UOL - O melhor conteúdo
cadastrar
Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Morcego (Ordem Chiroptera)

Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar
Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Adicionar aos favoritos

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Chiroptera

Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar. Tais animais, encontrados em diversos ambientes, em todo o mundo, possuem outras peculiaridades, como o hábito de permanecerem de cabeça para baixo, quando em repouso; e a capacidade de localizarem suas presas e locais específicos em virtude de um sistema denominado ecolocação, que funciona tal como um sonar.

São mais de 1150 espécies de morcegos encontradas em todo o mundo, distribuídas nos mais diversos ambientes. Geralmente vivem em troncos de árvores, cavernas e habitações abandonadas.

A maioria é de hábitos noturnos, e de dieta herbívora. Tal fato é um aspecto ecológico muito importante apresentado por estes animais, já que permite que, assim como borboletas, polinizem diversas flores e também dispersem sementes, após alimentarem-se de seus frutos. Assim, são grandes responsáveis pela manutenção de ambientes florestais. A dieta carnívora também possui um aspecto muito relevante: o fato de propiciar a predação de animais que podem provocar doenças, tal como o Aedes aegipty.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem também espécies hematófagas, ou seja, que se alimentam de sangue. São elas: o morcego-vampiro-comum (Desmodus rotundus), o morcego-vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi) e o morcego-vampiro-de-pernas-peludas (Diphylla ecaudata). Todos eles possuem duas características que os diferenciam dos demais morcegos: o focinho em forma de fechadura e a ausência de cauda.

No caso da raiva, esta doença pode ser transmitida por qualquer mamífero. Tratando-se de morcegos, os animais acometidos tendem a ser avistados durante o dia, caídos, com uma aparente dificuldade de voar. Em situações assim, o melhor é evitar o contato com o animal, e entrar em contato com o Centro de Zoonoses.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Morcego (Ordem Chiroptera)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/morcego.htm. Acesso em 08 de janeiro de 2025.

De estudante para estudante