Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Coala

Coala é um mamífero marsupial encontrado na Austrália. Ele se alimenta principalmente de folhas de eucalipto e passa grande parte do dia dormindo.

Coala dormindo entre galhos de árvore.
Os coalas passam grande parte do seu dia dormindo nos galhos de eucalipto.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Coala é um animal marsupial encontrado exclusivamente na Austrália. O mamífero se destaca por possuir uma pelagem densa que vai do cinza ao marrom, com algumas regiões brancas. Ele passa grande parte do dia dormindo em árvores de eucalipto. É dessa planta que ele retira seu alimento, o qual fornece pouca energia, mas grande quantidade de água, motivo pelo qual os coalas raramente bebem água. Algumas ameaças aos coalas são os incêndios florestais, desmatamento e doenças.

Saiba mais: Bicho-preguiça — animal que dorme 14 horas por dia

Tópicos deste artigo

Resumo sobre coala

  • Coalas são animais marsupiais encontrados em florestas na Austrália.

  • Os coalas se alimentam, principalmente, de eucalipto.

  • As folhas de eucalipto fornecem poucas calorias aos coalas, que precisam, portanto, economizar energia.

  • Coalas passam a maior parte do dia dormindo.

  • Desmatamento, incêndios florestais e doenças ameaçam as populações de coalas.

Características do coala

Coalas (Phascolarctus cinereus) são animais mamíferos do grupo dos marsupiais, assim como gambás e cangurus. Essa espécie faz parte da classe dos mamíferos, ordem Diprotodontia, família Phascolarctidae e gênero Phascolarctus. Apesar de se assemelharem a ursos, não podem ser assim chamados por não pertencerem à família Ursidae.

Esses animais possuem um corpo repleto de pelos densos, que apresentam coloração que vai do cinza ao marrom. A parte interna dos membros anteriores, o queixo e a região do peito apresentam pelos brancos. O nariz não possui pelos, e a orelha é franjada com longos pelos brancos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os coalas machos são maiores que as fêmeas e apresentam variação de acordo com a área em que vivem. Coalas encontrados no Sul da Austrália tendem a ser maires que aqueles observados no Norte. Esses animais podem apresentar comprimento médio de 78 cm para machos e 72 cm para fêmeas na região Sul. Coalas machos podem pesar 11,8 kg, e fêmeas, cerca de 7,9 kg nessa região.

Esses mamíferos apresentam membros anteriores com cinco dedos. O polegar e o dedo seguinte são opostos aos outros dedos, uma característica que permite que o coala consiga se segurar em galhos. Os membros posteriores apresentam o segundo e o terceiro dedos parcialmente sindáctilos, ou seja, juntos entre si. Apesar de os dedos estarem colados, as garras apresentam-se separadas.

Comportamento dos coalas

Coalas são animais que apresentam hábitos solitários e sedentários. Eles apresentam movimentos lentos e passam grande parte do dia dormindo. Essa característica está relacionada com sua dieta de baixas calorias, que faz com que o animal precise economizar energia. Um coala pode dormir cerca de 20 horas por dia.

Habitat dos coalas

Coalas são animais encontrados exclusivamente na Austrália. Apresentam hábitos arborícolas, sendo observados, principalmente, em galhos de eucaliptos.

Alimentação dos coalas

Coalas são animais herbívoros que se alimentam, principalmente, de folhas de eucalipto. São animais com dieta altamente especializada, selecionando folhas de apenas 20 espécies dessa planta. Apesar de as folhas de eucalipto serem tóxicas para a maioria das espécies, coalas conseguem liberar as toxinas presentes nas folhas de maneira rápida devido à presença de um sistema de desintoxicação eficiente. Além disso, para digerirem as folhas, os coalas contam com um ceco (porção do intestino grosso) grande.

As folhas de eucalipto são um alimento pouco nutritivo, por isso os coalas precisam economizar energia. Em compensação, elas são ricas em água, e, por isso, coalas praticamente não sentem sede. Essa característica é o motivo pelo qual o animal recebe a denominação de coala, que significa “animal que não bebe” na língua de povos indígenas da região.

O sistema digestório dos coalas não está pronto para a dieta baseada na ingestão de folhas quando eles nascem. Para preparar o organismo desses animais, os filhotes se alimentam das fezes das mães, as quais contêm bactérias importantes para esse processo.

Leia também: Lobo da Tasmânia — marsupial australiano totalmente extinto na natureza

Reprodução dos coalas

As fêmeas de coalas se tornam sexualmente maduras por volta do segundo ano de vida, assim como os machos. Os machos, no entanto, acasalam quando atingem quatro anos de idade. O não acasalamento em idade inferior está relacionado com o fato de que há competição pela fêmea, o que requer deles um tamanho maior.

Mãe coala pendurada em árvore segurando seu filhote.
Os coalas, após saírem da bolsa, ainda são carregados pela mãe por um certo período.

Os coalas são mamíferos do grupo dos marsupiais. Isso significa que as fêmeas da espécie apresentam uma bolsa denominada de marsúpio, onde seus filhotes completam seu desenvolvimento.

Essa espécie se reproduz uma vez por ano, e a gestação dura em média de 25 a 35 dias. A cada gestação, o coala costuma ter apenas um filhote, porém pode ocorrer, mais raramente, a gestação de dois. Após o período de gestação, os filhotes, que apresentam cerca de 0,5 grama, adentram o marsúpio e se prendem a um mamilo da bolsa.

Dentro do marsúpio, os coalas recebem alimento e permanecem por um período de cinco a sete meses. Após esse tempo, eles deixam a bolsa, mas ainda são carregados nas costas da mãe. O desmame ocorre entre seis e 12 anos, e o indivíduo se torna independente por volta dos 11 meses. Um coala vive na natureza, em média, por dez anos, enquanto em cativeiro pode viver cerca de 20 anos.

Coalas estão em extinção?

Tem-se observado um grande declínio das populações de coala em determinadas regiões de sua distribuição geográfica. Atualmente, os coalas estão classificados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como vulneráveis. Por muito tempo, os coalas foram caçados, com o intuito de se obter sua pele para comercialização. Com as proibições de caça, esse problema se tornou secundário na vida desses animais, que, atualmente, enfrentam questões como redução de seu habitat devido a desmatamento e incêndios florestais e devido a doenças, como clamídia.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Coala"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/koala.htm. Acesso em 18 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante