close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Albatroz

O albatroz é uma ave marinha oceânica, ou seja, passa grande período de sua vida em mar aberto. Se alimenta de animais como peixes, crustáceos e moluscos.

O albatroz é uma ave marinha oceânica.
O albatroz é uma ave marinha oceânica.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Albatroz é o termo utilizado para fazer referência a um grupo de aves marinhas oceânicas. Esse animal passa grande parte de sua vida em mar aberto, visitando ilhas ou áreas costeiras no momento de reprodução e para cuidar de seus filhotes. Possui asas longas e estreitas, bico forte e pés com membranas interdigitais.

Não são ótimos mergulhadores, porém os albatrozes têm grande capacidade de voo. De acordo com o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, em todo o mundo, existem 22 espécies de albatrozes, sendo dez delas observadas no Brasil. A interação com operações de pesca e a poluição são dois fatores que ameaçam os albatrozes.

Saiba mais: Quais são as adaptações das aves ao voo?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o albatroz

  • Albatrozes são aves marinhas oceânicas migratórias.

  • Ficam grande parte do tempo em mar aberto, se aproximando de terra firme em poucas situações.

  • Fazem parte da ordem Procellariiformes e da família Diomedeidae.

  • Possuem asas longas e estreitas, bico forte e curvado e pés com membranas interdigitais.

  • Destacam-se pelo seu voo eficiente e sem esforço. Essas aves quase não batem as asas e aproveitam as correntes de vento para se deslocarem.

  • Alimentam-se, principalmente, de peixes, crustáceos e moluscos.

  • A pesca e a poluição ameaçam as espécies de albatrozes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do albatroz

O albatroz é uma ave marinha migratória. Dá-se o nome de aves marinhas a um grupo muito diversificado de espécies que conseguem seu alimento desde a linha de baixa-mar até o mar aberto. As aves marinhas podem ser classificadas em:

  • Costeiras: aquelas que conseguem seu alimento e se reproduzem dentro dos limites da plataforma continental e adjacências.

  • Oceânicas: aquelas que conseguem seu alimento especialmente no mar, utilizam o ambiente marinho pelágico na maior parte do tempo e refugiam-se em ilhas oceânicas para se reproduzir e descansar. O albatroz é uma ave marinha oceânica.

A ordem dos albatrozes é a Procellariiformes e sua família é a Diomedeidae, a qual se destaca por abranger as maiores aves voadoras do mundo. O albatroz-gigante, por exemplo, pode apresentar até 3,5 m de envergadura. Algumas das principais características do albatroz são:

  • pés providos de membranas interdigitais;

  • bico forte e curvado em gancho;

  • asas longas e estreitas;

  • plumagem espessa e impermeável.

A plumagem que esse animal possui é muito importante para manter seu corpo quente e seco e varia entre os tons de branco, pardo e negro-azulado. No entanto, ela faz com que o albatroz não seja um grande mergulhador.

Albatrozes sobrevoando o sul do oceano Atlântico, perto da remota ilha de Gough.
O albatroz apresenta asas longas e estreitas e pés providos de membranas interdigitais.

Apesar de não serem grandes mergulhadores, os albatrozes apresentam excelente capacidade de planar. Ao voarem, quase não batem as asas, mantendo-as abertas e aproveitando as correntes de vento. Para decolarem, eles percorrem vários metros da superfície da água ou do solo.

Por quase não baterem asas ativamente, são capazes de economizar energia, o que permite a realização de viagens mais longas. Algumas espécies são capazes de viajar até 800 km por dia. De acordo com o Projeto Albatroz, durante seu ciclo de vida, algumas espécies de albatrozes podem dar a volta ao mundo.

Assim como outras aves marinhas, os albatrozes precisam excretar o excesso de sal em seu corpo. Essa ação é feita por meio de glândulas situadas acima de cada olho, as quais retiram o cloreto de sódio do sangue e eliminam uma solução rica em sal por tubos nasais.

O albatroz é um animal que se alimenta de animais como peixes, moluscos e crustáceos. Seu bico em forma de gancho auxilia na captura de animais lisos e escorregadios. Essas aves também são observadas seguindo navios de modo a conseguir detritos de pesca.

Leia também: Gaivota — uma ave marinha costeira

Reprodução do albatroz

Albatrozes são animais que apresentam apenas um parceiro reprodutivo por toda a sua vida, sendo, portanto, uma espécie monogâmica. Em geral, esses animais se reproduzem uma vez por ano, mas em algumas espécies esse intervalo pode ser de dois anos ou mais. As fêmeas botam apenas um ovo a cada temporada reprodutiva. Elas colocam seus ovos em ninhos, os quais podem ser feitos de diferentes materiais, como areia, grama ou barro.

Ninho de albatroz na Ilha Prion, na Geórgia do Sul.
Os albatrozes fazem ninhos em locais isolados.

Os ninhos geralmente são feitos em ilhas isoladas, e o período de incubação varia entre 68 e 79 dias. O casal se reveza na incubação, em turnos que variam de um dia a três semanas. Esse revezamento é importante, uma vez que a distância do ninho até a fonte de alimento é grande.

O cuidado dos filhotes é feito pelo macho e pela fêmea, ou seja, eles também se revezam nessa tarefa. Os filhotes demoram muito tempo até aprenderem a voar e sair do ninho. Em algumas espécies, o processo pode levar mais de 280 dias.

Ameaças ao albatroz

Os albatrozes são espécies que, assim como outros animais, sofrem com a ação nociva dos seres humanos ao meio ambiente. A poluição aquática é extremamente prejudicial para esses animais, os quais frequentemente ingerem lixo acidentalmente por confundi-los com alimento.

Além disso, albatrozes são capturados acidentalmente em operações de pesca. Embarcações espinheleiras, por exemplo, são comumente relacionadas com a morte desses animais. Essas embarcações realizam pesca com foco em peixes grandes longe da costa e utilizam anzóis com iscas que acabam atraindo essas aves. Ao capturarem as iscas, os albatrozes são fisgados e acabam se afogando.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Albatroz"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/albatroz.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


O Esquadrão Suicida: contrato social e valores morais

O Esquadrão Suicida (meio continuação e meio reboot de Esquadrão Suicida) estreia com grandes promessas. Vem comigo...

Aulão Pré-Enem 2019 - Oficina do Estudante

No dia 26 de outubro, transmitimos, juntamente com o Oficina do Estudante, um aulão pré-Enem! Você, que vai fazer...