Whatsapp

O que são seno, cosseno e tangente?

O que é?

O que são seno, cosseno e tangente? Essas divisões entre lados de um triângulo retângulo são usadas para relacionar medidas de lados e ângulos desse polígono.
PUBLICIDADE

Seno, cosseno e tangente são divisões realizadas entre as medidas de lados de um triângulo retângulo. Elas podem ser usadas para relacionar essas medidas de lados a medidas de ângulos, formando um estudo conhecido como Trigonometria. Essas divisões são conhecidas como razões trigonométricas.

Definição de seno, cosseno e tangente

Se consideramos um triângulo retângulo qualquer e fixamos um dos outros dois ângulos α, temos:

senα = cateto oposto a α
           hipotenusa

cosα = cateto adjacente a α
         hipotenusa

tgα =    cateto oposto a α    
       cateto adjacente a α

Cateto oposto, cateto adjacente e hipotenusa são os lados do triângulo retângulo. Para compreender melhor essas razões, é importante conhecer bem esses lados como elementos do triângulo retângulo.

Elementos do triângulo retângulo

Para ser chamado triângulo retângulo, esse polígono, necessariamente, precisa ter um ângulo reto. O lado de um triângulo retângulo que se opõe ao ângulo reto é chamado hipotenusa. Esse lado também é o maior desses triângulos. Os outros dois lados são chamados catetos.

Fixando um dos outros dois ângulos (α), poderemos determinar qual dos dois catetos é oposto e qual deles é adjacente a esse ângulo. O cateto que não é um dos lados do ângulo é o cateto oposto. O outro é o cateto adjacente.

A imagem a seguir mostra um exemplo de um triângulo retângulo com seus elementos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O cateto oposto ao ângulo α é o lado AB, o cateto adjacente é o lado AC e a hipotenusa é o lado BC.

Valores de seno, cosseno e tangente

Seno, cosseno e tangente têm como resultados números reais que variam de acordo com a variação do ângulo α. Dois triângulos retângulos que possuem também um ângulo com a medida α serão obrigatoriamente semelhantes. Assim, os resultados das razões trigonométricas avaliadas nesses dois triângulos serão iguais, já que seus lados são proporcionais.

Assim, independentemente dos comprimentos dos lados de um triângulo retângulo que possui um ângulo de 30°, por exemplo, o seno de 30° sempre será igual a 1/2, pois, em um triângulo retângulo que possui um ângulo de 30°, a hipotenusa tem o dobro do comprimento do cateto oposto a esse ângulo.

A tabela a seguir mostra os valores de seno cosseno e tangente dos ângulos notáveis, isto é, dos ângulos de 30°, 45° e 60°.

Esses valores podem ser encontrados por meio de cálculos nos quais conhecemos as medidas dos ângulos internos de um triângulo e de seus lados. Todo ângulo no intervalo de 1° a 89° possui valores de seno, cosseno e tangente. Esses valores podem ser encontrados na tabela completa a seguir:


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Seno, cosseno e tangente são razões trigonométricas
Seno, cosseno e tangente são razões trigonométricas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que são seno, cosseno e tangente?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-sao-seno-cosseno-tangente.htm. Acesso em 06 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Descubra o que são diagonais dos polígonos, quantas diagonais partem de um único vértice e qual a expressão para calcular o número total delas.
Saiba o que são números reais, as relações desses números com outros conjuntos numéricos e suas propriedades básicas!
Clique para aprender o que são as relações métricas no triângulo retângulo e como utilizá-las.
Clique e descubra o que é a lei dos cossenos e aprenda o modo correto de usá-la a partir de alguns exemplos desse conteúdo.
Clique para descobrir o que é o teorema de Tales, quais conhecimentos o fundamentam e para obter exemplos resolvidos e comentados sobre esse tema.
Aprenda o que é o teorema de Pitágoras: um modo de calcular a medida de um dos lados de um triângulo retângulo.
Clique e descubra o que é semelhança de triângulos e saiba alguns métodos práticos para determinar se essas figuras geométricas são semelhantes.
Clique e descubra o que é um trapézio, as classificações possíveis para essa figura e algumas de suas propriedades.
Clique para descobrir o que é trigonometria e como essa vertente da Matemática trata as relações fundamentais entre ângulos e lados dos triângulos!
Clique para entender o que é um triângulo e para conhecer seus elementos, propriedades e classificações.
Conheça o teorema de Tales, aprenda a calcular segmentos utilizando-o e entenda suas aplicações em triângulos. Confira também exemplos e exercícios.
Clique e aprenda a calcular as medidas dos lados de um triângulo qualquer por intermédio da lei dos senos!
Clique para aprender a fórmula do teorema de Pitágoras e como usá-lo, além de conferir um incrível mapa mental e exercícios resolvidos sobre o tema.
Saiba o que é um ângulo, aprenda a sua classificação e confira ainda exercícios resolvidos para testar seus conhecimentos.
Confira a definição de conjunto dos números reais, além de algumas propriedades básicas que o envolvem!
Clique para testar seus conhecimentos com estes exercícios sobre a semelhança entre triângulos e obtenha as resoluções comentadas das questões.
Clique para testar seus conhecimentos resolvendo exercícios sobre triângulo e confira a resolução comentada!
Clique para testar seus conhecimentos resolvendo exercícios sobre números reais e seus subconjuntos!
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Trigonometria no triângulo Retângulo e veja a resolução comentada.
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Trigonometria em um Triângulo qualquer e veja a resolução comentada.