Topo
pesquisar

Bovinos (Bos taurus)

Animais

Bos taurus
Bos taurus
PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Artiodactyla
Família Bovidae
Gênero Bos
Espécie
Bos taurus

Vacas são as fêmeas da espécie Bos taurus. Já os machos podem ser chamados de touro ou de boi. Neste último caso, estamos falando de um indivíduo castrado. São duas as suas subespécies: Bos taurus taurus, o gado europeu, ou gado taurino, bastante produtivo; e o Bos taurus indicus, gado asiático ou gado zebuíno, bem-adaptado a ambientes tropicais.

Tais animais são ruminantes, dotados de um par de chifres ocos e permanentes. Foram domesticados por nossa espécie há aproximadamente 5000 anos, visando seu leite e utilização como meio de transporte de carga, aproveitando-se também de sua carne e couro, ao morrerem.

Na atualidade, a situação é diferente: gados são amplamente utilizados para a alimentação e retirada de couro; aproveitamento dos ossos para a fabricação de farinha, sabão e rações; confecção de pincéis com o uso de seus pelos; utilização do estrume; além dos outros fins já citados. Seu comércio movimenta uma enorme quantia de capital: o Brasil, inclusive, detém o segundo maior rebanho desses animais, em todo o mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de tais informações serem animadoras, e da ampla utilização de produtos e derivados de origem bovina, existe o outro lado da questão: os impactos socioambientais que tais rebanhos podem provocar. Sabe-se que, por exemplo, grande parte de cerrado nativo e da floresta amazônica cederam lugar a essa cultura, nos últimos anos; muitos casos de incêndios em áreas florestais são consequências de queimadas destinadas à formação de pastagens; e que a forte concentração das áreas rurais contribuem para que ocorram diversos e sérios conflitos sociais – e exploração de mão de obra. Além disso, a pecuária é responsável por um alto consumo de água, combustíveis fósseis, fármacos e grãos (cerca de 465 milhões de toneladas de grãos ao ano, utilizadas na alimentação do gado); e o gás metano, liberado juntamente com os flatos desses animais, é um dos principais causadores do efeito estufa, correspondendo a aproximadamente 30% de suas emissões.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Bovinos (Bos taurus)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/boi.htm. Acesso em 20 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola