Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Animais vertebrados

Vertebrados são animais que fazem parte do filo Chordata e se destacam pela presença de coluna vertebral. Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são vertebrados.

Exemplo de réptil, animal vertebrado.
Os répteis são vertebrados bastante adaptados à vida no ambiente terrestre.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Vertebrados são um grupo de animais que, entre outras características, destacam-se por possuírem coluna vertebral e crânio, tais como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Os vertebrados fazem parte do filo Chordata, um grupo de animais que apresenta como características marcantes a presença de uma notocorda, um cordão nervoso dorsal oco, fendas faringianas e uma cauda muscular pós-anal.

 Leia mais: Animais em extinção no Brasil e no mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre vertebrados

  • São animais que possuem coluna vertebral e crânio.

  • Estão inseridos no filo Chordata.

  • Nem todo representante do filo Chordata é vertebrado.

  • Peixes-bruxas e lampreias são vertebrados sem mandíbulas.

  • Gnatostomados são vertebrados com mandíbulas; peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos estão incluídos nesse grupo.

Animais vertebrados

Vertebrados são um grupo de animais que fazem parte do filo Chordata e que apresentam coluna vertebral e crânio, duas estruturas responsáveis pela proteção do sistema nervoso. Vale destacar, no entanto, que nesse filo estão incluídos não apenas os vertebrados, como também dois grupos de animais invertebrados, Urochordata e Cephalochordata, os quais não serão abordados neste texto.

Sapo, um animal vertebrado.
Anfíbios são vertebrados que apresentam grande dependência do ambiente aquático.

Os cordados são organismos que compartilham algumas características básicas, as quais surgem em, pelo menos, uma fase de suas vidas. As características essenciais de um cordado são:

  • Notocorda: trata-se de uma haste longitudinal flexível localizada entre o tubo digestório e o cordão nervoso. Na maioria dos vertebrados, surge, em volta da notocorda, um esqueleto articulado, e o adulto possui apenas alguns vestígios da notocorda embrionária.

  • Cordão nervoso dorsal oco: é responsável por formar o sistema nervoso central dos cordados.

  • Fendas faringianas: nos embriões dos animais do filo Chodata, observa-se a presença de arcos separados por sulcos na superfície externa da faringe (sulcos faringianos). Esses sulcos se desenvolvem, em algumas espécies, nas fendas faringianas, estruturas que permitem que a água que entra na boca saia do corpo do animal sem passar pelo sistema digestório. Em alguns vertebrados, as fendas e sulcos formam as brânquias. Em outras espécies, os arcos faringianos que circundam os sulcos formam estruturas localizadas na região da cabeça e do pescoço.

  • Cauda muscular pós-anal: como o nome sugere, é uma cauda que se estende após o ânus. Em algumas espécies, ela se apresenta bastante reduzida durante o desenvolvimento embrionário. Em algumas espécies aquáticas, essa cauda possui papel na propulsão no ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando falamos em vertebrados, devemos considerar três grupos de cordados: Myxiniformes, Petromyzontiformes e Gnathostomata. Myxiniformes é uma ordem que inclui animais conhecidos como feiticeiras ou peixes-bruxa. No grupo dos Petromyzontiformes, estão inclusos os animais conhecidos como lampreias. Myxiniformes e Petromyzontiformes constituem um grupo de vertebrados que não possuem mandíbulas e possuem vértebras rudimentares, sendo, juntos, originalmente agrupados em Agnata, que significa “sem mandíbulas”.

Mão segurando peixe-bruxa, um exemplo de animal vertebrado.
Os peixes-bruxa possuem vértebras rudimentares, assim como as lampreias.

Vale salientar que, anteriormente, acreditava-se que os peixes-bruxa não possuíam vértebras, sendo classificados como cordados invertebrados estreitamente relacionados com os vertebrados. Atualmente, no entanto, pesquisas provaram que, assim como as lampreias, os peixes-bruxa possuem vértebras rudimentares. Além disso, estudos filogenéticos sustentam a hipótese de que os animais desse grupo são vertebrados.

Gnathostomata constitui o principal grupo dos cordatos e destaca-se por agrupar representantes vertebrados que possuem mandíbula. Nesse grupo estão incluídos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

  • Videoaula sobre os cordatos


Animais vertebrados e invertebrados

Ursa com seus filhotes na natureza, exemplos de animais vertebrados.
Mamíferos são animais vertebrados que apresentam corpo com pelos.

Animais vertebrados apresentam coluna vertebral e crânio, estruturas que ajudam na proteção do sistema nervoso, consideravelmente mais complexo do que o de outros animais. Animais invertebrados, por sua vez, não possuem coluna vertebral e crânio.

Os animais vertebrados e invertebrados apresentam em comum o fato de que possuem nutrição heterotrófica, são pluricelulares e suas células são do tipo eucariótica. Como exemplos de animais invertebrados, podemos citar as esponjas, as águas-vivas, as minhocas, os insetos, as tênias, as estrelas-do-mar e os polvos.

Leia mais: Onívoros — animais que se alimentam tanto de plantas ou algas como de outros animais

Grupos de animais vertebrados

Como visto, os vertebrados incluem os animais cordados que possuem coluna vertebral e crânio. Isso inclui os peixe-bruxa, as lampreias e os vertebrados com mandíbulas, como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Vamos conhecer, a seguir, algumas características marcantes desses grupos:

  • Peixes-bruxas: são animais vertebrados que não possuem mandíbula, apresentam crânio formado por cartilagem e vértebras reduzidas. Esses animais vivem em ambiente marinho e, em sua maioria, são necrófagos. A boca apresenta estruturas de queratina que se assemelham a dentes.

Lampreia de boca aberta, um exemplo de animal vertebrado.
A maioria das espécies de lampreia é parasita e utiliza sua boca e língua para penetrar na pele do hospedeiro.
  • Lampreias: são vertebrados sem mandíbula que vivem em água doce e ambiente marinho. A maioria das espécies é parasita e se alimenta de seu hospedeiro, fixando-se sobre o seu corpo utilizando sua boca redonda e áspera.

Peixe-leão, um exemplo de animal vertebrado.
Os peixes são animais adaptados à natação.
  • Peixes: são animais ectotérmicos que vivem em ambiente aquático, sendo encontrados tanto em ambiente marinho quanto em água doce. Possuem corpo com formato hidrodinâmico, grande quantidade de muco em sua pele e nadadeiras que auxiliam na natação. Os peixes apresentam respiração branquial.

    Podemos dividi-los em dois grupos: condrictes e osteíctes. Os condrictes possuem o esqueleto formado basicamente por cartilagem. Nesse grupo, encontram-se tubarões e raias. Os osteíctes, por sua vez, possuem o esqueleto ósseo. Como exemplos de peixes ósseos, temos a carpa e o bagre.

  • Anfíbios: são vertebrados ectotérmicos que possuem alguns representantes com uma “vida dupla”, passando parte de seu ciclo de vida na água e outra parte no ambiente terrestre. Muitas espécies possuem respiração cutânea, uma característica que faz com que esses organismos necessitem viver em ambientes úmidos a fim de manter a pele com características adequadas para as trocas gasosas.

    Os anfíbios podem ser classificados em três grupos: Anura, Urodela e Apoda. Como exemplos de anuros, podemos considerar as rãs, os sapos e as pererecas. Como exemplos de urodelos, temos as salamandras e tritões. Por fim, como exemplo de ápodes, há as cecílias.

  • Répteis: são vertebrados ectotérmicos que estão bem-adaptados a viver no ambiente terrestre. Possuem epiderme grossa com escamas e/ou osteodermas (depósitos ósseos), característica que protege o corpo do animal da dessecação e abrasão. Alguns representantes botam ovos com casca, o que é fundamental para a proteção do embrião.

    Os répteis podem ser classificados em quatro grupos: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).

Beija-flor, um exemplo de animal vertebrado.
As aves apresentam penas, asas e esqueleto adaptado ao voo.
  • Aves: são animais vertebrados endotérmicos que se destacam pela presença de penas. As aves possuem algumas características que permitem sua adaptação ao voo, como a presença das penas e asas, dos ossos pneumáticos, a ausência de bexiga urinária, e músculos peitorais desenvolvidos. Apesar de serem bastante conhecidas pela capacidade de voo, nem todas as aves voam.

  • Mamíferos: são vertebrados endodérmicos que se destacam por apresentar glândulas mamárias e corpo com pelos. Os pelos são importantes para a manutenção da temperatura corporal. As glândulas mamárias, por sua vez, são importantes na produção de leite, uma substância nutritiva usada na alimentação dos filhotes. Os mamíferos podem ser divididos em três grupos: monotremados (ornitorrincos e equidnas), marsupiais (cangurus e gambás) e placentários (cachorros, gatos, coelhos e seres humanos).

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Animais vertebrados"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/definicao-um-vertebrado.htm. Acesso em 16 de julho de 2024.

Lista de exercícios


Exercício 1

Os animais vertebrados pertencem a qual filo do reino Animalia?

a) Chordata.

b) Platyhelminthes.

c) Nematoda.

d) Mollusca.

e) Echinodermata.

Exercício 2

Vertebrados são cordados e, portanto, possuem:

a) Pelos, glândulas mamárias, glândulas sudoríparas e sistema nervoso central.

b) Asas, ovo com casca, epiderme grossa e respiração pulmonar.

c) Esqueleto cartilaginoso, respiração pulmonar, notocorda e sistema nervoso central.

d) Notocorda, cordão nervoso dorsal oco, fendas faringianas e cauda muscular pós-anal.

e) Cordão nervoso dorsal oco, brânquias, pulmões e patas.

Artigos Animais vertebrados


Abutre

Compreenda quais são as características de um abutre, seus hábitos alimentares e sua forma de reprodução.
Animais

Albatroz

Clique aqui e saiba mais sobre o albatroz. Neste texto, conheceremos os aspectos gerais desse animal, sua reprodução e as principais ameaças à sua espécie.
Animais

Alce

Clique aqui e conheça mais sobre o alce, um mamífero da família Cervidae. Neste texto conheceremos suas características, alimentação e reprodução.
Animais

Araponga (Gênero Procnias)

Aves cujo macho emite um som característico, bastante imponente.
Animais

Arara

Clique aqui e conheça mais sobre a arara. Neste texto abordaremos as características gerais desse animal e conheceremos algumas de suas espécies.
Animais

Arara-azul

Clique aqui e descubra mais sobre a arara-azul, uma espécie de arara encontrada no nosso país e que atualmente está classificada como vulnerável.
Animais

Ararinha azul (Cyanopsitta spixii)

Ave endêmica da caatinha, vista pela última vez, na natureza, em 2002.
Animais

Ariranha

Vamos conhecer mais sobre a ariranha? Clique aqui e aprenda mais sobre esse mamífero, uma espécie endêmica da América do Sul.
Animais

Avestruz

Conheça mais sobre a avestruz clicando aqui! Neste texto abordaremos as principais características desse animal, sua alimentação e reprodução.
Animais

Baleia jubarte (Megaptera novaeangliae)

Conheça um grande mamífero cujo declínio foi freado graças a ações conservacionistas.
Animais

Baleia-azul

Baleia-azul: confira as características, alimentação e reprodução do maior animal do mundo, o qual, infelizmente, quase entrou em extinção.
Animais

Baleias

Conheça mais sobre as baleias, mamíferos aquáticos incluídos na ordem dos cetáceos que se destacam por possuir grande porte.
Animais

Bicho-Preguiça (Ordem Pilosa)

Animais que, por terem metabolismo lento, apresentando-se pouco ágeis, receberam o nome de preguiça.
Animais

Bovinos (Bos taurus)

Você sabe a diferença entre boi, touro e vaca? Descubra esta e outras informações sobre esses animais!
Animais

Cabra (Gênero Capra)

Um dos primeiros animais a serem domesticados pela nossa espécie.
Animais

Camaleão (Família Chamaeleonidae)

Lagartos cujos olhos são capazes de se mover independentemente, permitindo um ângulo de visão de 360 graus!
Animais

Camelo

Clique aqui e conheça mais sobre o camelo, um animal encontrado na Ásia. Neste texto abordaremos as principais características desse mamífero.
Animais

Canguru (Gênero Macropus)

Animail típico da Austrália, Nova Guiné e algumas ilhas próximas.
Animais

Cão (Cachorro)

Cão, quando o cão foi domesticado, as características do cão, a reprodução do cão, a alimentação do cão
Animais

Capivara

Neste texto conheceremos um pouco mais a respeito da capivara, como suas características, seu hábito alimentar, sua reprodução e seu habitat.
Animais

Cavalo

Saiba mais sobre o cavalo, um mamífero herbívoro que foi domesticado e atualmente apresenta grande importância econômica para os seres humanos.
Animais

Cavalo-marinho

Que tal conhecer mais sobre o cavalo-marinho? Veja importantes características desse animal, com destaque para aquelas mais marcantes, como o fato de a gestação dos filhotes ser feita pelo macho....
Animais

Coala

Neste texto, conheceremos um pouco mais a respeito do coala, suas principais características, comportamento, dieta e reprodução.
Animais

Cobras-cegas e cecílias (Ordem Gymnophiona)

Conheça as características das cobras-cegas: anfíbios sem patas nem cauda.
Animais

Cobras-de-duas-cabeças (Família Amphisbaenidae)

Saiba mais sobre as anfisbenas, e as diferenças entre elas e as cobras-cegas.
Animais

Coelho

O coelho é um mamífero herbívoro comumente criado como animal de estimação. Clique aqui para conhecer suas características e as diferentes espécies existentes.
Animais

Coiote

Quer saber mais sobre o coiote? Clique aqui e descubra onde vive o coiote e do que esse canídeo se alimenta. Veja a diferença entre coiote, lobo e raposa.
Animais

Coração dos vertebrados

Você conhece as diferenças existentes entre os corações dos vertebrados? Clique aqui e saiba mais sobre esse importante órgão do sistema cardiovascular!
Animais

Coruja buraqueira (Speotyto cunicularia)

A espécie de coruja mais conhecida em nosso país.
Animais

Dragão-de-komodo

Você já ouviu falar a respeito do dragão-de-komodo? Clique aqui e conheça algumas curiosidades a respeito desse incrível réptil.
Animais

Elefantes

Você sabia que os elefantes podem consumir mais de 100 kg de alimento todos os dias? Clique aqui e conheça mais sobre esses animais.
Animais

Ema (Rhea americana)

Informações sobre a maior ave do Brasil.
Animais

Foca

Você sabe quais são as principais características das focas? Clique aqui e amplie seus conhecimentos a respeito desses incríveis mamíferos marinhos.
Animais

Gaivota

Você conhece a gaivota? Saiba quais são as principais características desse animal e os problemas que decorrem do aumento exagerado de sua população.
Animais

Gambá

Clique aqui e aprenda mais sobre o gambá, suas características, alimentação, reprodução. Conheça duas espécies que ocorrem no Brasil.
Animais

Gato doméstico (Felis catus)

Animais domesticados há aproximadamente 10.000 anos.
Animais

Gavião-real (Harpia harpyja)

A maior ave de rapina do mundo.
Animais

Girafa

Você sabe tudo sobre girafas? Clique aqui, aprenda um pouco mais sobre esse incrível animal e confira também algumas curiosidades!
Animais

Golfinhos

Saiba mais sobre os golfinhos clicando aqui. Conheça as características básicas desses animais e também algumas espécies.
Animais

Gorila

Quer aprender mais sobre o gorila? Clique aqui e conheça suas principais características, sua alimentação e suas espécies.
Animais

Hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis)

Conheça uma espécie de hipopótamo raramente encontrada em zoológicos.
Animais

Hipopótamos

Quer saber mais sobre os hipopótamos? Clique aqui, conheça suas espécies e descubra como é sua alimentação, além de sua forma de reprodução.
Animais

Iguana

Iguana é um lagarto pertencente à família Iguanidae. Neste texto, conheceremos mais sobre esses animais e sobre a espécie Iguana iguana.
Animais

Jacaré (Família Alligatoridae)

Aligátores, jacarés e caimões pertencem à Família Alligatoridae. Que tal conhecer seus oito representantes?
Animais

Jaguatirica

Você sabe qual animal é a jaguatirica? Clique aqui, conheça algumas de suas características e saiba sobre sua alimentação, seu habitat e sua reprodução.
Animais

Javali (Sus scrofa)

Uma das espécies com maior potencialidade de causar danos ao meio ambiente, em casos de superpopulação.
Animais

Jiboia

Conheça mais sobre a jiboia! Essa serpente destaca-se pelo seu grande tamanho e pela forma como mata suas presas. Saiba também sobre seu habitat e comportamento.
Animais

Jumentos e mulas (Gênero Equus)

Saiba as diferenças entre jumento, burro, mula e bardoto e descubra o que são muares.
Animais

Lampreia

Você sabe o que é uma lampreia? Clique aqui e aumente seus conhecimentos a respeito das principais características desse curioso vertebrado.
Animais

Leão

Aprenda mais sobre o leão aqui! Conheça as características gerais dos leões, sua taxonomia, alimentação, habitat e reprodução.
Animais

Leão-marinho

Clique aqui e aprenda sobre o leão-marinho. Neste texto, abordaremos as principais características desse animal e saberemos como ele se diferencia da foca.
Animais

Leopardo

Clique aqui e conheça mais sobre os leopardos. Neste texto abordaremos as características físicas desse animal, bem como seu comportamento e classificação.
Animais

Lhama

Você sabe o que é uma lhama? Clique aqui e descubra mais sobre esse incrível animal, como suas características, alimentação e forma de reprodução.
Animais

Lobo

Conheça mais sobre o lobo clicando aqui. Neste texto, conheceremos o habitat desse animal, seu tipo de alimentação, comportamento e reprodução.
Animais

Lobo-guará

Que tal conhecer mais a respeito do lobo-guará? Neste texto apresentaremos algumas das principais características desse animal símbolo do Cerrado.
Animais

Lontra

Clique aqui e conheça mais sobre a lontra. Neste texto falaremos mais sobre as características desse mamífero encontrado em várias partes do Brasil.
Animais

Macaco

Que tal aprender mais sobre o macaco? Clique aqui, entenda a que animais esse termo se refere, e conheça algumas espécies de macacos.
Animais

Morcego (Ordem Chiroptera)

Informações sobre os únicos mamíferos capazes de voar.
Animais

Onça-pintada

Que tal conhecer melhor a onça-pintada, uma espécie que se destaca nas Américas pelo seu tamanho? Neste texto, falaremos a respeito de algumas importantes características desse animal, sua...
Animais

Panda-vermelho

Você conhece o panda-vermelho? Neste texto você vai saber onde vive esse animal, do que ele se alimenta e por que a espécie está em perigo de extinção.
Animais

Pangolim

Já ouviu falar no pangolim? Clique aqui e conheça mais sobre esse interessante mamífero, que atualmente é considerado o animal mais traficado do mundo. Neste texto falaremos a respeito das...
Animais

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)

Um dos papagaios mais falantes do mundo!
Animais

Peixe-boi

Aprenda mais sobre o peixe-boi, um mamífero aquático que apresenta uma dieta preferencialmente herbívora.
Animais

Peixe-leão

Conheça mais sobre o peixe-leão, um peixe que tem causado preocupação entre os ambientalistas e que pode ser perigoso para os seres humanos.
Animais

Pinguins

Aprenda um pouco mais sobre os pinguins clicando aqui! Neste texto abordaremos as características gerais dessas aves e conheceremos algumas de suas espécies.
Animais

Píton

Quer saber mais a respeito da píton? Clique aqui e descubra algumas características desse grupo de serpentes que ocorrem na Ásia e na África.
Animais

Porco (Sus scrofa domesticus)

Surpreenda-se com algumas características dos porcos, desconhecidas por muita gente.
Animais

Porco-espinho

Clique aqui e conheça mais sobre os porcos-espinhos. Neste texto conheceremos mais sobre esses animais, sua alimentação e as ameças às suas espécies.
Animais

Raposa (Família Canidae)

Conheça esses animais e descubra quais são as três espécies que ocorrem no país.
Animais

Rato (Família Muridae)

Conheça as características desses animais e saiba quais são as três espécies que mais se relacionam conosco.
Animais

Renas

Que tal conhecer um pouco mais a respeito das renas? Apesar do que muitos pensam, as renas não são animais existentes apenas nas histórias do Papai Noel. Confira aqui algumas importantes...
Animais

Rinocerontes

Que tal conhecer mais sobre os rinocerontes? Clique aqui, descubra as principais características desses animais, e conheça um pouco sobre suas cinco espécies existentes.
Animais

Salamandras e tritões (Ordem Caudata)

Indivíduos da Classe Amphibia dotados de cauda e dois pares de patas.
Animais

Sapo-cururu (Família Bufonidae)

Não, ele não esguicha leite venenoso nos olhos!
Animais

Sucuri

Quer saber mais sobre a sucuri? Clique aqui, descubra as principais características de suas espécies e saiba qual é o seu habitat e a sua forma de alimentação.
Animais

Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)

Conheça o maior tamanduá do mundo.
Animais

Tartaruga-de-pente

Você gosta de tartarugas marinhas? Saiba mais sobre a tartaruga-de-pente, uma espécie que vive em águas tropicais.
Animais

Tartarugas Marinhas

Conheça um pouco mais sobre as tartarugas marinhas, animais extraordinários que estão criticamente ameaçados de extinção.
Animais

Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus)

Tatu encontrado em todos os biomas brasileiros.
Animais

Tigre

Clique aqui e descubra as principais características do tigre. Conheça também suas subespécies, seu comportamento e sua alimentação.
Animais

Tubarão

Clique aqui e conheça algumas características e curiosidades sobre o tubarão, um peixe do grupo dos condrictes bastante temido pelos humanos.
Animais

Tubarão-martelo (Gênero Sphyrna)

Tubarão-martelo é o nome dado a indivíduos pertencentes ao Gênero Sphyrna. Em nosso país, ocorrem sete espécies de tubarão-martelo, algumas em risco de extinção.
Animais

Tucano

Tucano é o nome popular dado a certas aves da família Ramphastidae que possuem bico característico. Clique aqui e conheça as principais particularidades dessas aves.
Animais

Urso panda

Você sabe tudo sobre o urso panda? Clique aqui e conheça algumas das principais características desse animal. Descubra também algumas curiosidades sobre ele.
Animais

Urso pardo (Ursus arctos)

Uma das maiores espécies de urso do mundo.
Animais

Urso-polar

Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do urso-polar, um animal encontrado no Círculo Polar Ártico. Neste texto falaremos a respeito de suas principais características, do que esse animal...
Animais

Veado (Família Cervidae)

Conheça as características e espécies de veados do Brasil.
Animais

Zebras

As zebras são animais encontrados na África e que possuem o corpo com listras brancas e pretas. Clique aqui e descubra muito mais sobre esses lindos animais.
Animais