Topo
pesquisar

Vertebrados

Animais

Os animais vertebrados são aqueles pertencentes ao filo dos cordados.
Os animais vertebrados são aqueles pertencentes ao filo dos cordados.
PUBLICIDADE

Responda rápido: O QUE É UM VERTEBRADO? Quem respondeu “um ser que possui vértebras” errou!

Nem todos os animais considerados vertebrados possuem, de fato, vértebras, como, por exemplo, as lampreias e feiticeiras – classificadas como agnatos. Vértebras completamente formadas são encontradas apenas nos gnatostomados – vertebrados com maxilas.

Todos os vertebrados possuem cabeça e crânio circundando o encéfalo, este formado por prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Possuem, também, na fase embrionária, a crista neural – formando estruturas como as cefálicas. São essas peculiaridades que os difere de todos os outros organismos vivos.

O tamanho relativamente grande também é uma característica que pode ser atribuída aos vertebrados – embora existam representantes invertebrados com tamanho considerável.

Este aumento de massa corporal fez com que houvesse uma necessidade da existência de sistemas mais especializados para desempenhar de forma ideal as funções fisiológicas dos organismos.

Músculos (músculo estriado esquelético, cardíaco e liso) e esqueleto interno também formam estruturas necessárias para que esses animais se adaptassem – além dos tecidos epitelial, conjuntivo, vascular, muscular e nervoso, responsáveis pela formação de órgãos. Possuem também pele e anexos como pelos, escamas, chifres, cornos, penas e unhas.

Esses animais podem respirar por brânquias ou pulmões e, ainda, pela pele. Excretam amônia, ureia ou ácido úrico.

Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Listagem de Artigos

artigos Vertebrados
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA