Topo
pesquisar

Tigre (Panthera tigris)

Animais

Tigres brancos podem pertencer à mesma ninhada que tigres com características comuns
Tigres brancos podem pertencer à mesma ninhada que tigres com características comuns
PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Panthera
Espécie Panthera tigris

Os tigres são animais carnívoros pertencentes ao Gênero Panthera, tal como leões e onças. São animais que podem atingir dois metros e meio de comprimento, um metro de altura, e a cauda pode se apresentar com um metro ou mais. Quanto ao peso, existem indivíduos com mais de 300 quilos.

A cor da pelagem varia entre o amarelo claro e marrom, com rajados negros ou mais claros. Alguns indivíduos podem ter pelagem branca, e até mesmo dourada, mas não se trata de espécies diferentes.

São muito fortes, ágeis e excelentes saltadores, com audição bem apurada. Além disso, possuem garras e dentes muito afiados, auxiliando na caça e defesa. São capazes de comer até 45 quilos de carne em uma única refeição; e, em um ano, o saldo total de presas fica em torno de 50 indivíduos. Aproxima-se das presas silenciosamente, interceptando-as em seguida. Com uma patada, podem derrubá-las, mordem seus pescoços e tem condições de arrastá-las por muitos metros.

A expectativa média de vida desses animais fica em torno de vinte anos. Machos vivem menos que fêmeas, uma vez que muitos perdem a vida em consequência de disputas com outros machos, geralmente na defesa de territórios.

Podem ter de um a quatro filhotes, que acompanharão a mãe até seus três anos de idade. O período de gestação é de três meses e alguns dias. Sendo animais solitários, unem-se somente na época reprodutiva, que se inicia em torno de quatro anos de idade; ou quando as fêmeas estão em fase de cuidado parental. Para a atração do macho, elas emitem rugidos específicos, e muitas vezes há rituais de corte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os tigres evitam o contato com humanos, atacando-os somente quando não há disponibilidade de comida, ou quando estão muito velhos e doentes, já que outras presas são mais velozes. Por outro lado, as intervenções humanas, principalmente no que diz respeito à caça indiscriminada e perda de hábitats, fizeram com que na atualidade três subespécies se encontrassem extintas, duas criticamente ameaçadas e quatro em perigo:

Panthera tigris altaica - tigre siberiano – em perigo
Panthera tigris amoyensis - tigre-da-china - criticamente ameaçada
Panthera tigris balica - tigre de bali - extinta
Panthera tigris corbetti - tigre indochinês - em perigo
Panthera tigris jacksoni - tigre malaio - em perigo
Panthera tigris sondaica - tigre-de-java - extinta
Panthera tigris sumatrae - tigre-de-sumatra - criticamente ameaçada
Panthera tigris tigris - tigre-de-bengala - em perigo
Panthera tigris virgata - tigre-do-cáspio - extinta

Curiosidade:
Cada indivíduo possui um padrão único de listras em seu rosto e corpo.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Tigre (Panthera tigris)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/tigre.htm. Acesso em 16 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola