Topo
pesquisar

Baleias

Animais

As baleias são animais aquáticos que se destacam por seu grande porte. Algumas espécies podem atingir mais de 25 metros de comprimento.
PUBLICIDADE

As baleias são animais incluídos na ordem Cetacea, a qual inclui mamíferos como baleias, golfinhos e botos. Os cetáceos apresentam duas subordens com organismos viventes, Mysticeti e Odontoceti, sendo a ordem Mysticeti a que reúne as baleias-verdadeiras, também conhecidas como baleias-de-barbatana.

Os Odontoceti incluem os golfinhos e as chamadas baleias com dentes, como o cachalote É muito comum encontrarmos a denominação de baleia sendo usada tanto para os cetáceos com barbana como para os grandes cetáceos com dentes. Alguns autores, no entanto, consideram como baleias apenas os misticetos.

Cetáceos

Os cetáceos são animais que surgiram em nosso planeta há cerca de 50-60 milhões de anos. Esses animais são mamíferos e apresentam algumas adaptações à vida aquática. Dentre essas adaptações destacam-se o corpo hidrodinâmico, membros anteriores modificados em nadadeiras e perda dos pelos do corpo, características essas que reduzem o atrito com a água e facilitam o deslocamento.

Além dos membros anteriores modificados em nadadeiras, os cetáceos não possuem membros posteriores e possuem uma nadadeira caudal bem desenvolvida. Eles têm ainda nadadeira dorsal, que ajuda no equilíbrio.

Observe o detalhe de uma nadadeira caudal de uma baleia.
Observe o detalhe de uma nadadeira caudal de uma baleia.

O corpo dos cetáceos apresenta uma rica camada de gordura, a qual tem a função de proteger contra o frio e funcionar como reserva de energia. Existem espécies de cetáceos que possuem cerca de um terço do peso total em gordura.

Os cetáceos possuem respiração pulmonar, assim como outros mamíferos, portanto, necessitam retirar oxigênio da atmosfera. Para isso, os cetáceos necessitam chegar até a superfície para respirarem. Outra característica interessante sobre os cetáceos é o sistema de ecolocalização bem desenvolvido. No grupo dos Odontoceti, a ecolocalização alcança seu auge de desenvolvimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Ecolocalização

Baleias

O termo baleia é usado para referir-se, preferencialmente, aos animais da subordem Mysticeti, entretanto, alguns autores utilizam o termo também em referência a grandes mamíferos da subordem Odontoceti. Na subordem Mysticeti, temos o que chamamos de baleias-verdadeiras ou baleias-de-barbatana. Já na Odontoceti, temos os golfinhos e o que chamamos de baleias com dentes. Dentre as baleias-de-barbatana, destaca-se a baleia-azul, o maior animal que existe em nosso planeta. Já entre as baleias com dentes, temos o cachalote. É importante frisar que alguns autores não consideram indivíduos da subordem Odontoceti como baleias.

Leia também: Baleia-azul

A baleia-azul está incluída na subordem Musticeti, sendo, portanto, considerada uma baleia-verdadeira.
A baleia-azul está incluída na subordem Musticeti, sendo, portanto, considerada uma baleia-verdadeira.

As baleias-de-barbatana são assim chamadas devido à presença de estruturas que lembram cerdas no lugar dos dentes. Essas estruturas relacionam-se com a alimentação desses animais, a qual se baseia na filtragem da água para a captura de pequenos animais planctônicos. Esses animais enchem a boca de água, depois a fecham e levantam sua língua, forçando a água para fora pelas barbatanas. Desse modo, as barbatanas funcionam como verdadeiros filtros, que retêm o alimento.

As baleias respiram por pulmões e podem ficar um grande período embaixo d'água. Nesses animais, o orifício respiratório, que está no topo da cabeça, possibilita a retirada do oxigênio atmosférico sem necessidade de elevar completamente a cabeça para fora d'água. O crânio das baleias-verdadeiras é simétrico, e observa-se um par de orifícios respiratórios localizados no alto da cabeça. Já nos odontocetos, o crânio é assimétrico, e observa-se apenas um único orifício respiratório.

Outra característica interessante é que nas baleias-verdadeiras a ecolocalização é um processo pouco conhecido, diferentemente dos animais da subordem Odontoceti, nos quais a ecolocalização é bastante eficiente.

Orca é uma baleia?

A orca, conhecida como baleia-assassina, está na subordem Odontoceti e na família Delphinidae, que é a família dos golfinhos. Desse modo, a orca não se trata de uma baleia-verdadeira.

A orca não é uma baleia-verdadeira.
A orca não é uma baleia-verdadeira.

Reprodução das baleias

As baleias são animais que se reproduzem por meio de fecundação interna, ou seja, o macho introduz o espermatozoide dentro do corpo da fêmea. O filhote desenvolve-se dentro do útero da fêmea, e o tempo de gestação varia de acordo com cada espécie, entretanto, a média é de onze a doze meses. Após o nascimento, a baleia já é capaz de nadar ativamente. A amamentação dura, em média, sete meses.

Tamanho das baleias

As baleias destacam-se por seu grande tamanho. A baleia-azul, que é o maior animal do mundo, apresenta, por exemplo, 33 metros de comprimento. A baleia-fin pode atingir 25-26 metros de comprimento, enquanto a baleia-sei pode atingir 20 metros. A baleia-franca é outra baleia de grandes dimensões, apresentando cerca de 18 metros. A jubarte, por sua vez, destaca-se por seus 16 metros de comprimento.

Peso das baleias

As baleias são animais grandes e apresentam também um grande peso. A baleia-azul apresenta, por exemplo, cerca de 140 toneladas. A jubarte, por sua vez, pode apresentar cerca 40 toneladas. Já a baleia-franca pode pesar até 60 toneladas.

Curiosidades sobre baleias

Veja, a seguir, alguns dados curiosos sobre as baleias:

A baleia-franca-austral não possui nadadeira dorsal.
A baleia-franca-austral não possui nadadeira dorsal.

  • A baleia-azul alimenta-se de, aproximadamente, oito toneladas de krill diariamente.

  • A baleia-azul é o maior animal do mundo, apresentando até 33 metros de comprimento e mais de 140 toneladas.

  • Os filhotes da baleia-azul já nascem pesando mais de duas toneladas.

  • A baleia-sei (Balaenoptera borealis) é a terceira maior espécie de cetáceo do planeta.

  • A baleia-fin, juntamente com a baleia-azul, foi uma das mais caçadas comercialmente.

  • A baleia-franca-austral não possui nadadeira dorsal.

  • As baleias produzem um borrifo durante a expiração que pode ser observado a grandes distâncias. O borrifo da baleia-azul pode atingir até 10 metros de altura.

  • A cabeça do cachalote corresponde a cerca de 40% do seu tamanho total.

  • O Brasil é visitado por 37 espécies diferentes de baleias.

  • As baleias-corcundas e jubartes emitem sons que parecem canções, os quais podem durar muito tempo.

  • As nadadeiras da jubarte chegam a medir 1/3 de seu comprimento total.

  • No passado, as baleias, de maneira geral, foram muito caçadas, o que reduziu muitas populações. A baleia-azul, por exemplo, quase foi extinta na década de 1960.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

A baleia jubarte é uma espécie de baleia que pode ser avistada anualmente no Brasil.
A baleia jubarte é uma espécie de baleia que pode ser avistada anualmente no Brasil.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Baleias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/baleias.htm. Acesso em 18 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola