Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hipopótamo comum (Hippopotamus amphibius)

Hipopótamo: um dos maiores mamíferos terrestres do planeta
Hipopótamo: um dos maiores mamíferos terrestres do planeta
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Artiodactyla
Família Hippopotamidae
Gênero Hippopotamus
Espécie Hippopotamus amphibius

Os hipopótamos são animais de ocorrência restrita ao continente africano. Pertencem à Família Hippopotamidae, com apenas duas espécies vivas atualmente. Possuem patas com cascos e número par de dedos. Desta forma, são classificados na ordem dos artiodáctilos.

Os hipopótamos que costumamos encontrar em zoológicos são da espécie Hippopotamus amphibius. Estes costumam viver em bandos, próximos a rios ou lagos, e possuem hábitos herbívoros. Seus caninos inferiores crescem continuamente, podendo se apresentar com mais de 50 centímetros, e com até cinco quilos.

São animais de hábitos anfíbios: durante o dia, permanecem submersos na água e à noite, período em que desempenham a maioria de suas atividades, mantêm-se em terra firme. Entretanto, o acasalamento, nascimento e amamentação ocorrem dentro d'água. Uma das adaptações a este modo de vida é a presença de membranas interdigitais.

A pele, exceto nos lábios, orelhas e ponta da cauda, não apresenta pelos; e secreta uma substância, de cor avermelhada, que protege o animal do sol. Com uma espessa camada de gordura subcutânea, hipopótamos adultos podem pesar até três toneladas, no caso dos machos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A gestação tem duração compreendida de 227 a 240 dias, e tende a dar origem a um único indivíduo.

A expectativa deste animal, na natureza, é de 40 anos. Entretanto, por invadir plantações, ter suas presas muito visadas, e pela perda de habitats em decorrência da ocupação humana, sua população está em declínio. Em 2008, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) considerou seu estado de conservação vulnerável.

Curiosidade: territorialistas, os Hippopotamus amphibius defendem seu espaço vorazmente. Por este motivo, a espécie é considerada uma das mais agressivas do reino animal.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Hipopótamo comum (Hippopotamus amphibius)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/hipopotamo.htm. Acesso em 11 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Relativismo moral

Uma posição relativista é aquela que entende que não há um padrão certo e seguro para determinar-se o valor de...

Talibã e a retomada do poder no Afeganistão

Assista à videoaula e conheça o grupo radical fundamentalista Talibã. Entenda seu processo de formação e ascensão...