Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Urso panda

Urso panda é um animal mamífero encontrado na China que se destaca por sua pelagem característica e por sua dieta baseada na ingestão de bambu.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Ursos pandas, também chamados de pandas gigantes, são animais mamíferos que se destacam, principalmente, pela sua inconfundível pelagem branca com manchas negras nos olhos e membros, e suas orelhas e ombros negros. Esses animais, apesar de estarem classificados na ordem Carnívora, não têm esse tipo de alimentação, sendo sua dieta baseada no consumo de bambu. A seguir exploraremos mais sobre o modo de vida e as principais características desse mamífero fantástico.

Tópicos deste artigo

Nome científico do urso panda

O urso panda é um animal mamífero pertencente à ordem Carnivora e família Ursidae. O nome científico do panda é Ailuropoda melanoleuca.

Habitat do urso panda

Os ursos pandas são animais que vivem em florestas de bambu. Inicialmente eram encontrados em todo sul e leste da China, porém a destruição de seu habitat limitou-os a poucos locais onde as florestas ainda permaneceram.

Os ursos pandas são animais atualmente classificados como vulneráveis.
Os ursos pandas são animais atualmente classificados como vulneráveis.

Leia mais: Coala - mamífero que se alimenta de folhas de eucalipto e vive na Austrália

Características gerais do urso panda

Os ursos pandas são animais mamíferos, portanto, caracterizam-se pela presença de pelos e pela capacidade de produzir leite, que serve de alimento para seus filhotes. Sua pelagem é uma importante característica, uma vez que eles são facilmente reconhecidos pelo padrão branco e preto dos pelos. Os pandas possuem pelos brancos com manchas negras ao redor dos olhos, além de membros, ombros e orelhas negras.

O padrão de pelagem do urso panda parece ter relação ao processo de camuflagem. No trabalho publicado na Behavioral Ecology e intitulado “Why is the giant panda black and white?”, os autores destacam que a parte branca do seu corpo ajuda-o a esconder-se em locais de neve, já a parte preta ajuda a sua camuflagem em locais em que há sombra. O padrão de coloração da orelha e ao redor dos olhos pode estar ainda relacionado ao reconhecimento dos indivíduos e à sinalização de agressividade para possíveis predadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os ursos pandas, como dito, podem ser chamados de pandas gigantes, e esse nome não é atoa. Esses animais podem atingir mais de 1,20 m de altura e pesar entre 75 e 160 quilos. Esse grande tamanho, no entanto, não significa que eles não tenham predadores naturais, sendo predados, por exemplo, por leopardos, que atacam, principalmente, filhotes.

Conheça também: Urso-polar - características, reprodução e alimentação

Alimentação do urso panda

Quando falamos que um animal faz parte da ordem Carnivora, logo imaginamos que sua dieta é baseada no consumo de carne. Entretanto, os pandas não se alimentam dessa forma, sendo sua dieta baseada quase exclusivamente na ingestão de bambu.

Os pandas alimentam-se de grande quantidade dessa planta para conseguir manter suas necessidades nutricionais. Estima-se que eles podem alimentar-se de quase 40 kg de bambu diariamente.

Os ursos pandas são animais que se alimentam basicamente de bambu.
Os ursos pandas são animais que se alimentam basicamente de bambu.

Reprodução do urso panda

Os pandas normalmente vivem sozinhos na natureza, encontrando-se apenas nos períodos reprodutivos. A estação reprodutiva desses animais, no entanto, é muito curta. As fêmeas entram no cio apenas na primavera, mesmo período em que os machos tornam-se interessados na cópula. Fato interessante é que elas não ficam receptivas durante toda a estação, sendo esse comportamento observado por cerca de três dias. Caso os machos não as procurem nesses dias exatos, a reprodução não ocorrerá.

A gestação da panda dura entre 95 a 160 dias, sendo, portanto, longa. Normalmente a fêmea dá à luz a apenas um filhote, que nasce com cerca de 200 gramas. Esses pequenos filhotes necessitam da mãe nos primeiros meses, sendo o desmame observado entre 8 a 9 meses de vida. O filhote fica com a mãe por um tempo aproximado de 18 meses, deixando-a, geralmente, quando ela já está grávida novamente.

Ursos pandas e o risco de extinção da espécie

Os ursos pandas são animais que sofrem, principalmente, com a destruição do habitat em que vivem. Atualmente estão classificados na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN como vulneráveis, porém, no passado, já foram tidos como ameaçados. A mudança de status de classificação ocorre devido, principalmente, aos esforços no que diz respeito à restauração do ambiente em que vivem. De acordo com a IUCN, atualmente, a tendência da população de pandas é de aumento.

Leia mais: Animais em extinção no Brasil e no mundo

Curiosidades sobre o urso panda

Em cativeiro um panda pode sobreviver mais de 30 anos.
Em cativeiro um panda pode sobreviver mais de 30 anos.

Veja no quadro seguinte 10 curiosidades sobre os pandas:

10 curiosidades sobre os ursos pandas

  1. Pandas podem passar até 14 horas por dia alimentando-se.
  2. Um panda pode defecar mais de 100 vezes em um único dia.
  3. Pandas apresentam eficiência digestiva muito baixa, uma vez que seu sistema digestório é muito semelhante aos dos seus ancestrais carnívoros. É por isso que esse animal precisa alimentar-se em grande quantidade.
  4. A mãe de um urso panda pode pesar quase 1000 vezes mais que o seu filhote ao nascer.
  5. Filhotes de urso panda nascem quase sem pelos e cegos.
  6. Pandas possuem uma espécie de falso polegar que ajuda o animal em várias tarefas, como pegar seu alimento.
  7. Pandas machos não se interessam por sexo no verão e outono.
  8. Na natureza os pandas vivem cerca de 20 anos, podendo viver de 25 a 35 anos no cativeiro.
  9. Em 2014, descobriu-se que uma fêmea de panda criada em cativeiro havia se fingido de grávida, provavelmente, para ganhar regalias que as pandas grávidas recebiam. Pesquisadores do Centro de Investigação de Chengdu, que planejavam transmitir o nascimento do filhote, assustaram-se com a descoberta de que ela não esperava um filhote.
  10. Em 2006 o primeiro panda gigante nascido em cativeiro foi levado para viver na floresta. Infelizmente morreu tempos depois, devido à luta com outros indivíduos de vida selvagem.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Urso panda"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/urso-panda.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante