Topo
pesquisar

Tipos de respiração dos animais

Biologia

Os diferentes tipos de respiração dos animais garantem a sobrevivência dos seres vivos em variados ambientes.
Os anfíbios possuem respiração do tipo pulmonar e cutânea
Os anfíbios possuem respiração do tipo pulmonar e cutânea
PUBLICIDADE

A respiração pode ser definida como um processo em que ocorre a troca gasosa entre o meio e o organismo. Essa troca é importante porque garante o fornecimento de oxigênio para as células realizarem seus processos metabólicos e a retirada de gás carbônico do organismo.

Existem diferentes tipos de respiração dos animais, sendo a respiração pulmonar a mais conhecida. Além desse tipo, podemos citar a respiração branquial, cutânea e traqueal.

Respiração pulmonar

A respiração pulmonar é aquela que ocorre em animais que possuem pulmões, dois órgãos esponjosos situados no interior da caixa torácica. Nesse tipo de respiração, o ar entra nas cavidades nasais e segue em direção aos pulmões até atingir pequenas estruturas saculiformes denominadas de alvéolos.

Cada alvéolo apresenta uma grande quantidade de capilares ao seu redor, o que possibilita a troca entre gases. Ao atingir os alvéolos, o oxigênio do ar passa para o interior dos capilares, e o gás carbônico presente nos capilares passa para o interior dos alvéolos. O gás carbônico é então lançado para fora do corpo pelas cavidades nasais ou boca, e o oxigênio é levado para os tecidos do corpo.

A respiração pulmonar ocorre em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Nesse último grupo, a respiração pulmonar ocorre juntamente à respiração cutânea.

Respiração branquial

A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas. As brânquias permitem que a troca gasosa ocorra entre o sangue do animal e o ambiente aquático, sendo, portanto, uma estrutura presente apenas em animais que vivem na água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Peixes, alguns moluscos e crustáceos são exemplos de seres vivos que possuem respiração do tipo branquial.

As brânquias garantem a respiração dos peixes
As brânquias garantem a respiração dos peixes

Respiração cutânea

Também chamada de respiração tegumentar, esse tipo de respiração ocorre na superfície do corpo do animal por meio da pele. Nesse caso, as trocas gasosas ocorrem por difusão e é importante que a pele sempre esteja umedecida para que esse processo aconteça de maneira adequada.

A respiração cutânea é encontrada, por exemplo, em platelmintos, nematódeos, anelídeos e anfíbios.

Respiração traqueal

A respiração do tipo traqueal ocorre em animais dotados de um órgão respiratório denominado de traqueia, que apresenta tubos ocos e quitinosos. Esse órgão é responsável por levar o oxigênio do meio até os tecidos para que nessa região ocorram as trocas gasosas. Nos tecidos, o oxigênio é passado diretamente para as células, e o gás carbônico entra para o interior das traqueias onde segue o caminho inverso até ser eliminado.

A respiração traqueal ocorre em alguns artrópodes, tais como insetos, quilópodes, diplópodes e algumas espécies de aranha.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tipos de respiração dos animais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tipos-respiracao-dos-animais.htm. Acesso em 16 de julho de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A respiração pulmonar é aquela em que as trocas gasosas ocorrem no interior de órgãos esponjosos chamados de pulmões. Nos humanos, assim como em outros mamíferos, é o único tipo de respiração observado. Além dos mamíferos, outros grupos de animais possuem respiração pulmonar. Entre os grupos a seguir, marque o único que não possui esse tipo de respiração.

a) aves.

b) répteis.

c) peixes.

d) anfíbios.

Questão 2

Alguns animais possuem estruturas finas, em formas de lâmina e ricamente vascularizadas, que permitem trocas gasosas na água. Animais que apresentam essa estrutura possuem respiração do tipo:

a) pulmonar.

b) branquial.

c) cutânea.

d) traqueal.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola