Topo
pesquisar

Coração dos vertebrados

Animais

O coração dos vertebrados apresenta várias diferenças anatômicas de um grupo para outro, principalmente em relação ao número de átrios e ventrículos.
PUBLICIDADE

O coração é um órgão muscular pertencente ao sistema cardiovascular. Apresenta como função o bombeamento de sangue por todo o corpo, sendo responsável, portanto, por garantir o transporte de nutrientes e gases. Todos os animais vertebrados possuem esse órgão, mas é possível observar diferenças anatômicas entre os grupos.

Coração dos peixes

Os peixes são animais aquáticos que possuem um coração relativamente primitivo, que é composto por duas câmaras dispostas em série: um átrio e um ventrículo. O sangue que passa pelo coração dos peixes é rico em gás carbônico e é bombeado pelo coração até as brânquias para que ocorram as trocas gasosas. Esse sangue, que se tornou rico em oxigênio após as trocas gasosas, é levado para todo o corpo, retornando posteriormente rico em gás carbônico para o coração. A circulação dos peixes é, portanto, simples, pois passa apenas uma vez por esse órgão para completar o circuito.

Coração dos anfíbios

O coração dos anfíbios apresenta três cavidades: dois átrios completamente separados e um ventrículo. Pelo átrio esquerdo, o coração recebe sangue rico em oxigênio proveniente dos pulmões. O átrio direito recebe sangue venoso proveniente do corpo. Os dois tipos de sangue encontram-se no ventrículo. É importante salientar que, nos anfíbios, em virtude da respiração cutânea, o sangue que realizou trocas gasosas na pele e está rico em oxigênio junta-se ao sangue rico em gás carbônico no átrio direito. Diferentemente dos peixes, a circulação dos anfíbios é dupla, uma vez que o sangue passa duas vezes pelo coração para completar um circuito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe as diferenças anatômicas dos corações dos diferentes grupos de vertebrados
Observe as diferenças anatômicas dos corações dos diferentes grupos de vertebrados

Coração dos répteis

O coração dos répteis apresenta algumas diferenças entre o próprio grupo. O coração dos répteis crocodilianos é diferente do observado em répteis não crocodilianos. Nesse último grupo, observa-se ainda uma divisão incompleta do ventrículo; nos crocodilianos, todas as câmaras estão completamente divididas.

O sangue que chega ao lado esquerdo do coração é rico em oxigênio e é proveniente do pulmão, e o sangue que chega pelo átrio direito é rico em gás carbônico e é proveniente do corpo. Nos não crocodilianos, ocorre o encontro desses tipos de sangue no ventrículo. Nos crocodilianos, apesar de o coração apresentar quatro câmeras, há o encontro de sangue em uma região chamada de forame de Panizza, que conecta o arco aórtico sistêmico direito e esquerdo. Em répteis, a circulação é dupla.

Coração das aves e dos mamíferos

As aves e os mamíferos possuem um coração bastante semelhante. Nesses grupos, é possível observar a presença de um coração com quatro cavidades. Do lado esquerdo, há sangue rico em oxigênio e, do lado direito, há sangue rico em gás carbônico. Nesses grupos, a circulação também é dupla.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades
O coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Coração dos vertebrados"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/coracao-dos-vertebrados.htm. Acesso em 21 de outubro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Dos grupos descritos a seguir, qual apresenta coração formado por apenas um átrio e um ventrículo?

a) peixes.

b) anfíbios.

c) répteis.

d) aves.

e) mamíferos.

Questão 2

O coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades, característica também encontrada em:

a) peixes.

b) anfíbios e répteis crocodilianos.

c) répteis não crocodilianos e crocodilianos.

d) anfíbios e aves.

e) aves e répteis crocodilianos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola