Topo
pesquisar

Jiboia

Animais

A jiboia é uma serpente do grupo das constritoras que se destaca pelo seu grande porte, comportamento noturno e por ser a segunda maior espécie de serpente do Brasil.
PUBLICIDADE

As jiboias são répteis da família Boidae, a família onde se encontram as maiores serpentes do planeta. Ela é considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri. Essas serpentes são muito temidas pelo seu grande porte, entretanto, como veremos a seguir, elas não são animais tão perigosos assim.

Nome científico

O nome científico da jiboia é Boa constrictor. O termo constrictor está relacionado com uma capacidade dessa serpente: a de matar a presa pela constrição de seu corpo. Atualmente, as jiboias são classificadas em 11 subespécies, sendo que, dessas 11, apenas duas estão presentes no território brasileiro. São elas: Boa constrictor amarali e Boa constrictor constrictor.

Veja, agora, a classificação taxonômica completa da jiboia:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: Boidae

Gênero: Boa

Espécie: Boa constrictor

Características

As jiboias apresentam diferentes padrões de coloração.
As jiboias apresentam diferentes padrões de coloração.

As jiboias são animais que possuem um grande corpo comprido e cilíndrico. O seu tamanho é uma característica marcante, sendo observados indivíduos de até quatro metros de comprimento. As fêmeas, quando comparadas aos machos, destacam-se por apresentarem um tamanho maior.

A coloração das jiboias é variada e, dependendo da subespécie, podemos observar diferentes padrões. Alguns indivíduos, por exemplo, apresentam a cor cinza predominante; outros, a coloração marrom; e existem ainda aqueles que possuem coloração bem escura, quase no tom de preto. As escamas das jiboias são pequenas e irregulares.

A cabeça das jiboias é bem destacada do restante de seu corpo e apresenta um formato retangular (veja próxima figura). Os olhos apresentam pupilas verticais. Esse animal apresenta uma musculatura do corpo bem desenvolvida, sendo essa musculatura fundamental para comprimir o corpo de sua presa. Para capturá-la, essas serpentes contam com sentidos desenvolvidos, sendo capazes de captar estímulos térmicos, químicos e visuais.

A cabeça da jiboia apresenta um formato triangular bastante característico.
A cabeça da jiboia apresenta um formato triangular bastante característico.

As jiboias são animais que apresentam uma expectativa de vida relativamente alta. Em média, esses animais podem viver de 25 a 30 anos.

Habitat

As jiboias são serpentes encontradas em várias regiões da América Central e América do Sul. No Brasil, é comum encontrar jiboias na Amazônia, na Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga e no Pantanal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Comportamento

As jiboias são animais mais ativos durante a noite, entretanto, podem ser observadas durante o dia em busca de um local para se abrigar. Elas são encontradas tanto no solo quanto sobre as árvores, apresentando, portanto, hábitos terrestres e semiarborícolas.

A jiboia é um animal carnívoro que mata suas presas comprimindo o corpo dessas.
A jiboia é um animal carnívoro que mata suas presas comprimindo o corpo dessas.

Para capturar suas presas, a jiboia apresenta um comportamento conhecido como “senta-espera”. Como o próprio nome sugere, as jiboias permanecem em locais em que não são facilmente avistadas e esperam o momento que seu alimento chegue até elas. Após a captura, a jiboia enrola seu corpo no animal, enrolando-o e apertando-o até que os movimentos respiratórios cessem e a presa morra por asfixia. Sendo assim, diferentemente do que algumas pessoas pensam, a serpente não mata a presa devido à quebra dos ossos.

Após matar sua presa, a jiboia engole-a inteira. Para facilitar a ingestão, primeiro, a jiboia engole a cabeça do animal e, posteriormente, o restante do corpo. Essa forma de ingerir a presa evita que os membros abram-se e dificultem a deglutição.

Quando se sentem ameaçadas, as jiboias apresentam um comportamento característico. Elas contraem sua cabeça e pescoço e emitem um som agudo. Além disso, as jiboias podem eliminar fezes e morder o predador.

Leia também: Existem doenças que ocorrem tanto em homens quanto em outros animais?

Alimentação

A jiboia é um animal carnívoro, que se alimenta preferencialmente de mamíferos roedores de pequeno porte, os quais ela mata por asfixia. Podem alimentar-se também de alguns anfíbios, aves, outros répteis, como lagartos, e também de ovos de outros animais.

É venenosa?

A jiboias são serpentes que apresentam uma dentição denominada áglifa, ou seja, que não é especializada na inoculação de peçonha. Desse modo, podemos dizer que a jiboia é, relativamente, inofensiva aos seres humanos. Para matar suas presas, a jiboia utiliza sua forte musculatura.

Leia também: Curiosidades sobre serpentes e ofidismo

Reprodução

As jiboias são animais diferentes da maioria dos répteis, uma vez que são vivíparas. Isso significa que os embriões das jiboias desenvolvem-se dentro do corpo da mãe, dando à luz filhotes já formados. Sendo assim, deve ficar claro que as jiboias não botam ovos.

Em média, uma jiboia dá à luz de 15 a 30 filhotes, a cada gestação, os quais nascem com tamanho de, aproximadamente, 50 centímetros de comprimento e um peso que pode chegar até 120 gramas.

Diferença entre jiboia e sucuri

A sucuri (Eunectes murinus), também chamada de anaconda, é uma espécie de serpente que apresenta muitas caraterísticas em comum com a jiboia. A primeira delas é que ambas possuem grande comprimento, entretanto, a sucuri destaca-se como a maior espécie do nosso país. Uma sucuri pode apresentar até 10 metros de comprimento. A sucuri, assim como a jiboia, mata suas presas por constrição.

Uma diferença que pode ser encontrada entre sucuri e jiboia está no fato de que a sucuri apresenta hábitos essencialmente aquáticos, apesar de também deslocar-se no solo. A jiboia, por sua vez, apresenta predominante hábito terrestre e semiarborícola.

Curiosidade: Você sabia que, no Brasil, é permitida a venda da jiboia como animal de estimação? Entretanto, é fundamental conhecer o local onde o animal está sendo comprado. A venda só é permitida em locais que apresentam registros e autorização do Ibama. Lembre-se sempre de que o comércio de animais silvestres, sem todas as autorizações e registros, é crime. Sendo assim, não se pode retirar esse animal da natureza.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

As jiboias são encontradas no solo e também sobre as árvores.
As jiboias são encontradas no solo e também sobre as árvores.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Jiboia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/jiboia.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola