Topo
pesquisar

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)

Animais

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Psitaciformes
Família Psittacidae
Gênero Amazona
Espécie
Amazona aestiva

A Amazona aestiva é popularmente chamada de papagaio-verdadeiro. Outros nomes são: acamatanga, acumatanga, ageru, ajuruetê, ajurujurá, camatanga, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul e trombeteiro. Ela é encontrada em todo o Brasil, no Paraguai, Bolívia e Argentina.

Essa ave pesa cerca de 400 gramas, e possui aproximados 45 centímetros de comprimento. Sua coloração é verde, o encontro das asas e a base da cauda são vermelhos, e há mais duas tonalidades adicionais: o azul e o amarelo, encontrados, respectivamente, na fronte e na área próxima aos olhos. O bico é negro, característico, e os olhos são alaranjados, com pupila negra. Machos e fêmeas são semelhantes, ou seja: não apresentam dimorfismo sexual.

Sua alimentação é à base de castanhas, sementes, frutas, folhagens e broto. No caso de indivíduos de cativeiro, geralmente a ração é o componente principal referente à sua nutrição. Usa as patas, geralmente a esquerda, para segurar a comida e levá-la à boca.

Quanto à reprodução, este período tem duração de cinco meses, resultando, geralmente, em quatro ovos por estação. Eles são depositados em troncos ocos ou buracos de barrancos, e chocados por tempo um pouco menor que trinta dias. Os filhotes saem do ninho aproximadamente 60 dias após seu nascimento, e tornam-se independentes. A maturidade sexual é atingida geralmente aos cinco anos de idade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um único papagaio-verdadeiro pode viver em torno de 80 anos, acompanhado do seu par. Assim, podemos dizer que são monogâmicos. O casal costuma ficar mais isolado durante o dia, juntando-se ao seu bando ao fim do dia.

Os maiores predadores do papagaio-verdadeiro são aves de rapina e carnívoros. No caso de seus ovos e filhotes, tucanos e serpentes podem ser acrescentados à lista. A estratégia principal da A. aestiva para se defender de seus predadores é permanecer imóvel e silenciosa.

Como é receptiva, inteligente e possui exímia capacidade de imitar sons humanos, a procura pela A. aestiva é consideravelmente grande. No entanto, em muitos casos, a ave é adquirida pelo mercado paralelo, fato esse que propicia o manejo insustentável, práticas de maus-tratos a esses animais e, não raramente, exploração de mão de obra humana. Graças a essa atividade ilegal, e à destruição de seu habitat, o papagaio-verdadeiro está em risco de extinção em algumas regiões do país. Em outras, essa espécie tornou-se bastante numerosa, em razão da fuga de indivíduos de cativeiro.
 

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) possui bico negro e tonalidade vermelha no encontro de suas asas.
O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) possui bico negro e tonalidade vermelha no encontro de suas asas.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/papagaio-verdadeiro.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola