Topo
pesquisar

Cobras-cegas e cecílias (Ordem Gymnophiona)

Animais

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Gymnophiona

A Classe Amphibia está dividida em três Ordens: a Anura, cujos representantes são os sapos, rãs e pererecas; Ordem Caudata, com as salamandras e tritões; e a Gymnophiona, representada pelas cobras-cegas e cecílias. São encontrados geralmente enterrados, em solos úmidos ou na água, se alimentando de animais subterrâneos e outros pequenos seres vivos.

Estes animais, típicos de regiões tropicais, possuem corpo cilíndrico, alongado e com anéis, e se apresentam sem patas nem caudas. Quanto à cabeça, possuem crânio sólido. Os olhos, na maioria das vezes, são atrofiados, fazendo jus ao seu nome vulgar. Entretanto, estes animais possuem tentáculos sensoriais, que auxiliam neste sentido. Além destas duas aberturas, há também as narinas.

Machos possuem órgão copulador, o falodeu, que propiciam a fecundação interna. Há indivíduos ovíparos e vivíparos. No caso destes primeiros, as fêmeas desenvolvem cuidado parental, ou seja: cuidam de seus filhotes até que obtenham condições de sobreviverem sozinhos. Em certas espécies, como a Siphonops annulatus, encontrada amplamente em nosso país, os recém-nascidos se apresentam despigmentados e bastante frágeis; e a mãe apresenta características curiosas: não se alimenta durante este período e, ainda, sua coloração passa a ser mais opaca. Recentemente, pesquisadores descobriram que esta mudança na pele das cecílias-fêmeas ocorre porque os filhotes se alimentam de sua epiderme, auxiliados por dentes especiais. Para a alimentação, ainda, sugam uma secreção viscosa que a mãe libera pela abertura cloacal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto aos vivíparos, algumas larvas podem permanecer por até um ano no oviduto das fêmeas, se alimentando, depois dos três meses de vida, de uma secreção nutritiva produzida pela parede do útero, utilizando-se de seus dentes.

Gimnofionos são muitas vezes confundidos com as cobras-de-duas-cabeças. Estas, pertencentes à família dos anfisbenídeos, são répteis, dotados de escamas. Além disso, a cloaca destes animais é transversal em relação ao plano do tronco. Já as cobras-cegas não possuem escamas, a cloaca é longitudinal e, em seu corpo, há anéis queratinizados em seu comprimento.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Cobra-cega
Cobra-cega

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Cobras-cegas e cecílias (Ordem Gymnophiona)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/cobrascegas-ceciliasordem-gymnophiona.htm. Acesso em 16 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola