Marsupiais

Biologia

PUBLICIDADE

Os marsupiais são animais vivíparos que pertencem à subclasse dos mamíferos metatherios, cujos embriões se desenvolvem no útero e nascem precocemente (sem estar completamente formado), terminando o desenvolvimento no interior de uma bolsa de pele (o marsúpio), uma extensão ventral da barriga da mãe.

Os marsupiais mais conhecidos são: os cangurus, os coalas e o demônio da tasmânia (Austrália), os gambás e as cuícas (América do Sul).

Esses mamíferos com placenta rudimentar, portanto com reduzido período gestacional (de 13 a 35 dias), inicialmente alojam os embriões no interior da cavidade uterina, até que se esgote o suprimento nutricional do saco vitelínico (anexo embrionário).

Após o nascimento, o pequeno ser, ainda imaturo, se agarra aos pelos da mãe em direção ao marsúpio, que contêm glândulas mamarias, fornecendo alimento (leite) aos filhotes que ali completam seu desenvolvimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Filhote praticamente formado no interior da bolsa marsupial materna
Filhote praticamente formado no interior da bolsa marsupial materna

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Marsupiais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/marsupiais.htm. Acesso em 27 de outubro de 2020.