Topo
pesquisar

Pangolim

Animais

O pangolim é um mamífero conhecido principalmente por suas escamas características. Esse animal é atualmente o mais traficado do mundo.
O pangolim é um animal que apresenta corpo recoberto por escamas
O pangolim é um animal que apresenta corpo recoberto por escamas
PUBLICIDADE

O pangolim é um mamífero que vive na Ásia e África. Possui corpo recoberto de escamas bastante características, sendo frequentemente chamado de “tamanduá escamoso”. Essa denominação também se deve ao fato de que esses animais se alimentam, principalmente, de cupins e formigas, os quais ele captura com uma língua longa e pegajosa.

Veja também: Tamanduá-bandeira


As diferentes espécies de pangolim

Pangolim é a denominação utilizada para se referir a oito espécies diferentes. De maneira geral, essas espécies variam de 1,6 kg até 33 kg, e sua coloração vai do castanho amarelado até o marrom-escuro. Todas as oito espécies são protegidas por leis nos locais onde são encontradas.

Conheça as espécies existentes de pangolim
Conheça as espécies existentes de pangolim

Como dito, esses animais apresentam corpo recoberto por escamas, as quais são feitas de queratina. Essas escamas, que estão sobrepostas sobre o corpo do animal, crescem durante toda a sua vida, sendo importante destacar que, assim que o animal nasce, as escamas são flexíveis e possuem coloração mais clara. A parte inferior do pangolim não apresenta escamas.

Esses animais possuem cabeça cônica, língua muito longa e pegajosa, que ajuda na captura de suas presas, e não apresentam dentes. Sua visão não é muito desenvolvida – esse animal é frequentemente guiado pelo seu ótimo olfato.

Leia também: Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Hábitos de vida do pangolim

Os pangolins são animais solitários e noturnos. Apresentam como defesa o hábito de se enrolar, de modo a proteger suas partes mais frágeis. Podem também utilizar suas caudas afiadas para atacar. Para capturar suas presas, eles destroem os ninhos utilizando suas garras, as quais eles também usam para fazer suas tocas.

Esses animais apresentam sexos separados, ou seja, existem machos e fêmeas. Sua maturidade sexual é atingida por volta dos dois anos. A gestação varia de acordo com a espécie, e os períodos de gestação variam de 70 a 139 dias. Os filhotes são amamentados nos primeiros quatro meses, porém podem ingerir formigas e cupins já no primeiro mês de vida.

O pangolim apresenta hábito solitário
O pangolim apresenta hábito solitário


Por que algumas espécies de pangolim estão ameaçadas de extinção?

O pangolim, assim como vários animais do planeta, enfrenta vários problemas que colocam em risco sua sobrevivência. Um desses problemas é a destruição de habitat, uma questão grave que coloca cada dia mais espécies em perigo e tem como principal responsável o ser humano. Além disso, sua carne e escamas são utilizadas na fabricação de medicamentos, o que aumenta a caça desse animal. É importante destacar que o pangolim é o animal mais traficado do mundo.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Pangolim"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/animais/pangolim.htm>. Acesso em 21 de agosto de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA