PUBLICIDADE
Ursos pandas, também chamados de pandas gigantes, são animais mamíferos que se destacam, principalmente, pela sua inconfundível pelagem branca com manchas negras nos olhos e membros, e suas orelhas e ombros negros. Esses animais, apesar de estarem classificados na ordem Carnívora, não têm esse tipo de alimentação, sendo sua dieta baseada no consumo de bambu. A seguir exploraremos mais sobre o modo de vida e as principais características desse mamífero fantástico.
Tópicos deste artigo
- 1 - Nome científico do urso panda
- 2 - Habitat do urso panda
- 3 - Características gerais do urso panda
- 4 - Alimentação do urso panda
- 5 - Reprodução do urso panda
- 6 - Ursos pandas e o risco de extinção da espécie
- 7 - Curiosidades sobre o urso panda
Nome científico do urso panda
O urso panda é um animal mamífero pertencente à ordem Carnivora e família Ursidae. O nome científico do panda é Ailuropoda melanoleuca.
Habitat do urso panda
Os ursos pandas são animais que vivem em florestas de bambu. Inicialmente eram encontrados em todo sul e leste da China, porém a destruição de seu habitat limitou-os a poucos locais onde as florestas ainda permaneceram.
Leia mais: Coala - mamífero que se alimenta de folhas de eucalipto e vive na Austrália
Características gerais do urso panda
Os ursos pandas são animais mamíferos, portanto, caracterizam-se pela presença de pelos e pela capacidade de produzir leite, que serve de alimento para seus filhotes. Sua pelagem é uma importante característica, uma vez que eles são facilmente reconhecidos pelo padrão branco e preto dos pelos. Os pandas possuem pelos brancos com manchas negras ao redor dos olhos, além de membros, ombros e orelhas negras.
O padrão de pelagem do urso panda parece ter relação ao processo de camuflagem. No trabalho publicado na Behavioral Ecology e intitulado “Why is the giant panda black and white?”, os autores destacam que a parte branca do seu corpo ajuda-o a esconder-se em locais de neve, já a parte preta ajuda a sua camuflagem em locais em que há sombra. O padrão de coloração da orelha e ao redor dos olhos pode estar ainda relacionado ao reconhecimento dos indivíduos e à sinalização de agressividade para possíveis predadores.
Os ursos pandas, como dito, podem ser chamados de pandas gigantes, e esse nome não é atoa. Esses animais podem atingir mais de 1,20 m de altura e pesar entre 75 e 160 quilos. Esse grande tamanho, no entanto, não significa que eles não tenham predadores naturais, sendo predados, por exemplo, por leopardos, que atacam, principalmente, filhotes.
Conheça também: Urso-polar - características, reprodução e alimentação
Alimentação do urso panda
Quando falamos que um animal faz parte da ordem Carnivora, logo imaginamos que sua dieta é baseada no consumo de carne. Entretanto, os pandas não se alimentam dessa forma, sendo sua dieta baseada quase exclusivamente na ingestão de bambu.
Os pandas alimentam-se de grande quantidade dessa planta para conseguir manter suas necessidades nutricionais. Estima-se que eles podem alimentar-se de quase 40 kg de bambu diariamente.
Reprodução do urso panda
Os pandas normalmente vivem sozinhos na natureza, encontrando-se apenas nos períodos reprodutivos. A estação reprodutiva desses animais, no entanto, é muito curta. As fêmeas entram no cio apenas na primavera, mesmo período em que os machos tornam-se interessados na cópula. Fato interessante é que elas não ficam receptivas durante toda a estação, sendo esse comportamento observado por cerca de três dias. Caso os machos não as procurem nesses dias exatos, a reprodução não ocorrerá.
A gestação da panda dura entre 95 a 160 dias, sendo, portanto, longa. Normalmente a fêmea dá à luz a apenas um filhote, que nasce com cerca de 200 gramas. Esses pequenos filhotes necessitam da mãe nos primeiros meses, sendo o desmame observado entre 8 a 9 meses de vida. O filhote fica com a mãe por um tempo aproximado de 18 meses, deixando-a, geralmente, quando ela já está grávida novamente.
Ursos pandas e o risco de extinção da espécie
Os ursos pandas são animais que sofrem, principalmente, com a destruição do habitat em que vivem. Atualmente estão classificados na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN como vulneráveis, porém, no passado, já foram tidos como ameaçados. A mudança de status de classificação ocorre devido, principalmente, aos esforços no que diz respeito à restauração do ambiente em que vivem. De acordo com a IUCN, atualmente, a tendência da população de pandas é de aumento.
Leia mais: Animais em extinção no Brasil e no mundo
Curiosidades sobre o urso panda
Veja no quadro seguinte 10 curiosidades sobre os pandas:
10 curiosidades sobre os ursos pandas |
|
Por Ma. Vanessa dos Santos