Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Características das aves

As aves constituem um grupo de vertebrados que possui uma característica peculiar: a presença de penas.

As aves possuem penas que funcionam como isolante térmico, além de auxiliarem no voo e ajudarem na atração dos parceiros
As aves possuem penas que funcionam como isolante térmico, além de auxiliarem no voo e ajudarem na atração dos parceiros
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A classe das aves inclui seres vivos que possuem por característica principal a presença de penas. Essas estruturas são extremamente importantes, pois funcionam como isolante térmico e também são fundamentais para os representantes que voam por proporcionarem uma maior aerodinâmica. Além disso, elas podem ser usadas por algumas espécies como atrativo para o acasalamento.

A pele desses animais é fina, elástica e relativamente seca. Em algumas espécies, é encontrada a glândula uropigiana, que é capaz de produzir uma secreção formada por substâncias lipídicas. Essa secreção permite que o animal fique com as penas impermeáveis, após um mergulho, por exemplo.

Diferentemente da grande maioria dos animais, elas não possuem dentes. O bico córneo, que está adaptado à dieta de cada espécie, é usado na alimentação, mas não substitui os dentes, uma vez que não permite a mastigação do alimento.

O sistema digestório é completo, terminando na cloaca, porção final do intestino onde se abrem, além desse órgão, o sistema excretor e reprodutor. Esse sistema possui uma estrutura denominada de papo, que possui a função de armazenar e amolecer o alimento ingerido.

O sistema digestório das aves possui um estômago químico, que é chamado de proventrículo, e uma região onde ocorre a digestão mecânica denominada moela. No interior desse órgão são acumuladas pequenas pedrinhas, que são engolidas para ajudarem na trituração do alimento.

A respiração é feita através de pulmões. Esses órgãos possuem projeções que atuam tornando o corpo desses animais mais leve e controlando a temperatura. Essas estruturas são denominadas sacos aéreos e, apesar de surgirem a partir dos pulmões, não são capazes de realizar trocas gasosas.

O sistema circulatório é fechado e a circulação é completa. O coração apresenta quatro cavidades completamente separadas, assim como nos mamíferos. Em virtude dessa separação, não ocorre a mistura de sangue.

A excreção ocorre por rins, sendo que a principal excreta é o ácido úrico. Possuem sistema nervoso formado por encéfalo e diversos nervos. O sistema sensorial é relativamente bem desenvolvido, pois possuem visão a cores e boa audição. As aves também possuem a siringe, estrutura localizada na traqueia que faz com que o animal tenha a capacidade de produzir sons.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse grupo aparece a característica da homeotermia, ou seja, são capazes de manter a temperatura do corpo constante. As aves não necessitam das variações de temperatura do meio para se manterem aquecidas, uma vez que conseguem produzir calor através do seu metabolismo. As penas, sem dúvidas, foram essenciais para que essa característica surgisse, pois o calor produzido deve ser mantido no corpo através de isolantes.

A fecundação é interna e o desenvolvimento é direto, ou seja, sem presença de estágio larval. Esse grupo caracteriza-se por ser ovíparo, apresentando ovos semelhantes aos dos répteis. O embrião desenvolve-se no interior dos ovos.

Esses animais, muitas vezes, são associados ao voo, entretanto, nem todas as aves possuem essa capacidade. Chamamos de ratitas as que não são capazes de voar e de carenatas as que possuem essa habilidade.

Para que o voo aconteça de maneira satisfatória, algumas adaptações surgiram no corpo das aves, como: forma aerodinâmica, asas, penas, ossos pneumáticos, sacos aéreos, quilha, ausência dos dentes e de bexiga urinária (alguns grupos).

Dentre as características citadas, os ossos pneumáticos merecem destaque. Eles são ossos muito porosos que possuem ar em seu interior, inclusive os sacos aéreos aparecem muitas vezes penetrando nesses ossos. Essa característica permite que as aves se tornem mais leves, o que facilita muito o voo.

No osso esterno, é possível observar algumas protuberâncias denominadas de quilha (ou carena). É nessa projeção que irão se prender os músculos que ajudam no bater das asas. Em aves que não voam, a quilha normalmente não está presente.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Características das aves"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/caracteristicas-das-aves.htm. Acesso em 17 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

As aves apresentam algumas características peculiares, como a presença de penas, que funcionam como isolante térmico, além de auxiliar o voo. Marque a única alternativa que não representa uma adaptação ao voo.

a) Sacos aéreos.

b) Ossos pneumáticos.

c) Asas.

d) Siringe.

e) Quilha.

Exercício 2

Nas aves aparece uma característica, que também é presente em mamíferos, chamada de endotermia ou homeotermia. Essa característica está relacionada com:

a) a capacidade de manter a temperatura do corpo constante através do calor do ambiente.

b) a necessidade de se manter em locais quentes para se aquecer.

c) a necessidade de se manter em ambientes frios para refrescar o corpo.

d) a capacidade de manter a temperatura do corpo constante através do seu metabolismo.