Topo
pesquisar

Insetos

Biologia

Os insetos formam um grupo de animais invertebrados que se destaca pela presença de asas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e a presença de seis pernas.
PUBLICIDADE

 

Os insetos, animais do filo dos artrópodes, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Alguns representantes são muitos conhecidos, tais como os besouros, borboletas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas, entre outros.

Por que os insetos possuem esse sucesso evolutivo?

Os insetos dominam praticamente todos os ambientes do planeta, e isso acontece por razões específicas. Entre as principais características que garantem o sucesso dos insetos, está a presença de exoesqueleto, comum a outros artrópodes, presença de asas que garantem o voo, ovos resistentes e desenvolvimento indireto, o que garante que adultos e jovens não apresentem competição por recursos.

Principais características de um inseto

Os insetos, como todos os outros artrópodes, apresentam um exoesqueleto resistente, pernas articuladas e músculos desenvolvidos. As características que diferenciam esse grupo dos demais artrópodes são estas:

  • Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;

  • Três pares de pernas;

  • Dois pares de asas (presentes na maioria das espécies);

  • Um par de antenas;

  • Um par de olhos compostos;

  • Peças bucais aparentes.

Observe as principais partes do corpo de um inseto.

Observe as principais partes do corpo de um inseto.

Além das características morfológicas, podemos citar como características importantes dos insetos as trocas gasosas realizadas por traqueias, a excreção por meio do túbulos de Malpighi e o sistema circulatório aberto, que apresenta como função principal transportar nutrientes. O sistema nervoso é formado por gânglios nervosos ventrais que saem de um cérebro localizado na cabeça.

Desenvolvimento dos insetos

Os insetos são animais que apresentam desenvolvimento direto ou indireto, a depender da espécie estudada. No desenvolvimento direto, jovens e adultos diferenciam-se, normalmente, pelo tamanho e maturidade sexual. Já os que possuem desenvolvimento indireto sofrem metamorfose, que pode ser incompleta ou completa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos insetos com metamorfose incompleta ou gradual, observa-se o desenvolvimento hemimetábolo, isto é, poucas mudanças são observadas e elas surgem após algumas mudas sucessivas. O estágio imaturo é chamado de ninfa, quando terrestre, e náiades, quando aquáticos. Um exemplo de inseto que realiza esse desenvolvimento é o gafanhoto.

Nos insetos com metamorfose completa, o desenvolvimento é holometábolo. Nesse caso, são observadas muitas variações no corpo do organismo. Nas borboletas, por exemplo, verifica-se a presença de uma larva, depois a fase de pupa e, somente após essas fases, o animal torna-se completamente adulto.

Insetos possuem importância ecológica e econômica?

Apesar de aterrorizarem algumas pessoas, os insetos exercem papel importante no meio ambiente, não podendo ser, portanto, eliminados por completo. Um dos papeis principais dos insetos é a polinização das angiospermas, ou seja, das plantas floríferas. Entretanto, apesar de ajudarem na reprodução, os insetos também prejudicam as plantas. As lagartas, por exemplo, ingerem uma grande quantidade de tecido vegetal.

Além disso, alguns insetos estão relacionados com a decomposição da matéria orgânica, uma vez que se alimentam de restos orgânicos. Vale destacar também a importância desses animais para as cadeias alimentares, servindo de alimento para várias espécies e alimentando-se de outras.

Os insetos também são responsáveis pela produção de itens de valor econômico, tais como mel, seda e cera. Do ponto de vista médico, os insetos, infelizmente, são vetores de doença, como o mosquito-da-dengue (Aedes aegypti), e desencadeiam acidentes graves em algumas pessoas, como é o caso das abelhas, que possuem ferrão inoculador de veneno.

Curiosidade: Alguns autores sugerem que existam muito mais espécies de insetos (cerca de 30 milhões de espécies). Entretanto, vale destacar que atualmente é descrito um número superior a 750.000, muito distante dos 30 milhões.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Insetos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/insetos.htm>. Acesso em 18 de janeiro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Entre as características indicadas a seguir, qual não é encontrada em um inseto?

a) Olhos compostos.

b) Dois pares de asas.

c) Um par de antenas.

d) Corpo dividido em cefalotórax e abdome.

e) Peças bucais aparentes.

Questão 2

Uma mulher entra em seu quarto e encontra um artrópode com o corpo comprido e um par de pernas por segmento do corpo. Ela chama o marido desesperadamente para que ele mate o que ela julga ser um inseto. A mulher está correta na classificação?

a) Sim, pois insetos são animais que têm corpo segmentado.

b) Sim, pois todo inseto apresenta apenas um par de pernas por segmento.

c) Não, pois insetos não possuem corpo alongado, sendo sempre de tamanho reduzido.

d) Não, pois insetos possuem apenas três pares de pernas.

e) Não, pois um par de pernas por segmento é encontrado em aracnídeos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola