Monotremados

Biologia

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Monotremata

Os monotremados são os únicos representantes vivos da Subclasse Prototheria, Superdivisão Australosphenida. Na atualidade, existem somente cinco animais pertencentes a esta ordem, divididos em duas Famílias: Ornithorhynchidae, representada pelo ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus); e Tachyglossidae, contendo indivíduos chamados popularmente de équidnas (Tachyglossus aculeatus, Zaglossus attenboroughi, Zaglossus bartoni e Zaglossus bruijnii). Todas estas espécies são encontradas somente na Oceania, mais especificamente na Austrália e Nova Guiné, embora as três últimas se encontrem criticamente em perigo, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, IUCN.

Apesar de possuírem pelos, glândulas mamárias e coração com quatro cavidades, os monotremados apresentam diferenças gritantes, se comparados à maioria dos mamíferos. Tais animais, por exemplo, põem ovos, entre 12 e 20 dias após a gestação, sendo incubados em ninhos, no caso dos ornitorrincos; ou em bolsas localizadas no ventre da mãe, no caso das équidnas. Após o nascimento, os filhotes se alimentam do leite que emana de uma área especializada na pele materna, chamada auréola, e recebem cuidado parental por cerca de cinco anos. Outras diferenças incluem a ausência de tetas e dentes, a existência de somente uma abertura para a eliminação de fezes e urina, e para a cópula e ovoposição; e a presença de focinhos ou bicos altamente especializados. Quanto a estes, são coriáceos, e contêm receptores eletromagnéticos utilizados, principalmente, para detectar presas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma curiosidade adicional sobre tais animais é que os machos possuem esporões em suas patas traseiras cujo veneno é tão potente quanto o de uma serpente peçonhenta!

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Reino Animalia - Reinos do Mundo Vivo - Biologia - Brasil Escola

Acima, um ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) e abaixo, uma équidna (Tachyglossus aculeatus).
Acima, um ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) e abaixo, uma équidna (Tachyglossus aculeatus).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Monotremados "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/monotremados.htm. Acesso em 27 de outubro de 2020.

Lista de Exercícios
Questão 1

Os monotremados são animais mamíferos e, portanto, apresentam algumas características básicas, como a presença de pelos e glândulas mamárias. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que diferencia esse grupo dos outros mamíferos.

a) Coração com quatro cavidades.

b) Respiração pulmonar.

c) São animais ovíparos.

d) Possuem glândulas na pele.

e) Sistema digestório completo.

Questão 2

A classe Mammalia é tradicionalmente dividida em três subclasses. Em qual subclasse os monotremados estão incluídos?

a) Allotheria.

b) Prototheria.

c) Theria.

d) Metatheria.

e) Eutheria.

Mais Questões