As aves são animais vertebrados amplamente distribuídos em quase todos os ecossistemas. Existem cerca de 11.000 espécies de aves descritas, que se distribuem na terra, no ar e até na água, principalmente em busca de alimento. Entre os grupos de animais vertebrados, são as únicas que desenvolveram bem a capacidade do voo.
São animais ovíparos que desenvolveram ovos com uma casca rígida e bem calcificada, o que facilitou ainda mais a conquista do ambiente terrestre. Tradicionalmente, podem ser classificadas como ratitas (aves que não voam) e carinatas (aves que voam). Além disso, possuem uma glândula na região posterior chamada de uropígea ou uropigeana, que produz uma cera capaz de impermeabilizar as penas. Acredita-se que esses animais surgiram a partir de um grupo de dinossauros que desenvolveram penas.
Leia também: Mamíferos — vertebrados que possuem pelos e glândulas mamárias
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre as aves
- 2 - Principais características das aves
- 3 - Tipos de aves
- 4 - Nomes das aves
- 5 - Aves brasileiras
- 6 - Maiores aves do mundo
- 7 - Curiosidades sobre as aves
- 8 - Exercícios resolvidos sobre aves
Resumo sobre as aves
-
As aves são animais vertebrados que possuem penas e um corpo aerodinâmico adaptado para o voo.
-
Elas podem ser classificadas inicialmente como ratitas (que não voam) e carinatas (que voam).
-
São animais pulmonados que possuem sacos aéreos para facilitar a ventilação e termorregulação.
-
Vivem na maior parte dos ecossistemas do planeta Terra.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Os diferentes grupos de aves possuem bicos adaptados ao estilo de vida do animal para facilitar a captura do alimento.
-
São animais ovíparos e o embrião se desenvolve completamente dentro de um ovo.
-
Alguns grupos de aves são: Passeriformes, Columbiformes, Falconiformes, Psitaciformes e Strigiformes.
-
Alguns exemplos de aves brasileiras são: joão-de-barro, tucano e beija-flor.
-
O avestruz é considerado a maior espécie de ave viva.
Principais características das aves
-
Alimentação das aves
As aves possuem uma alimentação bem variada e cada espécie (ou grupo) possui adaptações que facilitam a busca, apreensão e digestão dos alimentos. Algumas aves podem ser:
-
insetívoras (se alimentam de insetos),
-
nectívoras (se alimentam de néctar),
-
carnívoras (se alimentam de outros animais),
-
piscívoras (se alimentam de peixes) e
-
onívoras (se alimentam de uma ampla variedade de alimentos).
Essa diversidade de alimentação é facilmente observada nos bicos das aves, que, durante o processo evolutivo, desenvolveram adaptações morfológicas que facilitaram a captura do alimento.
-
Respiração das aves
As aves são animais pulmonados que possuem adaptações anatômicas e fisiológicas no sistema respiratório que auxiliam para um corpo aerodinâmico. Diferentes dos mamíferos, que possuem alvéolos pulmonares onde ocorre a troca gasosa, esses animais possuem parabrônquios, que são ramificações dos brônquios altamente vascularizados com capilares, que realizam a hematose.
Os sacos aéreos são estruturas que ficam ligadas aos pulmões, como projeções, que auxiliam na ventilação pulmonar, termorregulação e se ligam aos ossos ocos, diminuindo a densidade corporal. Geralmente, são 9 sacos que se distribuem na cavidade torácico-abdominal, que são eles: 1 clavicular, 2 cervicais, 2 torácicos anteriores, 2 torácicos posteriores e 2 abdominais.
As aves também possuem uma siringe, órgão responsável por produzir o canto e quaisquer sons que esses animais produzem. Localizada na parte inferior da traqueia e próximo da bifurcação dos brônquios, essa estrutura é especializada na vocalização e pode variar um pouco na anatomia e no funcionamento de acordo com a necessidade de cada espécie.
-
Habitat
As aves são animais que habitam praticamente todos os ecossistemas da terra, desde os ecossistemas terrestres (como ambientes tropicais, subtropicais, desertos, montanhas, regiões polares e outros) até ambientes aquáticos, como as aves marinhas que passam grande parte do seu tempo na água, podendo viver em rios, lagos e até mesmo no oceano. Alguns exemplos dessas aves são os pinguins, gaivotas, albatrozes, fragatas e pelicanos.
No ambiente aéreo, as aves também passam grande parte do seu tempo, principalmente aquelas que voam grandes distâncias, como as aves migratórias, que se deslocam para conseguir reproduzir-se, alimentar-se, ou até mesmo escapar do inverno frio de algumas regiões.
-
Reprodução
As aves são ovíparas, e os filhotes se desenvolvem completamente dentro de um ovo até o momento do nascimento, onde rompem a casca rígida de carbonato de cálcio e saem. Durante o período de incubação, popularmente conhecido como período em que a fêmea poedeira “choca” os ovos, ela fornece uma temperatura ideal para o embrião, geralmente ficando em cima de todos os ovos e protegendo-os também de qualquer predador que tente se alimentar deles.
Além disso, após o nascimento, as aves normalmente possuem o “cuidado parental” e passam um período auxiliando esses filhotes até que eles aprendam atividades básicas, como se alimentar e voar.
Na grande maioria das aves, o macho não apresenta um pênis verdadeiro, mas dois testículos que produzem os espermatozoides e são levados até a cloaca — abertura única para os sistemas reprodutor, digestório e urinário —, que, ao encostar na cloaca da fêmea, permite a entrada dos espermatozoides no oviduto, canal onde ocorrem a maturação e a liberação dos ovos.
Na fêmea, os óvulos são liberados pelos ovários, que correspondem à gema do ovo, e, durante essa passagem pelo oviduto, desenvolvem a clara (parte transparente do ovo) e outras estruturas, como a casca. Caso esse óvulo se encontre com os espermatozoides, serão fecundados e poderão formar novos descendentes após serem liberados pelo animal.
Tipos de aves
As aves são um grupo de animais vertebrados bem diverso e apresentam diferenças anatômicas que facilitam sua sobrevivência no ambiente. Todas as aves possuem bicos e penas, são homeotérmicas (sangue quente), possuem esqueleto leve e outras características que definem esses animais. Porém, existem diferenças na morfologia, na alimentação, na reprodução e nos hábitos, que fazem com que esses animais sejam classificados em diferentes grupos. Alguns desses grupos são:
-
Passeriformes (pássaros)
É o grupo com maior riqueza de espécies, compreendendendo aproximadamente a 60% de todas as aves. A ordem Passeriformes engloba as aves de pequeno e médio porte e é conhecida pelos belos cantos que cada espécie produz. Os “pássaros”, como são chamados popularmente, possuem essa habilidade devido a uma estrutura bem desenvolvida, chamada siringe.
São animais capazes de empoleirar-se, ou seja, prender-se firmemente em troncos e em galhos de árvores, devido à disposição dos dedos, chamados de pés anisodáctilos (três dedos voltados para frente e um dedo voltado para trás). Alguns exemplos de pássaros incluem o canário, cardeal, bem-te-vi, quero-quero, pardal, andorinha, pintassilgo e outros.
-
Psittaciformes (araras, papagaios, periquitos)
As aves da ordem Psittaciformes são conhecidas por serem inteligentes e altamente habilidosas, além de possuírem cores bem vibrantes. São aves que possuem um bico curvado e articulado que facilita a quebra de alimentos, como sementes.
Os psitacídeos (como são chamados popularmente) possuem pés zigodáctilos (dois dedos voltados para frente e dois dedos voltados para trás), que permitem o empoleiramento e facilitam o manuseio de alimentos. Além disso, algumas aves desse grupo conseguem produzir sons que imitam vozes humanas.
Alguns exemplos de psitacídeos incluem o papagaio, arara, periquito, cacatua, maracanã, calopsita e outros.
-
Accipitriformes (gaviões, águias e harpias) e Falconiformes (falcões e carcarás)
Os Accipitriformes são aves de rapina, ou seja, aquelas aves que se alimentam de outros animais, são mais fortes, possuem garras afiadas e bicos adaptados para rasgar a presa. Nesse grupo estão os gaviões, as águias e as harpias. São conhecidos por possuírem uma visão bastante aguçada e bico em formato de gancho. São animais de comportamento estrategista e esperam o momento certo para atacar sua presa.
Já os Falconiformes, que também são aves de rapina, diferenciam-se dos Accipitriformes pelo formato do crânio e pela forma como caçam seus alimentos. Além disso, análises no código genético desses dois grupos de aves confirmam que eles não são parentes próximos.
Os Falconiformes são os falcões e os carcarás. Possuem asas bem longas e pontiagudas, além do bico curto e curvado. São animais extremamente velozes e conhecidos por sua habilidade de caça.
-
Anseriformes (pato, marreco e ganso)
As Anseriformes incluem aves aquáticas, como os patos, marrecos e gansos. Esses animais possuem adaptações para viver grande parte do tempo na água, como penas impermeáveis, devido à glândula uropigiana bem desenvolvida, que secreta um tipo de lipídeo que impermeabiliza as penas e mantém-nas sempre secas; pés palmados, que facilitam a natação, além de outras características.
A maioria das espécies desse grupo possui comportamentos migratórios e realiza essa migração em bando, fazendo aquela formação no ar bem conhecida em formato de “V”.
-
Strigiformes (corujas)
As aves do grupo Strigiformes incluem todas as espécies de corujas, que também são consideradas aves de rapina, por possuírem, na maioria das vezes, hábitos carnívoros, bicos curtos e curvados, além de garras bem afiadas que ajudam na predação.
As corujas são animais que possuem hábitos noturnos e algumas adaptações que facilitam a caça no período noturno, como asas com pontas serrilhadas, que diminuem o ruído durante o voo, e olhos voltados para frente, que garantem uma visão com maior profundidade. Esses animais são bem conhecidos pela habilidade de girar o pescoço até 270°, devido a adaptações anatômicas, como um maior número de vértebras cervicais, o que facilita a movimentação do pescoço.
-
Columbiformes (pombos e rolinhas)
As aves Columbiformes incluem os pombos e as rolinhas. São animais que possuem o corpo robusto, porém compacto, possuem o bico fino e curto, e a cabeça é relativamente pequena comparada ao corpo. Possuem hábitos diurnos e se alimentam de grãos, sementes e frutas. Essas aves são bem conhecidas por viver em espaços urbanos, principalmente os pombos.
-
Sphenisciformes (pinguins)
As aves da ordem Sphenisciformes incluem todas as espécies de pinguins. São animais que não voam, mas possuem o corpo hidrodinâmico, ou seja, adaptado para viver em ambientes aquáticos. Possuem características que incluem asas, que se transformaram em nadadeiras, penas mais curtas e densas, e pés localizados na parte posterior do corpo, o que facilita o nado subaquático.
A maioria das espécies de pinguins vive na Antártida, mas nem todos vivem em regiões congeladas e podem ser encontrados também em regiões de clima temperado, como o pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus). Possuem uma alimentação um pouco variada, incluindo krill (pequenos crustáceos), peixes e lulas.
Nomes das aves
Existem aproximadamente 11 mil espécies de aves descritas espalhadas por todos os ecossistemas do planeta. Algumas espécies são bem semelhantes, principalmente aquelas mais comuns, como as espécies da ordem Passeriformes (pássaros), que em muitos casos possuem tamanhos e cores bem parecidos. Segue abaixo uma lista com 30 nomes de espécies de aves (popular e científico):
-
Águia-careca – Haliaeetus leucocephalus
-
Albatroz-errante – Diomedea exulans
-
Andorinha-doméstica-grande – Progne chalybea
-
Anu-branco – Guira guira
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Arara-azul-grande – Anodorhynchus hyacinthinus
-
Arara-vermelha – Ara chloropterus
-
Beija-flor-tesoura – Eupetomena macroura
-
Bem-te-vi – Pitanguns sulphuratus
-
Biguá – Nannopterum brasilianum
-
Canário-belga – Serinus canaria domestica
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Cardeal-do-norte – Cardinalis cardinalis
-
Cegonha-branca – Ciconia ciconia
-
Coruja-das-neves – Bubo scandiacus
-
Ema – Rhea americana
-
Flamingo-rosa – Phoenicopterus roseus
-
Falcão-peregrino – Falco peregrinus
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Galo-da-serra – Rupicola rupicola
-
Garça-branca-grande – Ardea alba
-
Gavião-real – Harpia harpyja
-
João-de-barro – Furnarius rufus
-
Kiwi – Apteryx australis
-
Maritaca – Psittacara leucophthalmus
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Pardal – Passer domesticus
-
Pato-mandarim – Aix galericulata
-
Pinguim-imperador – Aptenodytes forsteri
-
Quero-quero – Vanellus chilensis
-
Sabiá-laranjeira – Turdus rufiventris
-
Tico-tico – Zonotrichia capensis
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Tucano-toco – Ramphastos toco
-
Urubu-de-cabeça-vermelha – Cathartes aura
Aves brasileiras
O Brasil é um país de grande biodiversidade de espécies de animais, principalmente animais vertebrados, pois possui um clima tropical e permite que muitas espécies generalistas consigam encontrar o clima e o ambiente perfeito para a sua sobrevivência. No caso das aves, isso não é diferente.
Biomas brasileiros são conhecidos por sua grande variedade de espécies de aves, incluindo as aves endêmicas, que vivem exclusivamente nesses ecossistemas. São exemplos de aves brasileiras:
-
ararinha-azul (Cyanopsitta spixii);
-
tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus);
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
tucano-toco (Ramphastos toco);
-
tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus);
-
tucano-de-papo-branco (Ramphastos tucanus);
-
ararajuba (Guaruba guarouba);
-
joão-de-barro (Furnarius rufus);
-
bem-te-vi (Pitangus sulphuratus);
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
asa-branca (Patagioenas picazuro), etc.
Maiores aves do mundo
O grupo das aves apresenta grande variedade e riqueza de espécies, com animais que podem ser minúsculos, como o beija-flor-abelha (Mellisuga helenae), que mede cerca de 5-6 cm, mas até aqueles animais enormes que podem ultrapassar os 150 kg. Confira abaixo uma lista com as maiores aves:
-
Avestruz (Struthio camelus): é a maior espécie de ave viva. É uma ave corredora (que não voa) e pode atingir cerca de 150 kg.
-
Albatroz-errante (Diomedea exulans): é uma espécie de ave que voa (carinata) e pode atingir cerca de 3,5 metros de envergadura, ou seja, de uma extremidade a outra da asa.
-
Casuar (Casuarius spp.): casuar é uma ave nativa da Austrália, Nova-guiné e ilhas próximas, e pode atingir cerca de 1,5 metro de altura. É conhecida por ser uma ave bem perigosa e por atacar facilmente outros animais, inclusive os seres humanos.
-
Condor-dos-andes (Vultur gryphus): parente próximo dos urubus, o condor-dos-andes pode atingir mais de 3 metros de envergadura.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Curiosidades sobre as aves
-
Os beija-flores conseguem bater as asas até 80 vezes por segundo. Além disso, são as únicas aves que possuem a habilidade de voar para trás.
-
As corujas podem enxergar no escuro com nitidez e perfeição.
-
As cores das penas possuem diversas funções, incluindo auxiliar no acasalamento, espantar predadores e até mesmo atrair presas.
-
Os corvos podem produzir sons muito semelhantes aos dos seres humanos. Além disso, possuem a inteligência de produzir ferramentas.
-
Algumas aves podem consumir pedras, rochas e argila para facilitar na quebra dos alimentos e suprir a deficiência de alguns nutrientes.
Leia também: História evolutiva das aves — elas vieram dos dinossauros?
Exercícios resolvidos sobre aves
Questão 1
(Fundatec - 2015) As aves possuem diversas adaptações evolutivas que lhes conferem a capacidade de voar de forma eficiente, tornando-as um dos grupos mais bem adaptados ao ambiente aéreo. Essas adaptações estão relacionadas à anatomia, fisiologia e comportamento, otimizando a leveza, a força e a eficiência metabólica. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta uma característica exclusiva das aves e que contribui para um voo eficiente.
A- Presença de sacos aéreos ligados aos pulmões.
B- Presença de um coração com três câmaras para maior eficiência circulatória durante o voo.
C- Ossos pneumáticos densos e compactos para maior resistência durante o voo.
D- Excreção de ureia em forma líquida para redução de peso corporal.
Resposta: A. Os sacos aéreos ligados aos pulmões são características específicas das aves.
Questão 2
(Fundatec - 2024) As penas são um componente importante do sistema termorregulador das aves, as quais mantêm o equilíbrio entre a produção, por processos metabólicos, e a perda de calor. A água, um ótimo condutor de calor, não consegue penetrar por entre as penas devido à existência de uma secreção oleosa produzida pela _____________, localizada na região posterior do corpo da ave, próxima à base da cauda. Quando a ave limpa e arruma suas penas, ela espalha essa secreção sobre as penas. Nas aves aquáticas, essa estrutura é bastante desenvolvida.
A- Cloaca.
B- Glândula de sal.
C- Glândula pneumática.
D- Rectriz.
E- Glândula uropígea.
Resposta correta: E. A glândula uropígea ou uropigeana, presente nas aves, produz uma “cera” que impermeabiliza as penas.
Fontes
ANDRADE, R. D.; MARINI, M. Â. Movement of birds in natural forest patches in southeast Brazil. In: ALBUQUERQUE, J. L. B.; CÂNDIDO Jr., J. F.; STRAUBE, F. C.; ROSS, A. L. (orgs.). Ornitologia e conservação: da ciência às estratégias.
BUZZETTI, Dante; SILVA, Silvestre. Berços da Vida: Ninhos de Aves Brasileiras. São Paulo: Terceiro Nome, 2005.
IHERING, H. von; IHERING, R. von. As aves do Brasil. São Paulo: Museu Paulista, 1907. (Catálogos da Fauna Brasileira, v. 1, 74 p.).
IBAMA / ICMBio. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume III – Aves. Brasília: ICMBio / MMA, 2018.