Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis)

O hipopótamo-pigmeu tem hábitos predominantemente terrestres
O hipopótamo-pigmeu tem hábitos predominantemente terrestres
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Artiodactyla
Família Hippopotamidae
Gênero Hexaprotodon
Espécie Choeropsis liberiensis

Os hipopótamos são animais de ocorrência restrita ao continente africano. Pertencem à Família Hippopotamidae, com apenas duas espécies vivas atualmente. Possuem patas com cascos e número par de dedos. Desta forma, são classificados na ordem dos artiodáctilos.

Além dos hipopótamos que costumamos encontrar em zoológicos, os Hippopotamus amphibius, existem os hipopótamos-pigmeus, os Choeropsis liberiensis. Como o nome sugere, são bem menores que os hipopótamos comuns, atingindo cerca de um metro e meio de comprimento, aproximadamente um metro de altura e peso que pode chegar aos 300 quilos.

Encontrados no Oeste da África, possuem hábitos herbívoros e atividade predominantemente noturna, tal como os hipopótamos da outra espécie. Mas, diferentemente deles, costumam ser solitários, e mais terrestres.

Suas patas são alongadas, a cabeça redonda, e os olhos não são protuberantes e se encontram mais nas laterais, se comparados aos dos hipopótamos comuns. Assim como eles, secretam substâncias que protegem a pele do sol, mas sua pele é mais macia.

Com expectativa de vida em torno de 40 anos, atingem a maturidade sexual aos cinco. O período de gestação é de aproximadamente duzentos dias, dando origem a um único filhote.

Em virtude da destruição de habitats e à caça ilegal, sua população tem decaído. A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), em 2008, passou a considerar que esta espécie se encontra em perigo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Vertebrados - Animais - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/hipopotamopigmeu-choeropsis-liberiensis.htm. Acesso em 14 de abril de 2024.

De estudante para estudante