Topo
pesquisar

Diferenças entre crocodilos e jacarés

Biologia

Entre as diferenças entre crocodilos e jacarés, podemos citar o tamanho e formato do focinho, os dentes e o tamanho que esses animais podem atingir.
PUBLICIDADE

Muitas pessoas não sabem diferenciar jacarés e crocodilos, acreditando que esses dois nomes podem ser usados para o mesmo animal. Vamos conhecer as características e diferenças desses répteis?

Jacarés

Os jacarés são répteis pertencentes à família Alligatoridae, possuem focinho curto e largo, e os dentes não são muito longos. Quando o jacaré fecha a boca, não é possível observar nenhum dente à mostra, como ocorre com o crocodilo.

No Brasil, existem seis espécies de jacaré: Caiman crocodilus, Caiman latirostris, Caiman yacare, Melanosuchus niger, Paleosuchus palpebrosus e Paleosuchus trigonatus. Entre essas espécies, destacam-se o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) e o jacaré-açu (Melanosuchus niger).

O jacaré-de-papo-amarelo apresenta porte relativamente médio e raramente atinge mais de três metros de comprimento. Possui coloração verde-oliva, faixas pretas na região dorsal e ventre amarelado. Sua alimentação baseia-se na ingestão de caramujos, peixes, aves e mamíferos de pequeno porte. Esse animal pode ser encontrado desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O jacaré-de-papo-amarelo possui ventre amarelado
O jacaré-de-papo-amarelo possui ventre amarelado

O jacaré-açu destaca-se pelo seu tamanho, pois pode atingir até seis metros de comprimento e pesar até 300 quilos. Apresenta coloração negra com faixas amareladas e come geralmente peixes, pássaros e carangueiros. É encontrado no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa e Peru.

Crocodilos

Os crocodilos são répteis da família Crocodylidae que possuem o focinho mais afilado e alongado que o dos jacarés. Eles apresentam dentes longos alinhados que podem ser vistos mesmo quando fecham a boca. Na língua dos crocodilos, é possível notar a presença de glândulas que ajudam a excretar sal, uma característica não verificada nos jacarés.

Os crocodilos são répteis que atingem grandes tamanhos, diferentemente dos jacarés. O crocodilo de água salgada, por exemplo, que possui comprimento superior a 8,5 metros e pode atingir mais de 1,5 toneladas. É importante destacar que não existem crocodilos no Brasil. 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Os crocodilos possuem o focinho afilado e alongado
Os crocodilos possuem o focinho afilado e alongado

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Diferenças entre crocodilos e jacarés"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/diferencas-entre-crocodilos-jacares.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola