Topo
pesquisar

Leão (Panthera leo)

Animais

PUBLICIDADE

Reino:Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Panthera
Espécie
Panthera leo

Os leões, assim como os tigres, leopardos, leopardos-das-neves e onças, pertencem ao Gênero Panthera. Tais animais têm em comum a calcificação da estrutura óssea que apoia a língua, denominada hioide. Graças a tal fato, todos eles são capazes de rugir. Os leões possuem pelo menos nove tipos diferentes de vocalizações, auxiliando na comunicação entre indivíduos da espécie.

Leões são encontrados, naturalmente, na África e Ásia, savanas e regiões semidesérticas. No entanto, muitos zoológicos, santuários, propriedades particulares e circos possuem alguns representantes, espalhados por todo o mundo; nem sempre criados em boas condições.

A juba, característica, é encontrada somente nos machos, sendo mais atrativa para as fêmeas quanto mais escura e volumosa se apresentar. Estas têm aproximadamente 2,5 metros de comprimento e 150 quilos; e aqueles, 3 metros, e 200 quilos. Ambos apresentam pelagem curta, de cor que varia entre o ocre e marrom, e ventre esbranquiçado. Outras características são: pescoço curto, focinhos com pequenos pelos brancos, patas com garras retráteis, e dentes fortes, alguns com três pontas (dentes trífidos).

Graças a estas duas últimas estruturas citadas, no parágrafo anterior, o leão é capaz de predar animais, como zebras, veados, gnus, impalas, antílopes, búfalos e girafas; podendo ingerir até vinte quilos de carne em um único dia. Caçam ao entardecer e à noite; e também se alimentam de animais previamente mortos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tais animais vivem em grupos que apresentam várias fêmeas e um macho dominante. Filhotes machos, após crescerem, saem ou são expulsos dali. A caça é responsabilidade das fêmeas, enquanto os machos protegem seus territórios, embora sejam os primeiros a se alimentarem. Elas se aproximam das presas em potencial vagarosamente e, às vezes, as cercam. Depois, acertam o pescoço, com os dentes.

Os leões atingem a maturidade sexual aos quatro anos de idade, aproximadamente. Anualmente, costumam gerar um ou mais filhotes, em uma única gestação. Eles nascem em aproximadamente três meses e meio, e serão amamentados por mais seis. A expectativa de vida fica em torno de vinte anos.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), as populações de leões se apresentam vulneráveis. Seu declínio está relacionado à caça esportiva e à perda de habitats.

Curiosidades:

- Machos frequentemente lutam pela liderança de grupos. Em casos em que o residente perde a disputa, o novo macho dominante tende a eliminar todos os filhotes ali presentes.
- Um único leão, na época reprodutiva, é capaz de ter 140 coitos por dia.
- Ao correr, leões podem atingir os 60 km/h.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Somente os machos de leões possuem juba
Somente os machos de leões possuem juba

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Leão (Panthera leo)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/leao.htm. Acesso em 14 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola