Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Abutre

Abutre é o nome popular usado para se referir a aves necrófagas da família Accipitridae. Trata-se de aves importantes para o meio ambiente.

Imagem de abutre-egípcio voando.
Os abutres são aves que apresentam visão muito bem desenvolvida.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O abutre é uma ave necrófaga muito bem-sucedida na natureza. São denominados abutres ou abutres-do-velho-mundo algumas aves pertencentes à família Accipitridae que se alimentam basicamente da carcaça de outros animais. Apesar de serem muito semelhantes fisicamente e possuírem hábitos parecidos com urubus, esses últimos animais pertencem à família Cathartidae, portanto não são abutres.

Estes são aves grandes que possuem o sentido da visão muito bem desenvolvido e que são monogâmicas. São animais extremamente importantes para o meio ambiente, pois ajudam na limpeza de uma região e evitam a disseminação de doenças.

Leia também: Arara-azul — a espécie de arara que também possui comportamento monogâmico

Tópicos deste artigo

Resumo sobre abutre

  • Abutres são aves da família Accipitridae.

  • São aves grandes, com cabeça geralmente sem penas e com bico de ponta curva que ajuda a retirar a carne entre os ossos da carcaça.

  • São animais necrófagos, ou seja, que se alimentam de animais mortos.

  • Apresentam grande importância ecológica, sendo responsáveis por retirar carcaças do ambiente em que estão e eliminar bactérias que poderiam causar doenças em outros animais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do abutre

Abutre é o nome popular dado a algumas aves da família Accipitridae, a mesma família das águias, tratando-se, portanto, de uma ave de rapina. Também conhecidos como abutres-do-velho-mundo, abutres são animais encontrados na África, Ásia e Europa, sendo observados geralmente em regiões abertas, como pastagens e savanas.

Existem diferentes espécies de abutres, cada qual com sua particularidade. Entretanto, de maneira geral, todos os abutres têm algumas características em comum, como o fato de que apresentam:

  • tamanho corporal relativamente grande (algumas espécies apresentam mais de um metro de comprimento);

  • cabeça geralmente nua;

  • bico com a ponta curvada, o qual ajuda a rasgar a carne e retirar o tecido presente entre os ossos da carcaça.

Como salientado anteriormente, existem diferentes espécies de abutres, portanto há variações marcantes entre cada espécie. Os abutres-egípcios (Neophron percnopterus), por exemplo, têm cabeça e as costas brancas e as penas de voo quase pretas. O rosto da espécie é amarelado. No caso dos abutres-cinzentos (Aegypius monachus), as penas são pretas e/ou marrons.

Uma característica marcante e curiosa desses animais relaciona-se ao fato de que eles não possuem olfato bem desenvolvido. Para encontrar seu alimento, eles contam com uma visão muito desenvolvida, a qual permite avistar animais mortos ou mesmo outros abutres se alimentando. Vale salientar que esses indivíduos não possuem um comportamento social conhecido.

Alimentação do abutre

Abutre se alimentando de um animal morto.
Abutres são animais de hábito necrófago.

O abutre é um animal de hábito necrófago, ou seja, que se alimenta de animais mortos. Raramente esses animais comem presas vivas. No entanto, são observados casos de abutres que cercam animais moribundos.

Apesar desse comportamento, eles não são predadores que atacam animais saudáveis. Muitas pessoas acreditam que esses animais atacam fêmeas durante o parto, porém os abutres são observados nesses locais, geralmente, alimentando-se de resíduos do parto ou de filhotes que nasceram mortos.

Por se alimentarem basicamente de carniça, os abutres podem ter contato com bactérias prejudiciais à sua saúde. Para resolver esse problema, eles contam com um trato digestório com pH muito baixo, o qual é fundamental para matar micro-organismos que podem causar infecção. São animais extremamente importantes para o meio ambiente, uma vez que ajudam na limpeza da região onde se encontram e evitam a disseminação de doenças.

Veja também: Dragão-de-komodo — outro animal que se alimenta principalmente de carniça

Reprodução do abutre

Abutres são aves monogâmicas que botam ovos em ninhos, os quais podem ser construídos com diferentes materiais, como gravetos, galhos e até mesmo lixo. São aves que apresentam baixos níveis reprodutivos, colocando, muitas vezes, uma média inferior a um ovo por ano.

Os abutres-cinzentos (Aegypius monachus), por exemplo, são aves que acasalam uma vez por ano e normalmente colocam apenas um ovo a cada estação reprodutiva. Tanto o macho quanto a fêmea incubam o ovo, durando o período de incubação entre 50 e 55 dias. A alimentação do filhote é feita por cerca de 160 dias. A maturidade sexual da espécie é observada quando esses animais atingem entre quatro e cinco anos. Na natureza, a espécie vive, em média, 20 anos.

Abutre é a mesma coisa que urubu?

Abutre é um nome popular utilizado para se referir a aves com hábito necrófago da família Accipitridae. Apesar de apresentarem grande semelhança física e também se alimentarem de carniça, urubus são animais pertencentes à família Cathartidae.

Importante: Vale salientar que os abutres são frequentemente chamados por alguns autores de abutres-do-velho-mundo, e as aves da família Cathartidae são denominadas abutres-do-novo-mundo. Daí, também, a confusão.

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Abutre"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/abutre.htm. Acesso em 18 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante