olhos claros.

(MACK – SP)

A probabilidade de um casal ter um filho do sexo masculino é 0,25. Determine a probabilidade de o casal ter dois filhos de sexos diferentes.

Artigos Probabilidade

Pessoa riscando números em uma cartela da Mega-Sena.

Chances de ganhar na Mega-Sena

Clique aqui, descubra quais são as chances de ganhar na Mega-Sena e saiba como calcular essas chances.

Ensaio Binomial

Calculando experimentos binomiais.

Eventos independentes

Probabilidade, Probabilidade condicional, o que é probabilidade condicional, evento, espaço amostral, evento vazio, complementar de um evento, representação do evento, Representação de espaço...

O lançamento de dados é um exemplo de probabilidade.

Generalidades da Probabilidade

Ponto Amostral, Espaço Amostral, Ocorrência de um evento, O que é evento, Evento Impossível, Evento vazio, Evento certo, Evento Complementar, Simbologia dos termos da probabilidade.

História da Probabilidade

O estudo da probabilidade ao longo da história.

Método Binomial

Determinando a probabilidade de um casal ter filhos do sexo feminino ou masculino.

Má interpretação e desconhecer matemática básica podem interferir na resolução de problemas de probabilidade
Matemática

Os três erros mais cometidos no cálculo de probabilidade

Clique e veja quais são os três erros mais cometidos no cálculo de probabilidade e conheça algumas dicas para evitá-los.

A probabilidade condicional leva em consideração eventos condicionantes.

Probabilidade condicional

Entenda o que é a probabilidade condicional e conheça a fórmula que utilizamos para calculá-la. Observe alguns exemplos sobre o tema e resolva questões.

Os dados são objeto de estudo da probabilidade.
Matemática

Probabilidade da união de dois eventos

Conheça a probabilidade da união de dois eventos e aprenda a calculá-la. Resolva, ainda, problemas sobre o tema para testar seus conhecimentos.

Probabilidade de eventos simultâneos

Cálculo da intersecção de dois eventos com exemplos resolvidos

Probabilidade de um Evento Complementar

Situações envolvendo condições de restrição da probabilidade de um evento.

Probabilidade e Genética

Cálculo de probabilidades.

Probabilidade na Loto Fácil

Acertando as dezenas na loto fácil.

Propriedades da Probabilidade

Possibilidades de um evento acontecer.

Estude agora