Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Golfinhos

Animais

PUBLICIDADE

Golfinho é um termo utilizado em referência a um grupo de animais aquáticos que pertencem às famílias Delphinidae, Iniidae e Pontoporiidae. Nessas famílias, encontramos animais como a orca e o boto-cor-de-rosa, que são também tipos de golfinhos.

Esses mamíferos podem ser encontrados em ambientes marinhos e também vivendo em água doce. São carnívoros e podem alimentar-se de peixes, moluscos e crustáceos.

Leia também: Baleias — animais que se destacam pelo seu grande porte

Classificação taxonômica dos golfinhos

Os golfinhos pertencem à classe Mammalia, ordem Cetartiodactyla e subordem Cetacea. Os cetáceos são divididos em dois grupos viventes: Mysticeti e Odontoceti. As baleias-verdadeiras estão no grupo dos Mysticeti e possuem, no lugar dos dentes, barbatanas córneas em formato de lâminas flexíveis. Já os golfinhos estão inseridos no grupo dos Odontoceti e possuem dentes. A denominação golfinho é dada aos cetáceos pertencentes às famílias Delphinidae, Iniidae e Pontoporiidae.

Características gerais dos golfinhos

Os golfinhos vivem em ambiente aquático, existindo tanto espécies de água salgada, como a orca e o golfinho-rotador, como espécies de água doce, como o boto-cor-de-rosa. Possuem corpo hidrodinâmico, membros anteriores em forma de remo e membros posteriores vestigiais.

Também se destacam pelo corpo basicamente sem pelos, sendo essas estruturas observadas na região do focinho logo após o nascimento. Os botos-cor-de-rosa apresentam pelos táteis no rostro. O formato do corpo, a presença de nadadeiras e a ausência de pelos são características importantes para garantir a locomoção desses animais no ambiente aquático. Destaca-se também a espessa camada de gordura sob a pele, que ajuda a evitar a perda de calor, atuando, portanto, na termorregulação desses animais.

Os golfinhos apresentam um orifício respiratório no topo da sua cabeça.
Os golfinhos apresentam um orifício respiratório no topo da sua cabeça.

Apesar de viverem em ambiente aquático, os golfinhos não respiram por brânquias, possuindo, assim como outros mamíferos, respiração do tipo pulmonar. Por respirarem por meio de pulmões, necessitam subir à superfície para captar o oxigênio presente na atmosfera.

Além disso, possuem um orifício respiratório, localizado no topo da cabeça, que funciona como uma válvula, abrindo-se quando o golfinho sobe até a superfície e fechando-se quando ele submerge.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os golfinhos são animais que apresentam uma boa visão, a qual utilizam, por exemplo, para identificar predadores, membros do grupo e obstáculos. Além disso, possuem um sistema de localização e orientação chamado de ecolocalização, que se baseia na emissão de sons de alta frequência e captação do eco após esses sons atingirem um objeto. Os sons são emitidos pela vibração dos dutos de ar e dirigidos para o meio externo por meio de uma protuberância localizada na região frontal da cabeça, conhecida como melão. O eco é captado pela mandíbula e ouvido, e as informações são transmitidas ao cérebro, que analisa as características do objeto que foi atingido pelo som. Com a ecolocalização, os golfinhos são capazes de saber a localização, textura e formato dos objetos.

Os golfinhos-rotadores apresentam capacidade de saltar e girar sobre seu próprio eixo.
Os golfinhos-rotadores apresentam capacidade de saltar e girar sobre seu próprio eixo.

Os golfinhos são animais muito inteligentes e apresentam cérebros com características morfológicas e fisiológicas muito complexas. Além disso, apresentam impressionantes sistemas de comunicação e hábitos sociais. Muitas espécies vivem em grupos, que podem ser formados por centenas de indivíduos, os quais apresentam elaborados comportamentos e comunicação sonora.

Os golfinhos, bem como várias espécies de seres vivos, estão ameaçados, principalmente devido à ação do homem. A captura acidental desses animais, bem como a poluição dos ambientes aquáticos e o turismo para observação sem seguir as normas que visam à proteção desses cetáceos podem gerar grande mortalidade dessa espécie.

Leia também: Baleia-azul — o maior animal do mundo

Espécies de golfinhos

Como já salientado, os golfinhos não são uma única espécie. A seguir conheceremos algumas espécies de golfinhos.

  • Boto-cor-de-rosa

O boto-cor-de-rosa é um golfinho que vive na água doce.
O boto-cor-de-rosa é um golfinho que vive na água doce.

O boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é também conhecido como “golfinho de rio” e é encontrado em maior número nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco. Ele pode atingir cerca de 2,5 metros de comprimento e se caracteriza por apresentar olhos reduzidos, nadadeiras peitorais grandes, nadadeira caudal larga, rostro pronunciado e melão evidente e robusto. Podem também apresentar pelos táteis no rostro.

A coloração varia com a idade. O boto jovem é cinza-escuro azulado no dorso e cinza-claro no ventre. Já o adulto é cinza pálido no dorso e rosado nos flancos e ventre. Esses animais são essencialmente piscívoros (alimentam-se de peixes).

  • Golfinho-comum

O golfinho-comum (Delphinus delphis) é uma espécie que apresenta habitat predominantemente oceânico. Apresenta cerca de 2 metros de comprimento e possui um rostro longo e bem marcado, bem como nadadeiras peitorais com extremidades pontudas, nadadeira dorsal alta, que pode ser curvada para trás ou triangular, e nadadeira caudal larga com reentrância central.

A coloração apresenta um padrão complexo, com regiões nas cores cinza-escuro, amarelo, cinza-claro e branco. O dorso apresenta coloração cinza-escura a preta. Já a porção anterior dos flancos, desde a cabeça até a região próxima à nadadeira dorsal, é amarela. A região posterior dos flancos é cinza-clara e o ventre é branco.

Leia também: Tubarão — animal muito temido nos mares e que faz parte do grupo dos peixes

  • Orca

Apesar do título de baleia-assassina, a orca não é uma baleia-verdadeira.
Apesar do título de baleia-assassina, a orca não é uma baleia-verdadeira.

A orca (Orcinus orca) é também conhecida como baleia-assassina, apesar de se tratar de um golfinho (família Delphinidae). Pode atingir até 9 metros de comprimento e apresenta rostro curto, nadadeiras peitorais grandes (em forma de remo e com bordas arredondadas), nadadeira dorsal larga e alta, e nadadeira caudal com uma reentrância central. A coloração dessa espécie é bastante marcante, com a região do dorso predominantemente preta e a região do ventre e acima e atrás dos olhos branca. A orca se alimenta de diferentes animais, como peixes, focas, leões-marinhos e tartarugas.

  • Golfinho-rotador

O golfinho-rotador (Stenella longirostris) apresenta habitat costeiro e oceânico, vivendo em grupos que podem ter centenas de indivíduos. Possuem um complexo comportamento social e podem atingir cerca de 2,4 metros de comprimento. O rostro desses animais é longo e fino, as nadadeiras peitorais são pequenas, a nadadeira dorsal é grande e triangular, e a nadadeira caudal é pequena e com uma reentrância central.

Apresentam dorso cinza-escuro, flancos cinza-claros, bem como uma mancha escura em torno dos olhos, que se projeta em direção ao rostro, e uma faixa cinza-clara que parte dos olhos e segue em direção às nadadeiras peitorais. Esse animal é chamado de golfinho-rotador por apresentar um comportamento característico, com saltos à superfície que envolvem vários giros em torno do seu próprio eixo.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Golfinhos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/golfinhos.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba o que são animais carnívoros e conheça suas características.
Conheça um grande mamífero cujo declínio foi freado graças a ações conservacionistas.
Baleia-azul: confira as características, alimentação e reprodução do maior animal do mundo, o qual, infelizmente, quase entrou em extinção.
Conheça mais sobre as baleias, mamíferos aquáticos incluídos na ordem dos cetáceos que se destacam por possuir grande porte.
Acesse e conheça essa importante lenda do folclore brasileiro. Veja detalhes sobre a origem da lenda do boto-cor-de-rosa.
A caça de baleias já foi uma atividade muita intensa, no entanto, atualmente a caça de baleias para fins comerciais é proibida. Confira!
Conheça as principais características dos mamíferos. Leia a respeito da sua reprodução. Descubra como esses animais podem ser classificados.