Whatsapp

O que é equação?

O que é?

O que é equação? Trata-se de uma expressão algébrica munida de uma igualdade: relação que permite encontrar os resultados da equação.
PUBLICIDADE

Equação é uma expressão algébrica que contém uma igualdade. Ela foi criada para ajudar as pessoas a encontrarem soluções para problemas nos quais um número não é conhecido. Sabendo que a soma de dois números consecutivos é igual a 11, por exemplo, é possível encontrar esses dois números por meio de equações.

Antes de aprender a resolver equações, é preciso compreender o significado da definição dada acima.

Expressões algébricas

Expressões algébricas são um conjunto de operações matemáticas básicas aplicadas a números conhecidos e a números desconhecidos. Para representar esses números desconhecidos, são utilizadas letras. É mais comum utilizar as letras x e y, mas isso não significa que elas são as únicas. Em alguns casos, são utilizadas letras do alfabeto grego e até símbolos diversos.

Observe os exemplos de expressões algébricas abaixo:

1) 12x2 + 16y + 4ab

2) x + y

3) 4 + 7a

Todas essas expressões possuem letras representando números e números sendo somados e multiplicados.

Igualdade

Toda expressão algébrica que possuir uma igualdade em sua composição será chamada de equação. Observe alguns exemplos:

1) x + 2 = 7

2) 12x2 + 16y + 4ab = 7

3) 1:x = 3

A igualdade é o que permite encontrar os resultados de uma equação. É a igualdade que relaciona uma operação matemática aplicada em alguns números com o seu resultado. Portanto, a igualdade é peça fundamental ao procurar os resultados de uma equação.

Por exemplo: Dada a equação x – 14 = 8, qual é o valor de x?

Ora, sabemos que x é um número que, subtraído por 14, tem 8 como resultado. Observe que é possível pensar em um resultado “de cabeça” ou pensar em uma estratégia para resolver essa equação. A estratégia pode ser obtida da seguinte maneira: Se x é um número que, subtraído de 14, resulta em 8, então, para encontrar x, basta somar 14 com 8. Desse modo, podemos escrever a seguinte linha de raciocínio:

x – 14 = 8

x = 8 + 14

x = 22

Somando 14 e 8, teremos 22 como resultado.

Grau de uma equação

O grau de uma equação está relacionado com a quantidade de incógnitas que ela possui. Dizemos que uma equação é de grau 1 quando o maior expoente das suas incógnitas é 1. Uma equação possui grau 2 quando o maior expoente das suas incógnitas é 2 e assim por diante. O grau também pode ser dado pelo produto de incógnitas diferentes. Por exemplo: a equação xy + 2 = y é uma equação de grau 2 porque possui um produto entre duas incógnitas de expoente 1.

O grau de uma equação determina quantas soluções a equação possui. Desse modo, uma equação de grau 1 possui apenas 1 resultado (um valor possível para a incógnita); uma equação de grau 2 possui dois resultados e assim sucessivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Solução de equações

Uma das estratégias de resolução de uma equação faz uso do pensamento acima. Repare que, observando as duas equações (x – 14 = 8 e x = 8 + 14), é possível imaginar que o número 14 trocou de lado da igualdade com um efeito colateral: trocou o seu sinal de negativo para positivo. Essa é uma das regras para solução de equações que estão listadas a seguir:

Regra 1 – Do lado direito da igualdade, só permanecem números que não possuem incógnita; do lado esquerdo, apenas números que possuem;

Regra 2 – Para trocar números de lado, possuindo ou não incógnita, é necessário trocar o sinal deles;

Regra 3 – Feitos os passos 1 e 2, realize os cálculos que forem possíveis. Lembre-se de que os números que possuem incógnita podem ser somados se a incógnita for a mesma. Para isso, some apenas o número que as acompanha.

Regra 4 – Ao final, deve-se isolar a incógnita. Para isso, o número que a acompanha deverá ser passado para o lado direito da equação dividindo os seus componentes.

Regra 5 – Se for necessário trocar de lado um número que está no denominador de uma fração, ele deverá passar para o outro lado multiplicando.

Exemplos

1) Qual o valor de x na equação 4x + 4 = 2x – 8?

Solução: Seguindo a primeira e segunda regras, obteremos a seguinte linha de raciocínio:

4x + 4 = 2x – 8

4x – 2x = – 8 – 4

Agora, realize a terceira regra para obter:

2x = – 12

Por fim, realize a regra 4:

2x = – 12

x = –12
      2

x = – 6

Portanto, o valor de x é – 6.

2) Sabendo que a soma de dois números consecutivos é igual a 11, quais são esses dois números?

Solução: Observe que os números são desconhecidos, mas são consecutivos. Ser consecutivo significa que o segundo é uma unidade maior que o primeiro. Por exemplo, 1 e 2 são consecutivos porque 2 é uma unidade maior que 1. Se os números consecutivos são desconhecidos, representaremos eles por uma letra (no caso x) e somaremos 1 ao primeiro para obter o segundo. Além disso, sabendo que a soma entre os dois tem 11 como resultado, podemos escrever:

x + (x + 1) = 11

x + x + 1 = 11

Pelas regras 1 e 2, obtenha:

x + x = 11 – 1

Pela regra 3, observe o resultado:

2x = 10

Utilizando a regra 4, obtenha:

2x = 10

x = 10
      2

x = 5

Como x representava o primeiro número, então os números consecutivos cuja soma tem 11 como resultado são 5 e 6.

 

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Equações são expressões algébricas que possuem igualdade
Equações são expressões algébricas que possuem igualdade

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é equação?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-equacao.htm. Acesso em 06 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Clique e aprenda o que são equações incompletas do segundo grau e conheça um método simples de resolvê-las.
Você sabe o que é uma equação do 2° grau e como resolvê-la? Tire suas dúvidas aqui!
Clique para aprender o que é discriminante de uma equação do segundo grau e descubra como ele pode ser usado para resolver diversos problemas.
Entenda o que é uma dízima periódica. Saiba como representá-la na forma fracionária, ou seja, sua fração geratriz. Veja também as dízimas simples e as compostas.
Clique para saber o que é uma elipse e obtenha informações e exemplos dessa figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone. Descubra quais são os elementos da elipse e veja ainda suas definições básicas. Aprenda também a definição formal e as equações reduzidas dessa figura.
Clique e descubra o que é uma função do segundo grau e aprenda a encontrar suas raízes e a construir seu gráfico.
Aprenda o que é fórmula de Bháskara e descubra como usá-la para determinar os resultados de uma equação do segundo grau.
Clique e descubra o que é o gráfico da função do 2° grau e conheça uma técnica para construí-lo.
Clique para aprender o que é o método de completar quadrados, uma das técnicas que podem ser usadas para calcular equações do segundo grau.
Descubra o que é parábola e quais seus principais elementos e aprenda uma forma de determinar suas equações com base na distância entre seus pontos.
Você sabe como funciona uma balança de pratos? Aprenda a utilizar essa ideia para fazer uma introdução à Equação do 1º Grau.
Formando pares ordenados a partir equações com duas variáveis.
Aprenda o que é uma equação do primeiro grau com uma incógnita. Saiba como resolvê-la e determinar o valor de sua incógnita.
Conheça os responsáveis pela resolução de uma equação do 2º grau.
Resolvendo equações algébricas fracionárias.
Equação de 1º grau, Equação, Equação equivalente, Igualdade, Igualdade matemática, Princípios da igualdade, Princípio aditivo da igualdade, Princípio multiplicativo da igualdade.
Determinando a raiz de uma equação do 2º grau incompleta.
Entenda o que é uma equação do 2º grau. Aprenda como calcular suas raízes e a fórmula de Bhaskara. Saiba também como resolver um sistema de equações do 2º grau.