PUBLICIDADE
A onça-pintada (Panthera onca) é uma espécie de felino de corpo robusto e musculoso encontrada em praticamente todos os biomas brasileiros, com exceção do Pampa. Esse mamífero carnívoro é considerado o maior felino das Américas e o maior animal carnívoro da América do Sul. Atualmente, tem sido ameaçado em virtude da caça e da destruição de seu habitat.
Tópicos deste artigo
- 1 - → Características da onça-pintada
- 2 - → Habitat da onça-pintada
- 3 - → Alimentação da onça-pintada
- 4 - →Reprodução da onça-pintada
- 5 - → Extinção da onça-pintada
- 6 - → Curiosidades sobre a onça-pintada
→ Características da onça-pintada
A onça-pintada, assim como leão, tigre, leopardo-das-neves e leopardo, é um animal do gênero Panthera. Esses animais apresentam uma marcante característica em comum: a capacidade de produzir um som bastante grave chamado esturro, que atua na comunicação. A onça-pintada destaca-se como o único representante do gênero Panthera no nosso continente.
É um animal de grande porte e, por isso, é considerado o maior felino das Américas e o maior carnívoro da América do Sul. Segundo o Instituto da Onça-Pintada, seu peso varia entre 35 kg e 130 kg, e seu comprimento pode variar de 1,7 metro a 2,4 metros.
A pelagem da onça-pintada é marcante e caracteriza-se pela presença de manchas em roseta.
Uma das características mais marcantes desse animal é sua pelagem. A pelagem da onça varia de amarelo-claro a castanho e destaca-se pela presença de várias manchas em formato de roseta. Essas manchas apresentam tamanhos variados e funcionam como se fossem a impressão digital do animal, o que significa que as manchas tornam cada onça única. Pesquisadores podem, por exemplo, fotografar esses animais em uma área e conseguir diferenciá-los por meio da análise de suas manchas.
Leia também: Tigre
Existem outros animais que apresentam manchas semelhantes àquelas presentes na onça-pintada. É o caso, por exemplo, do leopardo e da jaguatirica. O leopardo é um animal presente na Ásia e na África. Já a jaguatirica é encontrada no continente americano e apresenta um tamanho bem menor que a onça-pintada, possuindo um peso que varia entre 11 kg e 16kg.
A onça-pintada é um animal que apresenta, principalmente, hábitos crepusculares, porém é descrito, muitas vezes, como um animal de hábito noturno. Em alguns locais, no entanto, essa espécie é ativa tanto durante o dia quanto durante a noite, como é o caso das onças-pintadas encontradas na Mata Atlântica.
→ Habitat da onça-pintada
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a onça-pintada apresenta como área de distribuição do “norte do México ao noroeste da América do Sul (Colômbia e Equador), leste do Peru e Bolívia (leste dos Andes), por todo Paraguai e Brasil e norte da Argentina”. Vale salientar que essa espécie vem diminuindo suas populações nessas áreas em virtude, principalmente, da ação humana, que destrói o habitat desse animal e realiza a caça predatória.
As onças são encontradas em diferentes ambientes, que vão desde florestas até ambientes abertos.
Nos países em que são encontradas, as onças-pintadas ficam em ambientes de florestas e em ambientes abertos. No Brasil, podemos observá-las, por exemplo, na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.
Leia também: Mamíferos do Cerrado
→ Alimentação da onça-pintada
A onça-pintada é um animal carnívoro, ou seja, que se alimenta de outros animais. Geralmente, seus alimentos são animais silvestres, como veados, queixadas, catetos, tatus, veados e jacarés.
É importante salientar ainda que as onças-pintadas podem alimentar-se de animais domésticos, entretanto, esse tipo de alimentação não é comum, ocorrendo, geralmente, como consequência da perda de habitat. O maior problema de alimentar-se de animais domésticos está no fato de que a onça é vista, por isso, como um perigo, tornando-se, então, vítima da caça predatória.
A onça-pintada é um animal carnívoro que se alimenta, preferencialmente, de animais silvestres.
→Reprodução da onça-pintada
As onças-pintadas vivem, geralmente, de maneira solitária, interagindo com indivíduo de outro sexo apenas no período de reprodução. Geralmente, a fêmea atinge a maturidade sexual entre 2 anos e 3 anos de idade, e o macho entre 3 anos e 4 anos.
No período reprodutivo, os machos são atraídos pelo odor produzido pela fêmea e pela vocalização por elas produzida. Os machos e fêmeas interagem por alguns dias e copulam nesse período. Após a fecundação, inicia-se a gestação, que pode durar entre 90 dias e 110 dias.
Normalmente, uma onça dá à luz um ou dois filhotes, podendo nascer até quatro. A mãe cuida de seus filhotes até que eles atinjam cerca de dois anos, período utilizado para garantir que conseguirão sobreviver sozinhos no meio.
→ Extinção da onça-pintada
Na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), a onça-pintada está classificada, atualmente, como quase ameaçada. Essa classificação indica que, provavelmente, essa espécie, em um futuro próximo, estará em perigo. A classificação nessa categoria ocorre, principalmente, em virtude da destruição do habitat desse animal e da caça predatória, que tem reduzido de maneira significativa as populações de onças.
Leia também: Tráfico de animais
→ Curiosidades sobre a onça-pintada
Você sabia que a onça-preta e a onça-pintada são da mesma espécie?
A onça-pintada é uma espécie bastante emblemática do nosso país e encanta por seu tamanho e por suas cores marcantes. Vamos conhecer a seguir algumas características curiosas que tornam a onça-pintada ainda mais interessante:
-
É o maior felino das Américas.
-
É o maior carnívoro da América do Sul.
-
Não está presente no Pampa.
-
Está no topo da cadeia alimentar nas áreas em que é encontrada.
-
Alimenta-se de mais de 85 espécies diferentes.
-
A potência da mordida de uma onça-pintada é a maior quando comparada a de outros felinos.
-
Vive cerca de 15 anos.
-
Os filhotes de onça-pintada recém-nascidos pesam entre 700 gramas e 900 gramas.
-
Os filhotes nascem sem serem capazes de enxergar, abrindo seus olhos entre 7 dias e 13 dias após o nascimento.
-
Apesar de serem felinos, as onças não miam, mas emitem uma espécie de ronco, denominado esturro.
-
As manchas no corpo de uma onça-pintada são diferentes daquelas encontradas em leopardos. Enquanto nas onças-pintadas a mancha tem forma de roseta com um círculo envolvendo um ponto preto central, nos leopardos, a mancha tem forma de círculo.
- A onça-preta e a onça-pintada, na realidade, são da mesma espécie, entretanto, observa-se que a onça-preta possui mais melanina, o que confere uma cor mais escura a seu pelo.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos