Topo
pesquisar

Tubarão-martelo (Gênero Sphyrna)

Animais

Tubarão-martelo é o nome dado a indivíduos pertencentes ao Gênero Sphyrna. Esses animais têm como característica peculiar a cabeça, contendo, de cada lado, uma extensão plana e lateral, fazendo com que se apresente com forma semelhante à de um martelo. Há, em nosso país, sete espécies de tubarão-mar
PUBLICIDADE

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Sphyrnidae
Gênero: Sphyrna

Tubarão-martelo é a denominação dada a espécies pertencentes ao Gênero Sphyrna, típicas de mares tropicais e temperados. Algumas espécies são encontradas em regiões mais profundas; outras, próximas à costa; e há também aquelas que podem ser avistadas em estuários.

O nome que levam se deve ao fato de que esses animais possuem uma extensão plana e lateral em cada lado da sua cabeça – grande e chata, com boca e dentes pequenos; sendo que os olhos estão localizados nas extremidades de cada uma das referidas extensões. Tal forma confere a eles melhor capacidade de nado, incluindo aí a capacidade de girar com muita destreza; e também permite que tenham maior acuidade e campo de visão (de 360 graus), ajudando significantemente na localização e na captura de presas, mesmo aquelas mais ágeis. Outras características típicas dos tubarões-martelo incluem a nadadeira dorsal pronunciada; e a capacidade de identificar uma gota de sangue a mais ou menos um quilômetro de distância.

O tamanho do corpo desses tubarões é variável. Há desde aqueles com aproximadamente um metro a quinhentos centímetros. Quanto à massa, ela varia entre os 9 e os 360 quilos; e, no que diz respeito à coloração, ela vai do marrom-acinzentado ao verde-oliva, com a região abdominal mais clara.

A alimentação dos tubarões-martelo inclui peixes (inclusive outros tubarões e arraias), camarões, crustáceos e até mesmo algas. Para tal, costumam caçar durante o dia ou ao entardecer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto à reprodução, são animais vivíparos, dando origem a indivíduos que, ao nascer, tornam-se imediatamente independentes.

Os tubarões-martelo não costumam ser agressivos, e ataques a humanos é muito raro, ocorrendo, na maioria das vezes, em situações em que foram provocados, mesmo que acidentalmente. Não há registro de mortes, de indivíduos de nossa espécie, causadas por eles. No entanto, a recíproca não é verdadeira: os tubarões-martelos são visados em razão da sua pele, carne, fígado (para fabricação de óleo) e barbatanas; e também são caçados como forma de lazer. Por tais motivos, alguns deles se encontram ameaçados de extinção.

No Brasil, ocorrem sete espécies:

- Sphyrna zygaena (tubarão-martelo-liso). Status de conservação, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN): vulnerável, vulnerable, VU.

- Sphyrna tudes (cação-rudela). Status de conservação, segundo a IUCN: vulnerável, vulnerable, VU.

- Sphyrna tiburo (cação-martelo-da-aba-curta ou cambeva-pata). Status de conservação, segundo a IUCN: risco mínimo, least concern, LC.

- Sphyrna mokarran (cação-panã). Status de conservação: em perigo, endangered, EM.

- Sphyrna media (cação-martelo). Status de conservação: dados deficientes, data deficient, DD.

- Sphyrna lewini (tubarão-martelo-entalhado). Status de conservação: em perigo, endangered, EM.

CURIOSIDADES:

O tubarão-martelo-entalhado (Sphyrna lewini), diferentemente das outras espécies do Gênero Sphyrna, nada em cardumes. 

A cabeça do cação-martelo-da-aba-curta (Sphyrna tiburo), arredondada, se assemelha mais a uma pá do que a um martelo.

O cação-panã (Sphyrna mokarran) e o tubarão-martelo-liso (Sphyrna zygaena) são as espécies mais agressivas do Gênero Sphyrna.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Cação-panã (Sphyrna mokarran): espécie de tubarão-martelo encontrada no Brasil
Cação-panã (Sphyrna mokarran): espécie de tubarão-martelo encontrada no Brasil

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Tubarão-martelo (Gênero Sphyrna)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/tubarao-martelo-genero-sphyrna.htm. Acesso em 18 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola