Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tucano

Tucano é o nome dado a diferentes espécies de aves que possuem em comum um bico longo e de cores vibrantes. Essas aves fazem parte da família Ramphastidae.

Tucanos são animais que possuem bico longo e colorido, o qual é bastante eficiente para colheita de frutos.
Tucanos são animais que possuem bico longo e colorido, o qual é bastante eficiente para colheita de frutos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Tucano é o nome dado a algumas aves pertencentes à família Ramphastidae, a qual também tem como representantes os araçaris e saripocas. As aves dessa família se destacam porque apresentam um bico grande com coloração vibrante. São encontradas ao longo da região neotropical e se alimentam, principalmente, de frutos, mas podem se alimentar também de ovos e filhotes de outras espécies de aves.

Veja também: História evolutiva das aves — elas teriam surgido dos dinossauros?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o tucano

  • Tucanos são animais que se destacam por apresentarem um bico grande e colorido.

  • Essas aves fazem parte da família Ramphastidae, um grupo que reúne 34 espécies, as quais estão divididas em seis gêneros.

  • Ocorrem na região neotropical, podendo ser observadas do México até a Argentina.

  • Geralmente se alimentam de frutos, entretanto, essa não é a sua única fonte de nutrientes. Alguns tucanos também se alimentam de ovos e pequenos vertebrados.

  • O tucano-toco se destaca como o maior dos tucanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Família Ramphastidae: a família dos tucanos

Ramphastidae, da ordem Piciformes, é a família de aves na qual estão inseridos os tucanos e também os araçaris e saripocas. A família possui 34 espécies, as quais estão incluídas em seis gêneros.

As aves da família Ramphastidae são encontradas na região neotropical, desde o México até a Argentina, ocupando hábitats como florestas tropicais, manchas florestais e florestas montanhosas.

A única espécie que ocorre em áreas abertas é Ramphastos toco, popularmente chamado de tucano-toco ou tucanuçu. No Brasil, a maior diversidade de espécies dessa família é observada na região Amazônica.

O tucano-de-bico-arco-íris destaca-se pela coloração de seu bico.
O tucano-de-bico-arco-íris destaca-se pela coloração de seu bico.

As aves da família Ramphastidae apresentam como característica mais marcante a presença de um bico colorido e grande. Apesar de ser um bico grande, ele é leve, formado por trabéculas ósseas de aspecto esponjoso. O bico diferenciado desses animais é importante para garantir a colheita de frutos em locais inacessíveis a outras aves.

Além disso, o bico do tucano:

  • ajuda a predar ovos e filhotes em ninhos localizados em ocos de árvores;

  • relaciona-se com a atração de parceiros;

  • colabora para o afugentamento de outras aves competidoras.

Vale destacar que as aves dessa família, devido à alimentação que inclui frutos, apresentam grande importância ecológica, atuando como dispersoras de sementes.

Além do bico grande e colorido, as aves da família Ramphastidae apresentam plumagem vistosa, destacando-se a da região do papo. Os pés dessas aves são zigodáctilos, ou seja, possuem dois dedos voltados para frente e dois voltados para trás. Outra característica marcante é a glândula uropigiana (secretora de uma substância oleosa usada para impermeabilizar a pena) bipartida.

As aves desse grupo apresentam hábitos diurnos e passam a noite em galhos de árvores ou no interior de cavidades. Para dormir, são capazes de projetar sua cauda para frente, uma habilidade conseguida graças ao arranjo de suas vértebras caudais.

Os ranfastídeos nidificam em cavidades ou fendas, em barrancos e árvores. Normalmente, botam de dois a quatro ovos. A incubação é de cerca de 18 dias, e os filhotes nascem com os olhos fechados e sem penas. Observa-se cuidado parental, o qual é realizado pela fêmea e pelo macho.

Leia também: Adaptações das aves ao voo — quais aspectos favorecem essa ação?

Características do tucano

Os tucanos são aves da família Ramphastidae e se destacam pelo seu bico grande, colorido e achatado lateralmente. Dentre todas as aves, os tucanos se destacam por apresentarem um dos maiores bicos em relação ao tamanho corporal.

O bico desses animais atua como:

  • forma de alimentação;

  • caixa de ressonância;

  • ornamento sexual;

  • importante área para a troca de calor, uma vez que o bico é vascularizado.

Os tucanos são encontrados na região neotropical e se alimentam de uma grande variedade de frutos. Sua alimentação, no entanto, não se restringe a isso. Apresentam um tamanho que varia de 46 a 66 cm de comprimento.

Espécies de tucano

A seguir, vamos conhecer melhor três espécies de tucanos:

  • Tucano-toco

Tucano-toco sobre galho de árvore.
O tucano-toco é o maior entre os tucanos.

O tucano-toco (Ramphastos toco), também conhecido como tucanuçu, se destaca como o maior de todos os tucanos, apresentando em média 56 cm de comprimento e 540 g de massa. Ele é encontrado no Cerrado e florestas do interior do Brasil, ocorrendo em áreas semiabertas e fechadas.

Possui penas pretas em grande parte de seu corpo. Na região do pescoço, as penas são brancas. Ao redor dos olhos, a pele é nua e apresenta cor laranja ou amarela. A pálpebra do tucano-toco é azul-turquesa. O bico do tucano-toco é largo, longo, com tonalidade alaranjada vibrante, estrias rubras perpendiculares ao eixo principal e uma mancha negra na extremidade.

Essa espécie de tucano se alimenta de frutos carnosos e arilos de sementes de diferentes espécies, além de ovos e filhotes de outras espécies de aves. São observados vivendo em bandos de cerca de 20 indivíduos e durante o período reprodutivo, são separados em casais.

Para nidificar, encontram cavidades em ocos de árvores e usam o bico para deixá-las do tamanho ideal. Colocam de dois a quatro ovos, os quais apresentam incubação de cerca de 16 dias. Esses tucanos são monogâmicos e vivem, em média, 40 anos.

Saiba mais: Arara-azul — a espécie de arara conhecida por formar casais altamente fiéis

  • Tucano-de-bico-verde

Tucano-de-bico-verde sobre fino galho de árvore.
O tucano-de-bico-verde é uma espécie endêmica da Mata Atlântica.

O tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ou seja, ocorre apenas nessa região. Como seu nome popular sugere, é uma espécie que apresenta bico verde. Seu bico possui, ainda, a base preta e a borda da maxila e mandíbula vermelhas. A região ao redor dos olhos é constituída por pele nua de cor vermelho-alaranjada. Na região do dorso, cauda e flancos, a plumagem é negra. Na garganta e peito, apresentam coloração amarela, e a barriga é vermelha.

Esse tucano é menor que o tucano-toco, possuindo cerca de 42 a 48 cm de comprimento e 400 g de massa. Essa espécie se alimenta de frutos, insetos e pequenas aves. Durante a fase reprodutiva, o casal defende seu território de maneira agressiva. Nidificam em cavidades e colocam de dois a cinco ovos, os quais são incubados por 16 dias.

  • Tucano-de-bico-arco-íris

O tucano-de-bico-arco-íris (Ramphastos sulfuratus), também conhecido como tucano-de-peito-amarelo, é uma espécie de tucano que se destaca pelo seu bico bastante colorido, de cor predominantemente verde-amarelada, com uma faixa laranja na lateral inferior da maxila superior e vermelha na ponta. A mandíbula possui uma região azulada na área posterior à ponta do bico.

Além disso, a região ao redor dos olhos é verde-amarelada ou verde-azulada. A região do peito, como sugere um de seus nomes populares, é amarelada, assim como a garganta e o pescoço. A maior parte de sua plumagem é preta. Essa espécie de tucano é encontrada no norte da Colômbia e América Central.

Videoaula sobre aves

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tucano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/tucano.htm. Acesso em 12 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Murilo Mendes

Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida e a obra de Murilo Mendes, um importante poeta do...

Funções orgânicas: Éster

Os ésteres são compostos orgânicos que derivam do ácido carboxílico pela substituição do hidrogênio da...