close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Animais onívoros

Os animais onívoros apresentam uma dieta que inclui tanto produtos de origem animal como produtos de origem vegetal.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Animais onívoros (do latim omni, que significa tudo) são animais que se alimentam tanto de plantas ou algas como de outros animais. Os seres humanos são exemplos de animais onívoros, uma vez que nossa alimentação inclui itens de origem animal e vegetal.

Os onívoros apresentam adaptações que garantem a dieta mista. Nos vertebrados, por exemplo, podemos observar a presença de dentição que permite eficiência no consumo de produtos de diferentes origens. Além dos seres humanos, são exemplos de animais onívoros o porco, rato, avestruz e barata.

Leia também: Cadeia e teia alimentar

Tópicos deste artigo

Adaptações evolutivas ao hábito onívoro

Os animais onívoros apresentam uma dieta composta por animais e também por plantas ou algas. Por essa razão, eles apresentam um sistema digestório adaptado a uma dieta mista.

 Os porcos são exemplos de animais onívoros.
Os porcos são exemplos de animais onívoros.

Quando analisamos os dentes de vertebrados herbívoros, verificamos molares e pré-molares desenvolvidos, o que ajuda na trituração dos alimentos. Em alguns herbívoros, os caninos não estão presentes e, em outras espécies, os incisivos e caninos estão modificados de modo a garantir que esse animal seja capaz de abocanhar alimentos de origem vegetal.

Os carnívoros geralmente apresentam incisivos e caninos desenvolvidos, que são essenciais para captura e morte de suas presas. Nos animais onívoros, por sua vez, temos uma espécie de combinação dessas dentições, sendo possível observar:

  • incisivos, que garantem a mordida;

  • caninos, que ajudam a rasgar o alimento;

  • molares e pré-molares, que ajudam na trituração.

O tamanho do trato digestório também se diferencia nas diferentes espécies de animais vertebrados. De maneira geral, o sistema digestório de herbívoros e onívoros apresenta-se mais longo do que o de carnívoros. Isso se deve à dificuldade de digerir os produtos de origem vegetal, que necessitam de um tempo maior de digestão, o que é garantido por um trato digestório longo.

Não podemos nos esquecer também de que invertebrados também podem apresentar hábitos onívoros. Os insetos com esse tipo de alimentação, por exemplo, apresentam peças bucais do tipo mordedor e mastigador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a posição dos onívoros em uma teia alimentar?

Os animais onívoros podem ocupar diferentes posições quando analisamos uma teia alimentar. Isso se deve ao fato de que eles apresentam uma alimentação que inclui diferentes alimentos. Ao se alimentar de plantas ou algas, por exemplo, os animais onívoros comportam-se como consumidores primários, pois estão ingerindo organismos produtores. Ao se alimentarem de herbívoros, eles se comportam como consumidores secundários por se alimentarem de consumidores primários. Eles podem ainda se alimentar de consumidores secundários e serem classificados como consumidores terciários e assim por diante.

 Quando nos alimentamos de vegetais, nos comportamos como consumidores primários. Quando nos alimentamos de consumidores primários (herbívoros), agimos como consumidores secundários.
Quando nos alimentamos de vegetais, nos comportamos como consumidores primários. Quando nos alimentamos de consumidores primários (herbívoros), agimos como consumidores secundários.

Percebemos, portanto, que, diferentemente das plantas e algas, que atuam sempre como produtores, e herbívoros, que se comportam como consumidores primários, os animais onívoros podem ocupar diferentes posições por apresentarem um hábito alimentar mais diversificado. Desse modo, devemos observar o que aquele animal está ingerindo para afirmar com certeza qual a sua posição na cadeia alimentar.

Leia também: Organismos autotróficos e heterotróficos

Exemplos de animais onívoros

Quando falamos em animais onívoros, logo nos lembramos dos seres humanos. Nossa dieta inclui alimentos de origem animal, como a carne de vaca e porco, e alimentos de origem vegetal, como verduras, legumes e frutas. Tanto os alimentos de origem animal quanto os de origem vegetal fornecem nutrientes que garantem o nosso desenvolvimento. Sendo assim, a exclusão de um desses grupos pode causar prejuízos caso seja feita sem acompanhamento. Outro animal que se destaca pela dieta onívora é o lobo-guará, que se alimenta de artrópodes, pequenos vertebrados e frutos, como a lobeira. Como exemplo de invertebrados, podemos citar as baratas, que se alimentam de praticamente qualquer alimento.

 O lobo-guará é um animal onívoro, pois se alimenta de animais e vegetais.
O lobo-guará é um animal onívoro, pois se alimenta de animais e vegetais.

Além dos animais já citados, são outros exemplos de animais onívoros:

  • avestruz;

  • bagre;

  • corvo;

  • grilo;

  • jabuti;

  • lambari;

  • porco;

  • rato;

  • urso.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Animais onívoros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/onivoro.htm. Acesso em 19 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Estude agora


Revolução Verde

Assista à nossa aula e descubra o que foi a Revolução Verde. Compreenda suas características, suas causas e...

Países mais populosos do mundo

Assista à nossa aula e conheça os países mais populosos do mundo. Entenda a razão para o grande crescimento...