Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é homeostasia?

O que é Biologia?

Saber o que é homeostasia é importante para compreender como o organismo responde às diversas modificações no meio externo sem que o meio interno altere-se.
PUBLICIDADE

A homeostasia indica a propriedade do organismo de permanecer em equilíbrio mesmo quando ocorrem mudanças radicais no meio externo. O termo, que é uma junção dos radicais gregos homeo (o mesmo) e stasis (ficar), foi criado por Walter Canon, em 1929, e foi inspirado na ideia de meio interno fixo proposta por Claude Bernard.

O que é meio interno?

A expressão “meio interno” foi criada por Claude Bernard (1813-1878) depois que esse pesquisador percebeu que um ser vivo tende a manter seu funcionamento normal mesmo quando o meio externo sofre grande mudança. Isso mostra que, apesar de os organismos interagirem com o ambiente que os cerca, nem sempre o ambiente afeta seu meio interno, o qual é constituído, basicamente, pelos fluidos que circulam no corpo. O organismo seria, portanto, relativamente independente do meio.

Como garantimos a homeostase do corpo?

A homeostase é garantida por processos fisiológicos que ocorrem de maneira coordenada no corpo. Entre os principais mecanismos de controle homeostático, podemos citar aqueles que controlam a temperatura corporal, pH, volume dos líquidos corporais, pressão arterial, batimentos cardíacos, concentrações dos elementos do sangue etc.

O mecanismo de controle homeostático geralmente ocorre por meio de um feedback negativo. Quando isso acontece, o corpo tende a reverter a direção da mudança que está ocorrendo no corpo. Quando a taxa de glicose cai, por exemplo, há liberação de glucagon, que estimula, por sua vezm a liberação de glicose no fígado, o que faz a taxa aumentar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podemos concluir que tecidos, órgãos e sistemas do organismo estão constantemente trabalhando para garantir um estado de equilíbrio. Infelizmente, algumas vezes, o meio interno perde sua homeostase, o que desencadeia respostas de compensação. Quando a compensação falha, surgem doenças; quando o sucesso é conseguido, o organismo permanece saudável.

Importância da homeostasia

Manter o meio interno em equilíbrio é essencial para o funcionamento adequado dos sistemas que compõem o corpo humano. As enzimas, por exemplo, são substâncias que atuam como catalisadores biológicos, acelerando a velocidade de várias reações. Para desempenhar seu papel, as enzimas precisam encontrar um ambiente adequado e propício, com temperatura e pH dentro de uma faixa de normalidade, por exemplo. Assim sendo, um corpo em equilíbrio é um corpo saudável.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Para que o organismo funcione adequadamente, ele deve estar em homeostase
Para que o organismo funcione adequadamente, ele deve estar em homeostase

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é homeostasia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-homeostasia.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola