Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Avestruz

Avestruz é a maior ave do planeta, além de uma ótima corredora e ter alta expectativa de vida, podendo viver até 70 anos.

A avestruz preto em campo aberto e sem árvores.
A avestruz preto em campo aberto e sem árvores.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A avestruz é a maior ave do planeta, podendo atingir três metros de altura. Além de impressionar pelo tamanho, a ave tem alta expectativa de vida, podendo atingir 70 anos em cativeiro. A avestruz é incapaz de voar, porém apresenta grande capacidade de corrida, atingindo 70 km/h.  

As pernas fortes desse animal, além de ajudar na corrida, auxiliam na defesa contra predadores. Ao se sentirem ameaçados, esses animais podem usá-las para deferir golpes contra seus inimigos. No passado, as avestruzes foram muito caçadas com o objetivo de obter-se penas, pele e ovos. Atualmente, com a domesticação delas, sua caça reduziu-se consideravelmente.

Leia também: Adaptações das aves ao voo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre avestruz

  • A avestruz é a maior de todas as aves, podendo atingir três metros de altura.
  • Não é capaz de voar, mas pode correr a uma velocidade de 70 km/h.
  • É um animal onívoro de hábitos diurnos.
  • Enquanto se alimenta, mantém seu pescoço abaixado, o que pode ter originado o mito de que coloca sua cabeça em buracos para se esconder.
  • Corre para se livrar de predadores e também pode usar suas poderosas pernas, deferindo chutes contra os inimigos.
  • Em cativeiro, pode viver 70 anos.

Características da avestruz

A avestruz é uma ave terrestre de grande porte e a maior ave vivente do planeta. Ela pode medir três metros de altura e seu peso pode superar os 150 kg. Essas aves não têm quilha sobre o esterno, suas asas são rudimentares e sua musculatura peitoral é pouco desenvolvida e incompatível com o tamanho corporal, características que impedem o voo.

Apesar de ser incapaz de voar, a avestruz conta com pernas fortes e longas que lhe permitem correr em alta velocidade, atingindo cerca de 70 km/h, além disso, são uma importante forma de defesa.

Essa ave é originária da África, porém é encontrada em várias regiões do planeta em criações. A avestruz se destaca por viver em diferentes climas, suportando temperaturas abaixo de zero e até mais de 40 ºC. Essa capacidade está relacionada, entre outras características, com a plumagem desse animal, a qual é capaz de aprisionar ar e formar uma espécie de camada isolante.

Uma característica interessante da avestruz é o esterno, com espessura de cerca de quatro centímetros. Esse osso espesso ajuda na proteção conta patadas de outras avestruzes e garante que o animal seja capaz de se deitar na areia quente do deserto.

As avestruzes possuem dismorfismo sexual, ou seja, machos e fêmeas apresentam diferenças marcantes entre si. Os machos são maiores que as fêmeas e, além disso, são pretos com as pontas das asas brancas. As fêmeas, diferentemente, apresentam penas de coloração cinza.

Uma avestruz macho e dois antílopes que pastam na natureza.
Avestruzes são encontrados normalmente em companhia de animais que pastam.

As avestruzes têm uma visão muito apurada, essencial para a sua sobrevivência. Apresentam hábitos diurnos e vivem em grupos de cinco a 50 indivíduos, sendo normalmente encontrados na companhia de animais como zebras e antílopes. A avestruz pode viver 70 anos e sua vida reprodutiva dura, em média, 30 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Videoaula sobre aves

Classificação taxonômica da avestruz

A avestruz é uma ave do grupo das ratitas, incapazes de voar. Veja a classificação taxonômica completa da avestruz a seguir:

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Struthioniformes

Família: Struthionidae

Gênero: Struthio

Espécie: Struthio camelus

Alimentação da avestruz

A avestruz se alimenta de gramíneas, raízes e sementes, entretanto, pode incluir na sua dieta pequenos animais, tanto vertebrados quanto invertebrados. Ao se alimentar de plantas, acaba retirando todo o vegetal, incluindo suas raízes e, com isso, frequentemente ingere grande quantidade de terra. As avestruzes também ingerem pedrinhas, que ajudam no processo de digestão. Em cativeiro, elas se alimentam, principalmente, de alfafa.

Reprodução da avestruz

Machos e fêmeas de avestruz são polígamos, ou seja, podem se reproduzir com mais de um par durante o período reprodutivo. A cada ano, uma fêmea é capaz de botar cerca de 60 ovos, dos quais cerca de 20 filhotes serão gerados. O período de incubação dos ovos é de 42 dias, e os machos fazem esse trabalho durante a noite e as fêmeas, durante o dia. Vale destacar que os ovos das avestruzes são bastante grandes, chegando a pesar 1,8 kg.

Confira no nosso podcast: Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Ameaças à avestruz

As avestruzes foram muito caçadas no passado com a finalidade de obter-se couro, penas e ovos. Atualmente, com a domesticação da espécie e sua criação, a caça foi bastante reduzida.

Avestruz coloca a cabeça em buracos para se esconder?

Um mito bastante conhecido em relação às avestruzes é o de que essas aves escondem a cabeça em buracos quando estão com medo ou em perigo. Acredita-se que essa história surgiu devido ao fato de que a avestruz, ao se alimentar, permanece com a cabeça abaixada, e a vegetação da savana, que é rasteira, dá a falsa sensação de que ela está com a cabeça no solo.

Quando as avestruzes se sentem ameaçadas, elas não se escondem, elas correm. Como mencionado, essas aves são ótimas corredoras, podendo atingir 70 km/h. Além de correr em alta velocidade, ao fugirem de predadores, elas fazem mudanças bruscas no seu percurso, confundindo-os. Caso não seja capaz de correr, elas dão chutes, afastando a ameaça.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Avestruz"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/avestruz.htm. Acesso em 12 de novembro de 2024.

De estudante para estudante