Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que são polígonos convexos e regulares?

O que é?

O que são polígonos convexos e regulares? Essa categorização baseia-se no formato e medidas de lados e ângulos.
Pentágono, hexágono e heptágono convexos e regulares
Pentágono, hexágono e heptágono convexos e regulares
PUBLICIDADE

Polígonos convexos e regulares são classificações dessas figuras geométricas em relação à sua forma. Para melhor compreensão desses conceitos classificatórios, é necessário conhecer alguns outros conceitos básicos acerca dos polígonos.

Um polígono é uma região do plano formada pela união de uma linha fechada – que, por sua vez, é formada por segmentos de reta chamados de lados – e todos os pontos interiores a essa linha.

São exemplos de polígonos os triângulos, os quadrados, os retângulos e os paralelogramos. Além deles, todas as figuras geométricas que seguem o padrão de construção desses exemplos também são polígonos, como é o caso dos pentágonos, hexágonos, heptágonos etc.

Exemplos de polígonos
Exemplos de polígonos

Não são polígonos, portanto, figuras que apresentam em um de seus lados, no lugar de um segmento de reta, uma curva qualquer ou que dois de seus lados cruzam-se.

Exemplos de não polígonos
Exemplos de não polígonos

Um polígono é convexo quando, dados dois pontos A e B quaisquer em seu interior, é impossível encontrar um segmento de reta AB com pelo menos um ponto no exterior do polígono, ou seja, tomando dois pontos A e B dentro de um polígono, se o segmento AB sempre estiver inteiramente no interior do polígono, independentemente da localização dos pontos A e B, esse polígono será convexo.

Exemplos de polígonos convexos e não convexos
Exemplos de polígonos convexos e não convexos

Na imagem acima, observe que o polígono S possui uma espécie de “boca” entre os pontos C e E. Note também que o ponto D avança para o interior do polígono. Esse polígono não é convexo, fato que pode ser notado pela parte destacada do segmento AB. Essa parte está no exterior do polígono, enquanto os pontos A e B são interiores a ele. Conforme a definição anterior, o polígono S não é um polígono convexo.

Em relação ao polígono T, qualquer localização observada para os pontos A' e B' gera um segmento de reta A'B' totalmente interior ao polígono. Portanto, o polígono T é convexo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Polígonos regulares são polígonos convexos que possuem todos os lados congruentes e todos os ângulos internos também congruentes. É importante ressaltar que os ângulos e lados não precisam ter a mesma medida – afirmar que eles possuem a mesma medida sequer faz sentido. Então, a definição geralmente fala “lados congruentes e ângulos internos também congruentes” para evitar esse tipo de confusão.

Dessa forma, qualquer polígono em que todos os lados e ângulos possuem a mesma medida é chamado de polígono regular.

Exemplos de polígonos regulares e não regulares
Exemplos de polígonos regulares e não regulares

Na imagem acima, o polígono S é regular por estar de acordo com a definição. Por outro lado, o polígono T não é regular. Apesar de a figura parecer um polígono regular, um dos lados desse polígono possui medida diferente da medida dos demais.

Um polígono qualquer possui os seguintes elementos:

1 – Lados: segmentos de reta constituintes do contorno de um polígono;

2 – Vértices: pontos de encontro entre os lados.

Um polígono convexo, além dos elementos citados acima, possui os seguintes elementos:

3 – Ângulos internos: ângulos formados por dois lados consecutivos na região interior do polígono.

4 – Ângulos externos: são formados por um lado e o prolongamento do lado consecutivo a ele. Dessa forma, a soma entre um ângulo interno e um ângulo externo pertencentes ao mesmo vértice é sempre igual a 180°.

5 – Diagonais: segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono.

Exemplos dos elementos de um polígono convexo
Exemplos dos elementos de um polígono convexo

Na imagem acima, os vértices são os pontos A, B, C, D e E. Os lados são AB, BC, CD, DE e EA. As diagonais são as linhas pontilhadas. No vértice A, α é o ângulo interno e β é o ângulo externo.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que são polígonos convexos e regulares?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-sao-poligonos-convexos-regulares.htm. Acesso em 04 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique para descobrir o que são as dimensões do espaço e como elas influenciam na construção das figuras e sólidos geométricos.
Descubra o que são diagonais dos polígonos, quantas diagonais partem de um único vértice e qual a expressão para calcular o número total delas.
Clique para aprender o que são quadriláteros e suas propriedades e definições específicas com as quais são construídas suas classificações.
Entenda o que são os ângulos opostos pelo vértice e suas propriedades, além de conferir alguns exemplos.
Clique para descobrir o que é geometria, quais são os conceitos discutidos por ela e alguns fatos históricos interessantes a respeito de seu surgimento.
Descubra o que é losango, qual é a principal característica dessa figura geométrica e algumas de suas propriedades mais importantes.
Clique para descobrir o que é o teorema de Tales, quais conhecimentos o fundamentam e para obter exemplos resolvidos e comentados sobre esse tema.
Aprenda o que é o teorema de Pitágoras: um modo de calcular a medida de um dos lados de um triângulo retângulo.
Confira a definição de paralelogramo, suas características fundamentais, elementos constituintes e propriedades.
Clique e aprenda o que é uma pirâmide, como ela é definida formalmente, seus elementos e características fundamentais.
Aprenda a classificar um polígono de acordo com o número de lados. Diferencie também um polígono convexo de um não convexo e um regular de um irregular.
Proporcionalidade na Geometria.
Saiba o que são os polígonos e quais são seus elementos. Conheça o método de dar nome aos polígonos e como fazemos a soma dos ângulos internos e externos.