Topo
pesquisar

Coelho (Família Leporidae)

Animais

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Lagomorpha
Família Leporidae

Coelhos, assim como as lebres, são animais da Família Leporidae. Assim, possuem semelhanças e também diferenças significativas. Lebres são maiores e também mais ágeis, graças aos seus longos membros posteriores que permitem com que corram, nadem e subam em árvores com bastante destreza.

Apesar de serem animais de hábitos roedores, os coelhos não pertencem à Ordem Rodentia, e sim à Ordem Lagomorpha. A principal diferença é que os lagomorfos possuem um segundo par de incisivos, rudimentares, por trás dos incisivos superiores.

O corpo dos coelhos é coberto por uma pelagem densa e que pode variar bastante quanto à coloração. Possuem cabeça ovalada, olhos grandes, orelhas compridas e cauda bem curta. O tamanho e o peso variam conforme a espécie, mas geralmente pesam até 3kg e medem até 50 centímetros. Na natureza, são encontrados em locais de solo arenoso, bosques, campos e, em algumas situações, em áreas de cultivo. São mais ativos à noite.

Fêmeas podem se reproduzir até seis vezes ao ano, estando aptas a uma nova gestação 24 horas depois de terem dado cria. A gestação dura aproximadamente um mês, dando a luz a até quinze filhotes. Tais animais podem viver em torno de uma década.

Em razão de muitas de suas características físicas e comportamentais, o coelho tem sido adotado para diversos fins. Na indústria, sua carne é visada para a alimentação, sendo aproveitado também o couro e o pelo, para a fabricação de casacos, pincéis e chapéus. Na área de pesquisa e educação são requeridos para fazer testes de toxidade, praticar técnicas cirúrgicas e também como modelos experimentais, em aulas de certos cursos superiores. Todas estas aplicações são bastante questionadas, uma vez que a maioria delas é desnecessária. Suas fezes podem ser utilizadas como adubo, já que são ricas em fosfatos e nitratos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Coelhos, ainda, são adotados como animais de estimação. Entretanto, é necessário verificar se, de fato, a família ou indivíduo em questão tem condições de mantê-lo, e também de respeitar suas restrições. A primeira é quanto a crianças pequenas. Coelhos, quando irritados, tendem a se defender mordendo. Como seus dentes são muito afiados e crianças gostam de testar os limites dos animais, talvez não seja uma boa escolha adquirir este animal, a não ser que estas sejam bem orientadas quanto ao modo de proceder com eles. Duas regras são importantes: eles não gostam de ficar no colo e não saberão se defender de cachorros ou gatos, caso você já tenha esses pets em casa.

O ideal é que vivam em liberdade, no quintal; ou em gaiolas de metal, mas soltando-os quando possível. Entretanto, é essencial que nunca se esqueça de que coelhos costumam roer o que encontram pela frente e, desta forma, é necessário tirar do alcance deles o que poderá ser o próximo alvo, evitando aborrecimentos e também resguardando a saúde do animal.

Quanto à alimentação, existe ração apropriada para tal, mas pode ser complementada com feno e vegetais frescos.

Os coelhos devem ter seus pelos escovados uma vez por semana, não havendo necessidade de tomarem banho.

É necessário que visitem, pelo menos uma vez ao ano, um médico veterinário – e que recebam as devidas vacinas.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Coelhos são animais da Família Leporidae
Coelhos são animais da Família Leporidae

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Coelho (Família Leporidae)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/coelho.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola